sexta-feira, 26 de junho de 2015

O PERIGO DE UMA ADORAÇÃO FALSA (10)




“Tem, porventura o Senhor, tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça a Palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender é melhor do que a gordura de carneiros”  (1 Samuel 15:22).
O VERDADEIRO CULTO A DEUS.
        Caro leitor, o verdadeiro culto a Deus parte de um coração obediente, porquanto o Senhor exige de Seus filhos, plena e total obediência. É isso o que realmente significa adoração; é isso o que significa culto aceitável ao Senhor. Caso contrário, estaremos sendo levados pelas correntes de engano deste mundo perigoso, tão dominado pelas forças da mentira derivada do pai da mentira. O que é obediência, senão fruto de humildade e dependência de Deus? Foi exatamente essa atitude humilde e desprovida de qualquer arrogância que faltou em Saul, revelando nele um coração perverso e marcando seu triste destino, além da perda do reino.
        Afirmo também, conforme o que o texto acima nos mostra que a falsa adoração é mostrada nas obras, assim como também a verdadeira adoração. No caso de Saul, Samuel não precisava caminhar fundo na investigação, pois o que ele trouxe consigo era suficiente para mostrar o quanto seu perverso coração estava distanciado miseravelmente do Senhor, Deus de Israel: “...que balido de ovelhas...”. Os animais denunciavam o erro terrível de Saul. Para Samuel foi muito fácil, porque cercando Saul estavam aqueles comprovantes vivos do que Ele havia feito, o que havia trazido, o que para Deus não passava de abominação. Suas palavras, suas justificativas eram encobertas pelos balidos das ovelhas e pelo mugir do gado. Aquilo que parecia ser prova de seu sucesso, simplesmente cercava o rei lhe condenava de forma implacável.
        Meu caro leitor, os homens precisam saber que não há como enganar Deus; que não há como esconder-se Dele mostrando que está lhe adorando, cantando louvores, mostrando fortes sentimentos de amor por Ele, porque as suas obras sempre lhe acompanham. Se nossas atividades provam o quanto estamos longe de Deus, o quanto somos ímpios, mundanos, amantes dos prazeres e servidores das nossas paixões, eis que tais obras formam um contínuo exército ao nosso derredor, estando sempre denunciando quem somos nós. Judas não podia se esconder, pois todos podiam ver o quanto era ele um amante do dinheiro. Nicodemos logo se viu cercado de dúvidas cruéis, logo percebeu o quanto sua religião em nada lhe ajudou, porque nada tinha de vida eterna. Saulo passou a maior parte de sua vida conhecendo a lei, tentando praticá-la conforme os padrões da religião dos fariseus. Mas não demoraria a ele revelar-se o que era, um feroz perseguidor e assassino, devido ao seu intenso ódio contra o Senhor e contra Seu povo.
        Meu caro amigo, o que seus atos provam em sua vida? Eu sei o quanto estamos cercados pelo espírito de engano e de afastamento da verdade em nossos dias. Eu sei que muitos estão sendo levados pelo sentimento de uma suposta adoração a Deus. Tudo hoje no meio evangélico redundou-se em adoração, louvor a Deus. Mas é verdade isso em sua vida? Um dia você foi chamado ao arrependimento; um dia ouviu de seus pecados, de sua miséria, de sua condenação merecida? Um dia percebeu que estava cego e que não havia esperança em você mesmo, até que ouviu do Salvador bendito, Nele creu e foi salvo?
        Se houve essa história de salvação em seu viver, então é certo que você realmente conhece o significado de adoração a Deus. Ninguém precisa ver tal adoração, o mundo não precisa presenciar essa atitude, porque é algo de um coração remido, que ama o Senhor. Normalmente os verdadeiros adoradores são pessoas esquecidas, perseguidas sofredoras por causa do Nome do Senhor. Mas o Senhor conhece os que são Seus e sabe perfeitamente a verdade que está marcada em seu coração.
       

Nenhum comentário: