segunda-feira, 24 de março de 2014

A LIVRE MISERICÓRDIA DE DEUS (11)




As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não tem fim” (Lamentações 3:22)
CONHECENDO AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR
         Caro leitor, dando continuidade sobre a livre misericórdia de Deus venho lembrar que estamos contemplando os acontecimentos trágicos que envolveram toda nação de Judá, nos dias de Jeremias, quando Deus ordenou e o exército babilônico veio e trouxe a punição anunciado anteriormente. Foi nesse cenário de terror devido ao juízo de Deus que brilhou o maravilhoso cap. 3 de Lamentações. É nesse capítulo que vemos Jeremias representando o homem no lugar onde deve estar – no pó. É nessa postura de humilhação que Deus chega aos homens mostrando Seu coração compassivo e cheio de bondade.
         Caro leitor, as misericórdias do Senhor devem ser o tema de nossas buscas e conhecimento. Quando vejo tanta procura por novidades, bênçãos materiais e novas descobertas teológicas em nossos dias, tudo isso me causa profunda tristeza. Ora, nós estamos cercados neste mundo, os perigos da punição de Deus são constantes, a palavra de Deus tem sido negligenciada e os pecadores a cada dia mergulham ainda mais em suas maldades e se tornam profundamente endurecidos. Vejo o quanto precisamos de mais pregadores que anunciem a maldade e malícia dos homens. Precisamos de homens que mediante a autoridade das Escrituras mostrem o quanto é pervertido o coração do homem e o quanto eles são culpados e dignos da condenação que paira sobre suas cabeças.     Enquanto as multidões estão buscando mais prazeres, divertimentos e conforto mundano, urgentemente precisamos de homens de Deus, os quais com corações cheios de amor proclamem o fato que essa geração está cercada de um iminente juízo, e que o que eles realmente merecem aqui e na eternidade está potencialmente ao derredor em forma de fome, morte, sofrimentos e todo tipo de miséria. Jerusalém não via isso, até que de fato ocorreu. Deus dá tempo para o juízo; Ele demora em abrir as portas para que as feras da Sua santa ira apareçam. O Senhor é abundante em misericórdia e Ele dá vazão a essa misericórdia. Foram muitos os anos que demonstrou sua compaixão pelo povo nos dias de Noé, mas quando o juízo veio, em pouco tempo tudo foi destruído. Quão perigoso é esquivar-se desses fatos. Pregar acerca disso em nossos dias resulta em motejo, zombaria e desprezo até daqueles que são chamados de crentes.
         Mas quero falar das misericórdias de Deus! Caro leitor, não estou falando do amor de Deus. O amor de Deus na Bíblia é a linguagem de Deus com os salvos. Misericórdia é Deus se aproximando dos pervertidos, arrogantes, iníquos, enganadores e maliciosos. Enquanto Noé fabricava sua arca tendo em vista a salvação de sua casa, certamente era motivo de escárnio, até mesmo de parentes e amigos. Mas a arca revelava a todos a presença da compaixão de Deus. A presença de pregadores fiéis é evidência de que brilha o sol da misericórdia no meio dos homens. Nos dias de intensa idolatria e maldades na nação de Israel foi que Deus levantou grandes profetas como Elias, Eliseu, Micaías, Jonas e outros.      Caro leitor, antes que esse “sol” pare de brilhar e tudo ao derredor seja escuridão, é melhor atentar firmemente para aqueles que Deus levanta a fim de anunciar Seu juízo e compaixão. Quanto mais satanás levanta seus emissários da mentira e da perversidade, o Senhor manifesta Sua bondade em enviar Seus servos fieis. Por quê? Porque grande, rica e maravilhosa é a misericórdia de Deus. Os homens precisam saber que eles estão à mercê da fúria eterna; estão prestes a cair no abismo; estão prestes a serem banidos e sentenciados à prisão perpétua. A misericórdia aparece para realçar essas coisas. A misericórdia não vai tratar de bonança, de emprego, de fortunas, de felicidade terrena, de família, de restituição de bens perdidos, etc. A misericórdia salientará sempre o problema do homem com Deus e do fato que Deus se aproxima do homem arrependido. A misericórdia salienta o fato que Deus em nada precisa do homem e que o homem nada pode dar a Deus. A misericórdia vem afirmar que o Sublime Senhor deixa o Seu trono a fim de conversar face a face com aquele que realmente se humilha perante Sua verdade revelada.

Nenhum comentário: