terça-feira, 25 de março de 2014

SOMENTE PELA GRAÇA (12 de 12)




Porque pela graça sois salvos, mediante a fé e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não de obras para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8. 9).
ANULANDO TODA OBRA DA CARNE. “Não de obras para que ninguém se glorie
         Caro leitor, quão importante é ressaltar bem esse aspecto negativo do verso 9. Creio que o leitor atento está bem ciente do quanto as obras da carne são sutis e malignas. Por essa razão devemos lutar para que nada, absolutamente nada das atividades encobertas da carne venha manifestar sua face cruel, a qual tenta manipular Deus.
         Elas também aparecem religiosa manifestação pacífica. Especialmente em dias de apostasia e de forte ecumenismo, vemos muitos que sempre dizem: “Paz, paz!”. Por que Acabe queria tanto a presença de mais de quatrocentos falsos profetas? Porque a linguagem deles sempre transmitia esse otimismo tão bem-vindo. Essa perigosa manifestação pacífica aparece porque os homens não querem guerra com Deus; levantam essa bandeira branca porque almejam continuar trilhando seus caminhos tortuosos, mas ao mesmo almejando ter as bênçãos de Deus em suas vidas. Elementos perigosos sempre estão perguntando a pastores e missionários avarentos: “Há paz?”. Estão preocupados com, e anelam saber se há inimigos por perto; têm medo de serem descobertos. Essa perigosa paz moderna, tão pintada com lindas cores evangélicas e adornada de lindos versos bíblicos, realmente é fruto da carne e nada tem a ver com a obra da graça nos corações dos salvos.
         Também, digo e afirmo que elas aparecem em trajes de aparente santidade. Muitos conseguem se enfeitar daquilo que homens e mulheres acreditam que é coisa de crente. Acham que a aparência no cabelo, no rosto e nas vestes indica salvação. Mas é tudo aparência. Nos dias de Malaquias muitos iam ao templo e lá choravam, achando que por meio do choro mostravam sua espiritualidade (Malaquias 2:13). Essas obras da carne dão muita impressão de santidade, de espiritualidade e piedade no viver, mas não passa de aparência. Elas são como bolhas, iguais a bexigas que facilmente estouram. Ora, como a natureza humana gosta disso! Como vive nesse fascínio carnal! Meu amigo, Deus em nada precisa dos homens e nada os homens têm para oferecer à graça. Os homens mais ricos do mundo precisam dos pobres, mas o trono celestial de nada necessita.
         Qual é a razão suprema: “...para que ninguém se glorie”. As obras da carne levam os homens a ficarem ainda mais espiritualmente inchados. Eles ficam mais fascinados com a capacidade espiritual deles. A obra da graça, entretanto nos humilha, nos leva ao pó. Os crentes se gloriam na cruz; os salvos estão escondidos em Cristo e sabem bem que a graça os elevou à posição de glória jamais alcançada pela carne. Não esqueçamos que em tudo a graça eleva a glória de Deus; exalta a magnificente salvação vinda de um Deus que opera maravilhas. A entrada do pecado fez deste mundo um cemitério, pois homens e mulheres revelam que estão mortos, que em tudo foram afetados, física e espiritualmente pelo pecado e pela morte. A luz da graça vem do céu; o poder da graça em dar vida aos homens é o poder do Autor da vida – o Filho de Deus; o chamado da graça é a voz de Deus atraindo pecadores da morte para a vida.
         Caro leitor, encaremos este mundo. O que vemos? Todos, homens e mulheres mergulhados no pecado, agindo sob o poder do espírito que opera neles (Efésios 2:3). O que você faria num cemitério, caso você quisesse ressuscitar um ente querido? Você teria algum recurso em você mesmo? Há algum poder entre os homens para atrair alguém querido da morte para a vida? Pense nisso amigo, pois o homem sem salvação não passa de um defunto ambulante. É um morto espiritual que caminha para a morte eterna. Em tudo o poder da graça opera para agir no meio dos mortos. Será que você pode duvidar de que Deus ressuscita os mortos? Pois é esse o serviço Dele agora neste mundo. Ele não veio para consertar braço, pé, olho, etc. dos mortos. Ele veio para dar vida, a vida que há no Filho e na ressurreição virá sim, virá o corpo perfeito, de glória!

Nenhum comentário: