sexta-feira, 28 de março de 2014

A PALAVRA NO LUGAR CERTO (10)




Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instrui-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” (Colossenses 3:16)
 O QUE FAZER PARA QUE A PALAVRA DE CRISTO HABITE EM NÓS:
             Caro leitor, o segredo de uma vida cristã firme e perseverante na fé, no amor e na santidade é a presença da Palavra de Deus habitando no crente. Há grande necessidade de homens e mulheres que realmente creem, que amam o Senhor, que não fogem diante das lutas e que não procuram caminhos fáceis para viver. Precisamos de homens e mulheres de fé perseverante, valentes em oração e aptos para mostrar ao mundo o quanto a verdade da glória de Cristo habita neles. A obra de Deus hoje precisa de homens que têm o temor do Senhor e esse temor é garantido nos corações daqueles que amam e vivem a verdade revelada no lar, no serviço, na escola e na igreja. O cristianismo moderno está cheio de elemento que odeiam o absoluto da bíblia, que amam e estão associados com essa fé sem qualquer estrutura e que segue qualquer coisa que agrada a todos. Então caro leitor, ou a Palavra de Deus habita nos santos ou tudo não passará de aparência, exatamente como os mundanos gostam. A falta da ortodoxia bíblica e definida é o passo seguro para a queda fatal.
             Veja amigo leitor, quando a Palavra de Deus ocupa os corações dos santos, ela põe seus pés em terreno firme e sólido. Aqueles que amam a verdade escrita logo percebem que estão ficando mais firmes e resistentes ao mal. Não demora muito para que a própria Palavra de Deus se encarregue de criar fé sólida e perseverante. Quando a Palavra de Deus começa a prevalecer e brilhar nos corações santificados, eis que as aparências mundanas começam a perder o valor, até mesmo aquilo é naturalmente lícito e santo. É a verdade eterna no íntimo que vai mostrando o quanto o mundo é realmente passageiro; o quanto suas cores vão se apagando; o quanto suas páginas vão sendo rasgadas, a fim de dar lugar às coisas eternas. Mas, a Palavra de Deus habitando no íntimo dos crentes dá aos crentes a habilidade de inundar o ambiente com a verdade. Veja bem caro leitor, que quando a Palavra de Deus habita no crente, ele realmente aprende amar seu próximo; seus pais são realmente respeitados e a família toma o lugar certo de família. A Palavra de Deus não desmancha as coisas certas da vida, pelo contrário ela dá as cores certas e o lugar certo no viver.
             Foi exatamente isso o que Deus transmitiu para Israel antes da entrada na terra prometida (Deuteronômio 6). Era a Palavra de Deus que deveria monitorar a família; os pais deveriam criar seus filhos num intenso ensino a respeito de Deus. Ao falhar nisso Israel perdeu a batalha para os inimigos, porque não havia base sólida da verdade para estruturar a nação. O livro de Juízes mostra a calamidade que veio sobre a nação porque ter desviado desse compromisso de obediência a Deus. Sempre Deus utilizou e há de utilizar Sua Palavra para o bem dos povos, e o responsável por isso é o povo de Deus no mundo. Quando a igreja está voltada de coração à Palavra da verdade, eis que o mundo respira uma atmosfera pura. Quando a Palavra de Deus é ignorada e usada apenas para a satisfação egoísta dos homens, eis que o mundo se transforma num palco de mentiras e maldades.
             Meu caro leitor, voltemos à Palavra; busque-a de coração. Aqui no Brasil vemos o quanto o livro de Deus tem sido desprezado, porque o povo corre atrás de suas banalidades, utilizando a Bíblia apenas como um instrumento de sorte. Não tem um castigo pior para um povo, se o Senhor retira Sua Palavra. Ele irá fazer isso, caso o povo de Deus não se arrependa. Ele não retira meramente o livro, mas sim a verdade, assim como Ele não retirou o templo nos dias de Ezequiel, mas apenas afastou Sua glória de lá. O avivamento começa com a Palavra nos corações dos santos; o avivamento é individual, quando corações são quebrantados diante daquilo que nos foi entregue na revelação de Deus!

Nenhum comentário: