quarta-feira, 26 de março de 2014

GRAÇA IRRESISTIVEL (14)




Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma cousa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.” Lucas 19: 8

        A passagem a respeito da vida de Zaqueu mostra também O PODER TRANSFORMADOR DA GRAÇA. O verso 8 de Lucas 19, diz o que aconteceu de mudança na vida de Zaqueu. Precisamos saber que, quando o milagre da salvação acontece na vida de alguém, há de ocorrer uma mudança significativa na sua maneira de proceder. Estamos vendo aqui o milagre da Graça Irresistível, e é uma obra feita Soberanamente por Deus.
        Entretanto, há uma mudança que não é feita por Deus; há uma mudança realizada por obra da carne e do mundo, mas que não tem durabilidade, e tende a enaltecer a soberba humana e consequentemente glorificar o homem. A sociedade pode mudar o homem. Os homens estabelecem entidades filantrópicas no intuito de tirar homens de certos vícios, mas isso não significa que foi a obra da Graça Irresistível. Religiões colaboram para melhorar as vidas de muitas pessoas. Aquele homem que bebia, parou de beber porque agora faz parte daquela religião. Muitos sentem mal em praticar certos pecados. Ele está gastando muito por causa daquele pecado, ou mesmo não está sendo bem aceito na sociedade, ou está destruindo sua família, ou está muito enfermo. Ele quer sair dessa situação, então procura um lugar onde possa certa terapia e assim melhorar sua condição de vida. Algumas pessoas podem até mesmo “sentir” a presença de Deus, e isso será uma verdadeira terapia para a sua alma. Outros podem se entregar a um serviço religioso porque lhes fará bem à alma.
        Enfim, o mundo oferece muitos serviços de terapia espiritual para beneficiar a alma e o corpo, mas não significa que houve a obra da graça salvadora e transformadora na pessoa. Afirmo mais que, o ser batizado numa igreja, o tornar-se membro de uma igreja, passar a contribuir e estar debaixo dos costumes de uma igreja, não significa que houve a obra da Graça Irresistível na vida de uma pessoa. Muitos carregam sobre si o bom nome de crente, mas nunca conheceram realmente a vida que há em Cristo. Quando Cristo chama um pecador ao arrependimento, e opera na alma a salvação, há de ocorrer uma mudança na vida daquela pessoa.
        Meu amigo, a promessa de Deus em Sua Palavra quanto ao trabalho da Graça nos pecadores, é que Ele, o Grande Deus de onde vem a salvação, iria tirar o perverso coração do pecador e colocar um novo coração. Ele faria um verdadeiro transplante espiritual, porquanto daria um novo coração, implantando Sua lei ali. Ninguém pode fazer isso. Eu jamais posso mudar o pecador; minha igreja jamais pode mudar o estado natural e pervertido do coração humano. Podemos enfeitar o homem e adorná-lo de flores da religiosidade externa; podemos lavá-los com a água do batistério, e podemos clamar em volta deles com nossas orações, mas nada disso muda o pecador, e eles continuarão do mesmo jeito.
        Mas, Deus afirma que Ele faz a obra transformadora no coração, e operando Ele ninguém pode impedir, porquanto Ele faz assim para que a Glória seja somente e tão somente Dele. Esse trabalho tem o nome de Novo Nascimento, e em João 1:13, o Espírito Santo afirma que essa intervenção de Deus, naqueles que Ele aprouve em Sua Graça salvar, é algo feito, não por vontade da carne, não por vontade do sangue, não por vontade do homem, mas de Deus. Foi isso o que Deus fez por Zaqueu e em Zaqueu. E a prova clara está revelada nas Escrituras de Lucas 19:8: “Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.”
        Meu amigo, o Autor da salvação anuncia que na salvação do perdido está sendo realizada a soberana vontade. É Ele quem opera o novo nascimento (João 1:13); É Ele quem atrai o perdido para Si no dia do Seu poder e não do nosso poder (Salmo 110). Prego a Palavra porque sei que Ele utiliza Sua Palavra para a realização de Seus grandes feitos no meio dos homens.

Nenhum comentário: