quarta-feira, 26 de março de 2014

A LIVRE MISERICÓRDIA DE DEUS (13)




As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não tem fim” (Lamentações 3:22)
CONHECENDO AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR:
         Caro leitor, digo mais que o Senhor gravou Sua Palavra de misericórdia em toda extensão das Escrituras sagradas. A Bíblia inteira é Deus mostrando o quanto é misericordioso e compassivo em favor dos homens. Desde a queda no Éden vemos o Senhor retendo a Sua Ira santa e dando toda vazão da Sua imensa compaixão a homens e mulheres merecedores do castigo. Onde há na história sinais do Seu juízo, como o caso do dilúvio, ou mesmo da destruição de Sodoma e Gomorra é porque Deus está trazendo esses fatos aos homens que agora podem ouvir e entender o quanto Ele está pronto para aproximar-se de pecadores contritos e arrependidos. Ninguém poderá acusar Deus de ser cruel, porque em tudo, no tempo, na história, na criação e muito mais na palavra revelada Ele tem revelado que Seu coração é realmente compassivo.
         Portanto, caro leitor é loucura ignorar isso, dizer que não sabia, que não fora avisado. Ninguém pode afirmar que o sol não está presente trazendo luz e calor. Mesmo que seja um dia nublado e chuvoso, o sol está presente prestando seu fiel e majestoso serviço no mundo inteiro. Assim também funciona a compaixão de Deus. Caro leitor, o mundo é um palco para a plena manifestação do poderoso juízo de Deus. Nenhum de nós merece estar vivo e ativo neste mundo, agindo na carne e dando toda vazão às corrupções do seu coração. Você mesmo não permitiria um inimigo andar em sua casa e livremente usar daquilo que é seu. O que você acha de um Deus santo permitir que uma multidão de insolentes inimigos vivam na terra, bebendo e se alimentando da criação de Deus, e ainda assim dizendo blasfêmias e andando por  caminhos tortuosos? Acha que é certo? Acha você que é justo isso? Mas Ele permite tudo isso por causa da Sua misericórdia, bondade, benevolência e benignidade.
         Digo mais, que Ele gravou Suas misericórdias nos corações santificados. A maior prova da misericórdia pode ser vista em homens e mulheres que foram transformados. O que? Sim! Homens e mulheres neste mundo estão carregados da imundície oriunda de corações pecaminosos. Mas eis que o Senhor chega para mostrar o quanto Ele tem consigo todo poder para purificar corações imundos e assim santificá-los. Os homens no pecado têm seus corações tão imundos, qual o rio Tietê em São Paulo. Nele não há um lugar sequer que alguém possa recolher um pouco de água limpa a fim de beber e saciar a sede. Mas eis que o Senhor chega e purifica homens e mulheres, tirando Seus pecados, removendo toda imundície e assim transformando o coração para ser um novo coração, apto para servi-Lo e viver para a glória Dele neste mundo. Ora, quem pode fazer isso? Deus em Sua misericórdia! (Tito 2:5).
         Caro leitor, o que você não consegue enxergar na criação, devido a cegueira espiritual, veja num verdadeiro crente. Os falsos crentes são orgulhosos e altivos, porque confiam em si mesmos. Ora, não falo destes, mas sim de homens e mulheres que um dia foram humilhados, por causa de seus pecados e nessa condição foram visitados por Deus. Veja bem, eles não se gloriam neles mesmos; eles não se exaltam, porque conheceram o real significado da misericórdia de Deus em suas vidas. Em tudo eles proclamam louvores e glórias Àquele que na cruz morreu para tirá-los do perigo eterno que rondavam sua existência eterna. Eles entendem bem a mensagem da cruz, porque compreenderam que o Cordeiro de Deus que ali fora crucificado é o substituto perfeito que Deus enviou para ocupar o lugar de ímpios e pervertidos pecadores.
         Meu caro leitor, assim que você perceber no íntimo a gravidade da sua situação neste mundo e o quanto o inferno lhe aguarda para o sofrimento eterno, você realmente verá e saberá o quanto a misericórdia de Deus está infinitamente acima de toda preocupação financeira e mundana. Você vai saber que a misericórdia de Deus é como um guindaste que pode lhe tirar agora do perigo, como uma passarela posta por cima de um abismo, a fim de que você venha escapar.

Nenhum comentário: