quinta-feira, 27 de março de 2014

GRAÇA IRRESISTIVEL (15)




Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma cousa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.” Lucas 19: 8
        Eis aí a prova clara do milagre da Graça Irresistível! Nós somente damos crédito, que um milagre ocorreu, quando vemos a prova do milagre, não é mesmo? Vamos imaginar que Bartimeu chegasse a sua casa e dissesse para sua mãe: “Mãe, houve um milagre, Jesus pôs sua mão sobre meus olhos e disse que agora posso ver.” A alegria de sua mãe seria bem passageira se chegasse perto de seu querido filho e descobrisse que ele ainda estava cego. A prova do milagre seria o fato que ele, Bartimeu estava enxergando, e isso traria alegria intensa para sua mamãe. Qual foi o milagre da Graça Irresistível na vida de Zaqueu? Está bem evidenciado no verso lido. Ninguém lá fora estava vendo, mas o milagre realmente ocorreu. O mundo não tem que saber daquilo que Deus faz naqueles em que Ele opera a salvação. Quando Cristo salvou o ladrão na cruz, rapidamente levou-o salvo para o paraíso celestial. Não é preciso que o mundo fique sabendo, nem tampouco Deus é obrigado a mostrar isso. Se Deus exibir ao mundo o triunfo da Graça transformando pecadores em novas criaturas, não significa que o mundo irá se alegrar com isso, pelo contrário, irá aumentar seu ódio e desdém contra Deus.
        Saulo, após a sua salvação, passou a sofrer dura perseguição por parte do seu povo, os judeus. Mas, Deus permite que muitos de seus santos, fiquem ainda peregrinando por muito tempo neste mundo, a fim de que eles possam irradiar nesse lugar de trevas, expondo em suas vidas as virtudes daquele que os tirou das trevas para a Sua maravilhosa luz. Qual foi, afinal a mudança ocorrida na vida de Zaqueu? Não houve uma contínua transigência com as trevas, porque claramente podemos ver que ele saiu das trevas para a luz. Ele não falou para Jesus que estava agradecido porque entrou em sua casa e abençoou seu lar e seus negócios. Ele não pediu que Jesus viesse lhe trazer saúde e prosperidades, e que estaria pronto  até mesmo a contribuir melhor com suas finanças para as entidades religiosas de seu país. Ele, em nada ficou procurando lisonjear Jesus, a fim de que pudesse assim arrancar favores. Quando Deus opera, nada disso acontece.
        Espero que o leitor ponha seus olhos diretamente no texto, no verso 8, a fim de que possa entender, que aquilo que realmente ocorreu na alma daquele homem foi algo espantoso, algo que ninguém pode fazer, mas tão somente o Deus de toda Graça. Zaqueu se levantou e disse: “Senhor.” Isso é de tremenda importância. Nem sempre os judeus chamavam Jesus de “Senhor.” Muitos chamavam-no de ”Mestre.” Aquele homem rico do cap. 18 chamou Jesus de “Bom Mestre.” Mas o título de “Senhor” não saía facilmente de suas bocas, por que? Porque chamar Jesus de “Senhor” era o mesmo que chamá-lo de Jeová, e isso para os Judeus era considerado blasfêmia.
        No milagre da pesca no mar da Galiléia, Pedro chamou Jesus de “Senhor” porque percebeu que diante dele estava o próprio Deus. Por intervenção de Deus, Zaqueu pode fitar a face do Rei da Glória e perceber que diante dele estava o próprio Jeová, que se manifestou em carne vindo ao mundo para lhe conceder salvação. Em Mateus 11:25-27, o Senhor diz que ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, mas no final do verso 27 Ele diz: ...senão aquele a quem o Filho o quiser revelar.” Zaqueu teve seus olhos espirituais abertos e pode ver perante sua face, dentro de sua própria casa, o Glorioso Filho de Deus. Por isso, Ele abriu sua boca e disse: “Senhor.” Ele estava agora perante o Rei dos Reis, infinitamente acima do governo romano; ele agora era súdito do Rei Celestial. No coração, Zaqueu estava prostrado perante esse Rei, e pronto para servi-lo de todo coração.
        Caro amigo, nosso Senhor busca perdidos neste mundo; Seu ministério é chamar pecadores ao arrependimento e é exatamente isso o que Ele está fazendo agora. Você pode, pela fé ouvir esse chamado em seu coração agora? Se isso estiver ocorrendo é claro que o mesmo que ocorreu com Zaqueu está acontecendo em sua vida. Então você é uma alma bem aventurada.



Nenhum comentário: