quinta-feira, 27 de março de 2014

A LIVRE MISERICÓRDIA DE DEUS (14)




As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não tem fim” (Lamentações 3:22)
AS BENÇÃOS DIÁRIAS DAS MISERICÓRDIAS “...elas se renovam a cada manhã
         Caro leitor tomemos agora o último assunto que trata das “bênçãos diárias das misericórdias”. Segundo o texto, elas se renovam a cada manhã. Acho essa declaração realmente incrível e digna de nossas observações. O que realmente significa? Notemos bem caro leitor, que vivemos apenas um dia neste mundo; que quando chega a noite, parece mais um sepultamento de tudo aquilo que fizemos naquele dia. Toda nossa alegria, prazeres, conquistas, etc. simplesmente foram sepultados e declarados tudo inútil e vão. Um dia vivido foi pelas misericórdias, porquanto não éramos dignos de viver no pecado. A decisão de eu viver neste mundo não é minha; não tenho qualquer controle sobre isso. É Deus em sua misericórdia e é por causa dessa luz brilhante da misericórdia que eu e você não fomos consumidos ainda. O fato de acordar, levantar, escovar os dentes, tomar café e ir para o trabalho, etc. não significa minha liberdade; não significa que eu sou senhor de minha vida. Se o homem não foi ainda consumido e retirado da face da terra foi obra de um coração compassivo, de um Deus que faz brilhar esse sol da misericórdia sobre homens e mulheres que vivem no pecado.
         Caro leitor, que você possa lembrar disso; que o temor e humilhação perante o Deus da bíblia venha encher seu ser agora, porquanto aquilo que você e eu temos aqui não estão indicando nossos direitos; não estão mostrando o quanto somos merecedores; que a criação perfeita de Deus existe e funciona por nossa causa; que essa mesa da bondade estendida no mundo inteiro foi posta para que inimigos e atrevidos possam desfrutar dela. Ninguém prepara uma casa e coloca todo suprimento ali para ladrões e salteadores. Pois é, o grande Deus em tudo está mostrando que os direitos pertencem exclusivamente a Ele e não a nós, pecadores rebeldes. É o Senhor que define se qualquer ser humano deve viver ou não neste dia e são as misericórdias Dele que estão apontando as manifestações da bondade do Senhor em toda direção.
         Caro leitor, digo mais que as misericórdias de Deus estão exibindo todos os emissários da graça aos pecadores. A luz que brilha tem em vista mostrar aos homens e mulheres os recursos infinitos da sabedoria de Deus; estão apontando o caminho para cima; estão declarando que Deus tem escape, a fim de livrar pecadores dos terríveis perigos as quais rondam as almas. Note bem caro leitor, que é loucura buscar aquilo que simplesmente passa. O criador é eterno, sua criação visível aponta o invisível; aquilo que passa está mostrando aos sábios o que é permanente. É loucura apoderar da criação, fazendo dela um bem em si mesmo. Deus está mostrando aos homens aquilo que está alem do véu, da nossa pobre visão carnal. O grande Criador está mostrando que Ele reina e que Sua glória é infinitamente maior. É o pecado que faz os homens buscar prazer sensual, assim como os animais irracionais. É o pecado que faz os homens agir como loucos no meio da imensidão da sabedoria.
         Então caro leitor, veja como a criação inteira torna-se uma grande pregadora da sabedoria de Deus! Veja que cada dia é você numa verdadeira sala de aula, cercado de matérias que tratam de um Deus maravilhoso, sábio, glorioso e santo. Você perde tudo isso por causa de sua loucura. No meio de tanta justiça, o pecado corrompe o caminho e desnorteia tudo. No meio de tanta sabedoria, o homem no pecado prefere mostrar sua loucura em palavras e atos. No meio de tanta sabedoria, eis aí os pecadores preparando um cenário diferente, carnal, que marca o caminho certo na direção do juízo. Em tudo o pecado mostra o homem rejeitando a misericórdia, brincando com as santas provisões de Deus. Em tudo vemos os pecadores rejeitando essa luz por causa de seus corações dissolutos e corrompidos. Se recusam a glória de Deus na criação, simplesmente vão recusar a glória de Cristo revelada na Palavra. Se estão cegos quantos as coisas naturais, certamente estarão cegos para as maravilhas eternas reveladas na Palavra.

Nenhum comentário: