terça-feira, 25 de março de 2014

“A VISÃO CORRETA DE DEUS” (10)




         Então disse eu: “Ai de mim, que vou perecendo! Porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos exércitos” (ISAÍAS 6:5).
         A visão correta de Deus mostra toda maquinaria do coração de onde parte toda maldade: “...sou um homem de lábios impuros...”
         Caro leitor, quão devastador foi para Isaías a visão da glória de Deus! Aquele jovem passou a conhecer sua condição tão humilhante e quão pervertido era seu viver. Seu estilo de vida como escravo foi descoberto, pois nem imaginava que seus lábios eram instrumentos da maldade; que constantemente falava imoralidades e revelava intenções maliciosas partindo do coração. Uma visão correta de Deus revela o que o homem é, tudo é descoberto. Toda desculpa é revelada como falsificação e todo caminho pervertido fica exposto perante seus olhos.
         Caro leitor, a situação atual exige uma visão correta de Deus. Os homens modernos e tão envaidecido não passam de cegos sendo guiados para o abismo que lhes espera lá adiante. O falso evangelho inventou um deus diferente, uma caricatura do verdadeiro Deus. Os falsos mestres se multiplicaram e são realmente mestres em armar arapucas para as almas. Eles são amantes das riquezas e por isso são hábeis em manipular mentes e emoções, mantendo as multidões aprisionadas em torno deles. O evangelho verdadeiro é a luz do céu para descobrir todas as intenções malignas do coração, assim como Isaías foi descoberto. Os homens que acreditam que são livres são descobertos como escravos do vício, da fornicação, da infidelidade conjugal, das malícias ocultas, do amor ao dinheiro e outras vaidades da vida. Muitos são descobertos com seus corações carregados de idolatrias ocultas no coração e distanciados do Senhor. A mensagem da glória de Cristo por meio da pregação vem para invadir os lugares secretos e descobrir o quanto os homens amam o pecado e odeiam a Deus.
         Caro leitor, também a visão correta de Deus mostra nossa condição social: “...habito no meio de um povo de impuros lábios...”. Quando estamos vivendo sob o engano do pecado não há dúvida que ignoramos na prática o que realmente significa misericórdia. Sem o conhecimento adequado de Deus sempre achamos que somos melhores; sempre estamos nos endeusando e procurando nossos próprios interesses. No pecado a vida social sempre está voltada aos interesses egoístas do pecado. No pecado os homens gostam uns dos outros porque há uma harmonia e comunhão naquilo que fazem. Notemos bem que isso ocorreu com Israel, pois quando Deus puniu severamente Coré, Datã e Abirão com suas famílias, não demorou muito para que o povo murmurasse contra Deus (Números 16).
         Os homens no pecado estão de comum acordo, porque cada um pode servir aos interesses de seus corações. Para Isaías todos eram amigos; podiam rir, passear, cantar, dançar juntos, porque há comunhão no pecado. Mas quando os homens passam a ter uma visão correta de Deus, eis que a visão social é mudada. Todos são vistos na mesma prisão; todos são vistos na imundície; todos são vistos assim, servindo ao pecado. Enquanto Saulo não conheceu o Senhor a sua disposição íntima era perseguir esse tal de Jesus. Mas quando foi envolvido pela misericórdia do alto, eis que agora Paulo passa a amar verdadeiramente seu povo, sua nação (Romanos 9:1). Agora ele passa a ver que foi abraçado pela compaixão de Deus no meio de milhares de homens e mulheres cegos, iludidos e soberbos.
         Caro leitor, é incrível, mas a conversão quando vem de Deus leva o homem a realmente amar seu povo e seus semelhantes. Ele foi elevado ao monte da salvação em Cristo e de lá pode contemplar a situação desesperadora dos homens escravizados nas mãos do diabo. Deus tomou Ezequiel e o levou para o vale naquela incrível visão do cap. 37. Foi ali que Ezequiel contemplou a condição escabrosa de Israel na visão de Deus – um vale de ossos secos!

Nenhum comentário: