terça-feira, 25 de março de 2014

UMA TÃO GRANDE SALVAÇÃO (4 a)




Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?” Hebreus 2:3



Prezado leitor, Cristo é a tão grande salvação porque foi algo feito por Deus, e não pelos homens. Sobre esse tema fale. Estendendo esse assunto, vou mais adiante ao dizer que a salvação é tão grande salvação porque foi algo feito por Deus e não pelos anjos. Os anjos são seres espirituais poderosos; somos realmente incapazes de conceber a idéia da superioridade dos anjos em relação aos homens, mas é bom lembrar que não foram eles que receberam do Criador o santo encargo de ministrar a salvação aos homens.

  É verdade que Gabriel veio avisar Maria acerca de sua instrumentalidade em trazer Jesus ao mundo. Mas Gabriel não se colocou como Salvador ou mesmo como alguém entendido sobre assunto. Não! Ele veio anunciar o Salvador. Os anjos, em multidão, contaram para os pastores espantados, mas eles estavam avisando aos homens a respeito da chegada daquele que viera para salvar.

  É verdade também que os anjos são seres que agem seriamente em suas responsabilidades confiadas por Deus. Gabriel foi severo com Zacarias, e disse que ele ficaria mudo porque não dera crédito ao que ele havia lhe comunicado. É verdade também que os santos anjos têm um impressionante trabalho de servir aos que vão herdar a salvação. Quantas vezes os salvos são livres de sérios perigos! Muitas vezes o crente em Cristo nem sabe como explicar como foi que escapou de um acidente ou das mãos assassinas etc. Vê o que aconteceu com Pedro em Jerusalém. Ele seria atravessado por uma espada no dia seguinte. Herodes dormia sob o engano de que ninguém podia escapar se suas mãos cruéis; o povo incrédulo aguardava a expectativa o espetáculo da eliminação de mais um crente; Pedro estava dormindo na prisão, e o perigo que lhe cercava, não lhe tirara o sono. Afinal, ele já havia passado por essas circunstâncias, e a morte seria o meio de levar-lhe até à presença do Senhor.

  De repente, o anjo entra na prisão; tudo é desfeito: as algemas e as portas são abertas sem necessidade de mãos, e Pedro, ainda atônito, deixa a prisão, sob a orientação daquele emissário Celestial, enquanto os guardas dormiam pesadamente.

  Tu estás vendo amigo, que os anjos estão plenamente ativos, servindo aos santos. É isso é o que diz o Espírito Santo em Hebreus 1:14: “São eles espíritos ministradores enviados para serviço, a favor dos que hão de herdar a salvação”. Mas eles não podem salvar qualquer pessoa. É provável que eles nem entendam acerca disso. Eles ficam impressionados com a salvação de uma alma; o Senhor Jesus afirma em Lucas 15:10, que há júbilo diante dos anjos de Deus quando um pecador se arrepende. Mas a obra salvadora não foi feita por eles. Porém foi feita pelo próprio Deus. Amigo leitor, Jesus não é um anjo; Satanás é um anjo, mas Jesus não. Ele é o próprio filho do Deus vivo, e aos anjos o Pai ordenou que adorassem o Seu Filho.

  Amigo, espero que a nuvem negra da dúvida seja dissipada, e tu possas enxergar claramente a tua responsabilidade. É seríssimo para tua alma, fatalmente tu não escaparás da condenação. Os próprios anjos são testemunhas desse fato, e eles contemplam admirados a tua dureza. Sem duvida lhes causa profunda tristeza ao ver um condenado recusando o livramento eterno.

Amigo leitor, os santos anjos farão grande festa ao verem o teu arrependimento e tua entrega a Cristo. Não é o desejo de teu coração nesta noite amigo ouvinte? Toda criação será testemunha viva de tua entrega hoje a noite a Jesus para tua redenção. Mas toda criação será testemunha de tua obstinada persistência no caminho largo. A tua ruína te espera nas trevas além.






Nenhum comentário: