segunda-feira, 24 de março de 2014

GRAÇA IRRESISTIVEL (12)




DEFINIÇÃO DE GRAÇA IRRESISTÍVEL

        Como Zaqueu poderia desobedecer as ordens daquele que é Soberano sobre todo universo? Como havia dito anteriormente, todos as muralhas da iniquidade, toda resistência do pecado, bem como todo poder das trevas, que até aquele momento dominavam e assenhoreavam daquela vida, caíram e sucumbiram perante a  majestosa ordem daquele que é Rei dos Reis. Cristo é o Senhor da Glória, por isso, toda potestade, soberania, poderes, tronos no céu e na terra rapidamente tem que cair aos seus pés e prestar-lhe obediência, querendo ou não querendo.
        Faraó pensava que fazia o que bem queria, quando disse para Moisés que não estava disposto a fazer o que o Deus de Israel estava lhe ordenando. O que Moisés lhe falou? “Ó Faraó, para isso Deus te levantou, para que o Nome dele fosse glorificado em toda terra.” Ao sair em perseguição contra o povo de Deus, Faraó não sabia que Deus estava lhe empurrando para que ele, com todo seu exército caísse na sepultura que Deus lhe havia preparado no Mar Vermelho. Mas, perante Zaqueu não estava o Filho de Deus ordenando que Zaqueu fosse atirado no castigo eterno. Ali estava o Bendito Salvador e Senhor que tinha vindo ao mundo para buscar e salvar Zaqueu. Era necessário cumprir esse ministério para que Deus fosse glorificado. Aquela ordem que partiu de seus lábios era para tornar Zaqueu numa alma bem aventurada, num herdeiro de Deus. Isso não é realmente maravilhoso? Em seguida, eis que o Senhor lhe disse: “Hoje me convém pousar em tua casa.” Jesus não perguntou a Zaqueu se podia ficar ou  não em sua casa. Era uma ordem.
        Devo mostrar essa verdade de uma maneira mais profunda. Em primeiro lugar o Senhor está expondo o fato que Ele é dono absoluto de todas as coisas. Dele é a terra e tudo que existe, conforme afirma o Espírito de Deus no Salmo 24. Será que o homem é dono de alguma coisa? Não! Deus afirma que Ele tira de quem Ele quiser e dá a quem quiser. O pecado havia seduzido e enganado Zaqueu até aquele momento, e Zaqueu achava que era senhor e dono absoluto de tudo o que havia ganho. Ele vivia em seus sonhos que logo seria desvanecido com a morte. Em Jericó havia uma casa, a casa de Zaqueu, e ali entrava quem? Somente os inimigos de sua alma.
        Não é exatamente assim que vivem os homens? Em suas casas entram exatamente aquilo que o pecado quer, porque são escravos do pecado. Em suas casas entra pinga, cervejas, imoralidades, e juntamente com essas coisas entram inimigos como resultado. Entra briga, confusão, maldade, discórdia, mentira, idolatria, desonestidade. Na casa de Zaqueu habitavam esses súditos do mal. Mas o Rei da Glória havia de entrar naquela casa, e onde a luz do sol entra, as epidemias são banidas.
        Outra verdade bendita, o Senhor Jesus deveria entrar no coração de Zaqueu para reinar ali.  “Levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória...”  O problema maior não era na casa  onde Zaqueu residia, mas em seu coração onde o pecado reinava. Quando o pecado ainda habita no coração do homem, ele há de servir o pecado onde quer que esteja. Dentro da escola, em sua casa, no emprego, sozinho no quarto, andando na rua, porque ele não passa de ser um escravo e todos os membros de seu corpo serão instrumentos na prática de toda e qualquer injustiça.
        Mas o Senhor Jesus queria entrar e habitar no coração de Zaqueu, assumindo o trono de sua vida.  Em Apocalipse 3:20 o Senhor Jesus apresenta Seu ministério de salvar quando Ele diz: “Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu cearei com ele e Ele comigo.” Meu amigo, não deseja receber esse maravilhoso visitante, entrando dentro da casa de seu coração para reinar em sua vida?  Neste momento você anseia a salvação? Então, pode estar certo que é algo glorioso e eterno acontece em sua vida, pois o Senhor está lhe atraindo para que você seja Dele para sempre.
       


Nenhum comentário: