domingo, 23 de março de 2014

DEUS FORTUNA E DEUS DESTINO



                                             
Mas a vós outros, os que vos apartais do Senhor, os que vos esqueceis do meu santo Monte, os que preparais mesa para a deusa Fortuna e misturais vinho para o deus Destino” (Isaías 65:11).
         Caro leitor, volte seus olhos para esse texto. O cap. 65 de Isaías é Deus mostrando a diferença entre o povo Dele – os fieis e verdadeiros e aqueles que simplesmente deram às costas para o Senhor, a fim de buscar as vaidades desta vida. Que linguagem tão figurativa, mas bem pitoresca do Senhor para dirigir-Se à nação de Israel. Acredito que precisamos encarar esse verso à luz do que está ocorrendo em nossos dias, porque, à semelhança do Israel rebelde os homens também estão adorando e servindo a esses dois ídolos: O DEUS FORTUNA E O DEUS DESTINO.
         Primeiramente vemos com clareza que se refere aos que se apartaram do Senhor: “Mas a vós outros, os que vos apartais do Senhor...”. É impossível desviar do verdadeiro Deus, se não estiver de mãos dadas com falsos deuses. Homens podem dizer que não são idólatras e nem tem qualquer objeto de veneração em suas casas. Mas têm no coração e esses ídolos estão bem definidos no texto: O DEUS FORTUNA E O DEUS DESTINO.          Em seguida vemos o que eles fazem para esses dois deuses. Para a deusa Fortuna preparam mesa e para o deus Destino misturam vinho. Por que isso? O que têm em vista? É simples, porque vemos que no engano dos corações homens e mulheres acreditam que podem criar seus ídolos e curtir a vida sem qualquer problema.
         A deusa Fortuna é a mais adorada. O coração ganancioso ama e adora essa venerada e buscada obra erguida em corações amantes do prazer. Os homens no pecado preparam diariamente a mesa para essa linda deusa. Eles amam tanto a fortuna, ambicionam riquezas, querem ter mais dinheiro, amam o trabalho, mesmo que custe a vida deles; vivem lutando por uma sorte melhor, afastam do bem, afastam da verdade, afastam das promessas eternas, porque segundo eles nada tem na bíblia para lhes fazer ricos. Hoje a deusa Fortuna faz parte de trabalhos evangélicos. Hoje prepara a mesa com oração, dando seus dízimos, trabalham arduamente em busca desse sucesso material. Essa deusa Fortuna está no coração de cada pessoa; ocupou os valores eternos vistos nos lares; lançou fora os bons costumes e trouxe ganância, covardia e crueldade.
         Essa deusa não está só, porque ela está de mãos dadas com outro deus – o Destino. Por que esse deus? O fato é que o perigo do juízo eterno após a morte vem estragar e desmanchar a deusa fortuna. Então, com seus corações carregados de engano, acreditam que pode dar cachaça para o deus Destino. Os homens no pecado acreditam que podem embriagar o destino; que podem ludibriar e por assim dizer, “passar rasteira” na morte. Então, o que eles fazem diariamente é misturar vinho para esse deus. Eles não querem pensar na eternidade, não querem que nada venha para estragar a festa deles; não querem perder a vida facilmente; não querem deixar de desfrutar os prazeres outorgados pela deusa Fortuna. Não foi essa a tentativa do rico da parábola? Ele trabalhou arduamente para e preparou a mesa para a deusa Fortuna; tentou embriagar o deus Destino, mas eis que tudo foi inútil porque a morte veio e ceifou sua pobre e inútil existência.
         Meu amigo, veja seu viver em torno desses dois deuses! Veja que perigo ameaça sua vida! Volte de coração para o Senhor em busca do perdão de seus pecados e de sua segurança eterna!

Nenhum comentário: