sexta-feira, 5 de junho de 2015

O ALTÍSSIMO PREÇO PAGO (18)




“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, a qual por tradição recebestes dos vossos pais. Mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha” I Pedro 1:18,19).
A APRESENTAÇÃO (verso 19)
        Amado leitor, que saibamos que a redenção de nossas almas custou um altíssimo preço, pois o Senhor Deus enviou Seu próprio para ser entregue para nos resgatar. Que essa seja a verdade que dominará nosso ser, ocupará nosso coração e nos manterá humildes e cheios de temor. Não há vida cristã sem o santo pensamento da cruz; não pode haver comunhão no santíssimo lugar, sem que passemos primeiramente pelo altar de holocausto. Os santos de Deus devem permanecer em santa humildade, cada momento cheios do poder da graça, e isso ocorre quando estamos envolvidos com a história que deve mover nosso coração, conforme a verdade que nos foi revelada.        Cuidemos bem, sejamos vigilantes, cautelosos no andar e no pensar, porque satanás se ocupa em desviar nossos pensamentos do lugar certo, do nosso bom Pastor e glorioso Senhor que a Si mesmo se entregou por nós. Já pude mostrar em rápidas palavras o fato que foi o sangue de Cristo, que foi esse o preço pago que satisfez a Deus para sempre. Já vimos que não foi nosso dinheiro, nosso labor, nossa dedicação, nossas orações, etc. Foi o sangue Daquele que desceu do céu e se tornou o perfeito Homem, a fim de nos comprar para que fôssemos para sempre propriedade de Deus (1 Pedro 2:9).    
        Mas o texto de 1 Pedro vai mais longe, porque também mostra o valor do Cordeiro para Deus: “...precioso...como de cordeiro, sem defeito e sem mácula...”. Essa verdade deve ser considerada por todos aqueles que realmente amam a Palavra de Deus e levam a serio essa história. Devemos lembrar bem que a morte de Cristo tem valor inestimável para Deus. Ora, o mundo nem sequer considera isso; para o mundo vil a história da cruz é completa loucura. Nem mesmo as religiões que mais se aproximam das Escrituras têm qualquer prazer nessa verdade, porque elas são entremeadas de raciocínios e lógicas humanas. Não era assim a religião dos fariseus? Mesmo chegando tão perto da lei, tão próximos da porta do paraíso, aqueles líderes religiosos não passavam de cegos e ignorantes quanto a verdade para a qual a lei os queria levar. Notemos como as religiões, mesmo as chamadas evangélicas, sempre laboram contra essa verdade, como se distanciam paulatinamente da cruz e se enveredam por outros assuntos biblicamente periféricos.
        Também, nossa história é semelhante, porque a história da redenção só terá real significado em nosso viver se formos achados humildes e dependentes de Deus. Qualquer atitude de orgulho, de querer viver seguindo nosso querer e fazendo nossa própria vontade, certamente desviaremos, passaremos de largo no que tange a história da redenção. Sempre estamos querendo outras luzes para sermos guiados no viver e não a contínua luz que emana do calvário. Quando Deus nos puxa para Si, a fim de nos livrar de perigos, Ele sempre nos leva de volta à nossa humilhante situação, de pecadores, indignos e culpados, a fim de que os olhos da fé mirem o Cordeiro e o preço que foi pago: “Porque fostes comprados por preço...”  (1 Coríntios 6:20).
        Mas quero chegar naquilo que é mais importante, que o Cordeiro de Deus foi precioso para o Pai: “Todavia, ao Senhor agradou moê-lo...” (Isaías 53:10). Por essa razão Cristo é precioso, não para os homens, mas para Deus. Que história! Como ela está longe de ser entendida pelos mundanos! Que o Senhor renove nosso coração e mude continuamente nosso pensamento, para que seja firmado nesse santo, firme e inabalável fundamento da nossa fé santíssima.

Nenhum comentário: