segunda-feira, 22 de junho de 2015

O PERIGO DE UMA ADORAÇÃO FALSA (6)




“Tem, porventura o Senhor, tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça a Palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender é melhor do que a gordura de carneiros”  (1 Samuel 15:22).
OS PROPÓSITOS OCULTOS NO CORAÇÃO DE SAUL
        Caro leitor, estamos considerando o quão perigosa é a desobediência a Deus e à Sua Palavra. Para Saul deveria ser um privilégio o ser enviado à missão de destruir os amalequitas. Mas o que aconteceu foi que Saul não obedeceu de coração ao Senhor, por essa razão seu serviço ali não foi um ato de adoração, mas sim de rebelião ao Rei dos reis, aquele mesmo que lhe outorgou a posição de ser um chefe da nação, do povo de Deus. Trago essa mensagem aos meus leitores para que saibamos o quão perigoso é a não obediência à Palavra de Deus.
        Outro detalhe é que Saul não foi para a batalha contra os amalequitas embasado da glória de Deus, porque mirava sua própria glória. Quão perigoso é tentar furtar a glória Daquele que afirma não dividir a glória Dele com ninguém. Tal atitude é correr para seu próprio suicídio, é assinar sua própria destruição. Falo isso porque estamos vivendo os dias quando subsiste o espírito do anticristo no mundo e suas atividades aparecem em pastores e mestres, os quais querem exaltar seus nomes e fazem isso camufladamente. Onde brilha a honra de Deus os homens devem imediatamente se ocultar em humilhação.
        Caro leitor, para Saul a guerra contra os amalequitas foi uma porta aberta para ele se exaltar, por isso ousou furtar a glória que pertence a Deus. A ordem veio do céu, a guerra era de Deus, então a vitória era Dele também. Quão diferente era Davi, pois enfrentava as batalhas de Deus em total confiança no poder de Deus e não dele mesmo, e aí está o verdadeiro sentido de adoração, quando a alma está embasada de temor, obediência e respeito. O que acontece numa falsa adoração é que homens querem roubar a glória que pertence a Deus; homens querem chamar a atenção para si, assim como fez Saul quando voltou vitorioso da guerra, pois retornou munido de despojos amaldiçoados; voltou trazendo consigo aquilo que Deus lhe havia proibido trazer. Ele queria que a população soubesse o que ele fez, sua grande conquista, por isso tomou a providência de construir um memorial para si.
        Meu caro amigo, quão perigoso é esse sistema de culto moderno, porque o que vemos é a multidão impressionada com os “grandes heróis da fé” que se ergueram em nossos dias. Quando homens estabelecem seu próprio sistema de culto, eis que passam por cima daquilo que Deus requer. Vemos isso ultimamente, porque grande é o desprezo pela Palavra. O culto moderno mostra que por detrás de toda essa bela fachada de adoração tem a glória do homem e onde brilha o homem o Senhor não está presente. Nosso Senhor não habita no meio dos barulhos e das ondas de emoções. O Senhor é Deus de corações que um dia foram quebrados e que agora humildemente obedecem Sua Palavra. Foi isso que Saul ficou sabendo através de Samuel. Para aquele rei orgulhoso o que ele havia feito era o certo, pois havia trazido tantos animais; para ele Deus seria adorado com muitos sacrifícios. Mas a verdade lhe atingiu com poder: “...Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à Sua Palavra?...”.
        Meu amigo leitor, estamos vivendo em dias quando os homens mostram ousada demonstração de afronta a Palavra de Deus. O culto moderno é o mesmo culto que Saul queria oferecer, em nada difere do culto ao bezerro de ouro feito pelos Israelitas ao pé do monte Sinai (Êxodo 32). Oh! Quanto isso atrai o intenso ódio de Deus! O Senhor não tolera que ultrapassem Sua Palavra, por isso Ele sai em defesa da Sua Palavra, porque a honra do Seu Nome está na obediência àquilo que Ele mesmo ordenou.
       

Nenhum comentário: