quinta-feira, 27 de março de 2014

A PALAVRA NO LUGAR CERTO (9)




Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instrui-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” (Colossenses 3:16)
 O QUE FAZER PARA QUE A PALAVRA DE CRISTO HABITE EM NÓS:
             Caro leitor, todos os verdadeiros crentes amam a Palavra de Deus, mas isso não significa ausência de combate. A graça nos deu herança, mas somos nós que temos de conquistar essa herança pela fé, na força da graça, assim como Israel conquistou a terra prometida pela espada. As coisas da carne não precisam de luta, pois tudo funciona segundo as normas da natureza. É só seguir a correnteza normal da vida que tudo estará à disposição da carne. Mas no que tange as coisas eternas, certamente exige que homens e mulheres crentes sejam corajosos e fortes. Então, conquistar a Palavra de Deus como habitante em nós é trabalho que exige da nossa parte muito esforço.
             Caro leitor creio que devo esforçar-me no afã de ajudar os irmãos em Cristo nesse grande desafio. Eu sei que o mundo hoje tem entrado nas casas oferecendo tanto conforto e facilidades e isso pode ser grande perigo para os crentes. Hoje, assentados em nossas casas temos tudo à disposição naquilo que a carne tanto gosta, porque eu sei que se o mundo conquistar os corações com suas iguarias da carne e dos olhos, dificilmente homens e mulheres vão querer a Palavra de Deus. Nunca haverá harmonia entre o mundo e a Palavra de Deus. Se um for amado, o outro será odiado e desprezado. Então, não poderá haver comunhão entre ambos, pois quando o mundo prevalece em nosso viver, a fim de encher a carne com suas vaidades, então a Palavra de Deus será apenas um instrumento para garantir nosso sucesso mundano.
             Caro leitor, Satanás sabe bem o quanto a Palavra dá força ao coração, concedendo vigor na verdade e habilitando o homem para a batalha contra o reino da mentira. Satanás sabe que a Palavra de Deus habitando no crente faz dele um soldado destemido e vitorioso. Por essa razão satanás agiganta o mundo perante nossos olhos, de tal maneira que passemos a considerar o mundo como um paraíso inigualável. Enquanto a Palavra de Deus nos faz olhar para cima, satanás eleva os homens na vaidade, a fim de olhar o mundo lá em baixo. Não foi assim que satanás tentou o Senhor Jesus, fazendo-O contemplar o mundo como se fosse a relíquia tão desejada? Ora, se ele fez assim tentando o próprio Senhor da glória, quanto mais homens e mulheres que habitam nesse corpo feito de barro e que um dia foram levados pelo engano deste sistema maligno.
             Caro leitor, que você se ocupe com esses santos pensamentos; que você medite bem nisso. É você realmente um crente? Está caminhando firme para o céu? Como? Sem a espada do Espírito no coração? Sem as munições devidas para lutar? Se a Palavra de Deus não habita em seu coração, como verdadeira luz brilhando e mostrando gradativamente as glórias que hão de vir, certamente você é um derrotado. Se não ama o livro de Deus, é porque não é de Deus (João 8:57). Meu caro leitor, não há outra maneira de viver a vida cristã, pois Deus não tem caminhos diferentes para grupos diferentes. Não tem um viver espiritual para os mais requintados; não há um caminho mais aprazível em direção ao céu para um grupo de crentes especiais. Todos os crentes são chamados à guerra e nossa luta é igual, contra satanás e suas forças Efésios 6); todos são convocados a usar a armadura de Deus; todos estão num só caminho, o caminho estreito e enfrentam os mesmos inimigos.
             Então, caro leitor, agora é o momento para um grande desafio em sua vida. Você enfrenta satanás, com suas maiores e mais habilidosas articulações religiosas de todos os tempos. Nunca houve um tempo tão carregado de engano como agora. Por essa razão quero exortar a todos para uma volta de coração à simplicidade da Palavra, a fim de que ela passe a habitar nos corações dos santos. Precisamos de um avivamento e isso não pode ocorrer sem a poderosa Palavra de Deus. Está disposto irmão? O caminho não é fácil, mas é o caminho certo para todos os valorosos soldados do Senhor!

Nenhum comentário: