sexta-feira, 28 de março de 2014

INDECISÃO EM RELAÇÃO A DEUS




Fez ele o que era mal, porquanto não dispôs o coração para buscar ao Senhor” (2 Crônicas 12:14).
         Caro leitor, podemos aprender muito com a vida de Roboão. Ele não foi tão mau como outros reis foram, mas a verdade é que o mal cometido é mostrado de diversos modos, não tanto de propósito quanto por negligência. Os maus efeitos do pecado de Salomão e da idolatria de sua mãe refletiram no filho. Qual foi o problema? Faltou disposição no coração de Roboão.
         Primeiramente, ele não começou buscando ao Senhor (2 Crônicas 10:1). O alicerce sólido não foi lançado para um reino de justiça e retidão, pois Roboão não voltou de coração para o Deus de Israel, assim como agiu seu avô – Davi. Sua indecisão mostrou que estava sempre inclinado para o mal. É assim o que acontece quando a fé não está firmada na verdade conforme nos foi revelada, porque um coração dividido tem conflitos internos lá dentro e sempre há de acenar para o erro. “Ora, como podem agir prudentemente e com prosperidade aqueles que não são guiados pelo Senhor?” (Spurgeon).
         Em segundo lugar, Roboão não era firme e perseverante em buscar ao Senhor. Por três mostrou que era leal e fiel, e isso trouxe bênçãos sobre seu reino. Foi um maravilhoso período de avivamento. Alguns agem assim, porque começam bem e parece que vão ser verdadeiros instrumentos de bênçãos neste mundo. Mas no caso de Roboão, quando as brisas do conforto e da prosperidade chegaram, eis que abandonou o Senhor (2 Crônicas 11:13, 17). Quantos agem assim, pois por um bom tempo parecem firmados na graça; dão impressão que vão dar fruto para a glória de Deus. Mas não demora muito e sentem o peso da cruz, abandonam o caminho santo para seguir os conselhos do mundo. Simplesmente abandonam o Senhor, porque abandonam Sua Palavra.
         O que aconteceu com aquele rei tão indeciso? Seu coração que antes parecia tão humilde e mostrou-se estar cheio de orgulho, arrogante. Por esse fato Deus o entregou nas mãos de Sisaque, rei do Egito (2 Crônicas 11:5). Caro leitor, é a soberba no coração que nos faz afastar do Senhor e mostramos isso deixando a simplicidade da vida cristã, deixando a oração, a santidade e a força da graça, a fim de seguir aquilo que o mundo nos mostra ser tão belo e melhor. Acontece com muitos que são abençoados com bênçãos materiais, com confortos mundanos.
         Mas, o que aconteceu com Roboão? Quando viu que o castigo de Deus veio como consequência, logo se humilhou e foi perdoado. Mas eis que a bonança do perdão de Deus não veio subitamente, pois o Senhor o deixou entregue nas mãos do perverso Sisaque, a fim de mostrar o quão terrível é dar as costas a Deus para fazer o que a carne quer. No caso de Roboão, seu arrependimento foi superficial, não foi de coração, porque Deus lhe tirou do conforto. Quando tomou a posição de rei novamente não buscou reformas espirituais, nem celebrou a páscoa. Apenas admitiu que o Senhor era justo (2 Crônicas 11:6).
         Meu amigo, tem você um coração indeciso? Por fora parece ser fiel, dedicado e consagrado, mas por dentro está em aliança com o mundo? Por que agora mesmo não confessa? Por que não se humilhar perante o Senhor? Por que não encher seu coração de confiança Nele e em Sua Palavra?

Nenhum comentário: