domingo, 23 de março de 2014

PARTINDO DA LUZ PARA A VERDADEIRA LUZ




Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz vemos a luz” (Salmo 36:9)
         Caro leitor, jamais o conhecimento de Deus virá da parte de qualquer mentira. Mesmo que seja uma pequenina mentira; mesmo que seja bem religiosa e “evangélica”; Mesmo que apareça cheia de “fé” e carregada de pomposas orações, etc. Mentira sempre será mentira, assim como uma gotícula de veneno é veneno. Podemos dizer que o verso acima apresenta o contrário: “Em satanás está o manancial da morte; na sua mentira é que avançamos na mentira”.
         Muitos querem e acreditam que um pouco de mentira leva ao conhecimento de Deus. Ora, mentira sempre foi mentira, assim como escuridão é sempre escuridão. Os judeus nos dias do Senhor aqui na terra viram muita luz. As provas da divindade de Cristo vinham perante seus olhos como verdadeiros faróis; eles tinham toda prova clara que perante eles estava o Filho de Deus. Nunca o Senhor falou-lhes qualquer mentira; nunca o Senhor tentou manipulá-los; nunca o Senhor engabelou-os com palavras vãs. A verdade chegou perante eles com poder; seus olhos contemplavam tudo aquilo que encaixava direitinho nas Escrituras Sagradas que eles tinham em mãos. Mas o que acontecia com eles? Chegavam perto da luz, mas não queriam ver a luz. Noutras Palavras, chegavam perto da verdade, mas não queriam avançar no conhecimento da verdade. Pelo contrário, a pouca verdade era suficiente para acordar a serpente de orgulho que dormia no coração deles, então estavam prontos para apedrejar o Senhor.
         Caro leitor, é da luz que passamos a ver a luz. É da verdade simples que passamos aos poucos ao conhecimento da verdade em glória. Milhares hoje simplesmente não gostam da verdade pura e cristalina. Por essa razão associam a mentira (trevas) com partículas da verdade (luz). O resultado de tudo isso é fracasso e perigo. Saulo de Tarso tinha consigo um pouco do farol aceso da ressurreição, mas habitava não na luz da glória de Cristo, mas sim nas trevas do farisaísmo. Moisés simplesmente se distanciou para longe de Israel e viveu quarenta anos no meio dos midianitas. Mas quando a luz brilhou um pouco com a presença do Senhor na sarça ardente, foi terrível para ele, mas foi suficiente para aquele homem habitar na luz e jamais deixar de estar na presença do Senhor.
         Quem ama a luz, há de querer conhecer mais luz. Quem ama a verdade há de buscar mais verdade e o fará com zelo. Quem ama a Palavra de Deus nesta vida é porque almeja estar com Cristo na glória e ser semelhante a Ele para sempre. Milhares hoje afirmam que são crentes e evangélicos, mas detestam a luz. Querem um pouco da verdade, mas o suficiente para satisfazer as mentiras ocultas de seus corações. Quantos vivem assim! Os dias passam e estão do mesmo jeito; não avançam de verdade em verdade; não sobem da luz para a gloriosa luz. Podem pessoas assim amar o céu? Ora, é na luz que vemos a luz! Se aqui odeia a Palavra viva, não a amam nem a busca diariamente, como amará as glórias eternas? Muitos aqui funcionam pirilampos, pois gostam de pouca luz, assim como Pilatos que perguntou a Cristo: “O que é a verdade?”.  
         Meu caro leitor, você ama a luz? Ama a verdade como ela é, ou foge da verdade? Se ama a verdade simples do evangelho, é porque realmente ama e deseja avançar na verdade. A vida cristã segue no avanço dessa luz; passamos de glória para a glória, até que cheguemos no lugar para o qual fomos chamados.

Nenhum comentário: