segunda-feira, 8 de junho de 2015

ADORAÇÃO OU PROFANAÇÃO? (8)




“O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu, continuarei a fazer obra maravilhosa no meio deste povo; sim, obra maravilhosa e um portento; de maneira que a sabedoria dos seus sábios perecerá, e a prudência dos seus prudentes se esconderá. Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do Senhor, e as suas próprias obras fazem às escuras, e dizem: Quem nos conhece? Que perversidade a vossa! Como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Ele não me fez; e a coisa feita dissesse do seu oleiro: Ele nada sabe”. ISAÍAS 29:13-16
A REALIDADE DO CORAÇÃO “...mas o seu coração está longe...”
        Caro leitor, lembremos bem que o Deus da revelação bíblica requer a verdade no coração e não na mera aparência. Que jamais venhamos a esquecer que o Senhor em nada dá valor a aparência, porque a aparência passa como passa este mundo que vive das aparências.
        Vou mais longe porque no texto o Senhor fala que tais adoradores tinham temor, mas tal temor consistia apenas em mandamentos de homens. Não era o verdadeiro temor a Deus; não era algo vindo de corações que foram santificados pela graça e que assim podiam oferecer a Deus o melhor em santa gratidão e plena disposição de obediência. Sem o temor a Deus os homens tratam o Senhor como tratam seus ídolos. Vemos isso em nossos dias, porque criaram em seus corações um deus do estilo que eles realmente querem, porque querem estar bem embalados e prontos para irem para o céu, mas aqui querem continuar em seus pecados.
        Digo mais que sem o temor de Deus no íntimo, eis que estarão revelando que desconhecem a glória, soberania e os atributos do Senhor. Os ídolos não têm nada de revelação escrita, nada de documento que mostre quem eles são, a origem deles, o que eles fazem, se realmente possuem a glória do criador e que podem mostrar o futuro. Um deus desconhecido não é alguém digno de verdadeira adoração, respeito, temor e obediência. Nós os homens somos criaturas e devemos prestar honras, louvores e adoração de coração ao nosso Criador e Salvador. E nosso Senhor se tornou conhecido mediante as Sagradas Letras. Como podemos adorar alguém que jamais conhecemos? É claro que têm milhares de santos no mundo que desconhecem a profundidade dos ensinos bíblicos acerca do Senhor, mas mesmo assim eles O amam de todo coração.
        Mas quando a adoração é desprovida de corações que realmente temem ao Deus que é chamado de “fogo consumidor” (Hebreus 12:29), eis que eles estão revelando que ignoram acerca da Sua justiça e de Seus juízos. Homens assim são incapazes de oferecer a Deus real adoração, assim como os filhos de Eli não podiam. Precisam nascer de novo, a fim de que possam adorar a Deus, de fato, em espírito e em verdade. Então, o que vemos hoje é uma real carência da mensagem da cruz; de uma necessidade de mostrar aos homens o que Deus fez para salvar pecadores por meio do Seu Filho. Os homens tratam o Senhor da glória com leviandade quando desconhecem a salvação, eles dão preferência aos seus ídolos (Jeremias 44:16,17) e até mesmo desafiam os céus. Sendo assim não há adoração, mas sim profanação. Deus não quer tais adoradores, não interessa por seus instrumentos (Amós 5:23).
        Meu caro amigo, você conhece o que realmente significa adoração a Deus? Há em seu coração um amor pelo Senhor, amor que lhe inspira a obedecer Sua Palavra? Você pertence àqueles que foram salvos um dia e que agora marcham para o céu? Se você tem essa firme e sincera confissão de fé, então você é um adoração e sua adoração chega ao céu, porque é continuamente levada pelo poder da firme e santíssima fé.

                       

Nenhum comentário: