segunda-feira, 24 de março de 2014

A SITUAÇÃO IMUNDA DO PECADOR (12)




Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal” (ISAÍAS 1:16).
 A TENTATIVA INÚTIL DE ENCOBRIR A SITUAÇÃO.
         Caro leitor, os homens mundanos sempre quiseram encobrir suas imundícies; sempre tentam cauterizar suas consciências; sempre estão sendo enganados pelos seus próprios corações corrompidos. No pecado os homens estão surdos e cegos para suas condições, pois não percebem o quanto a corrupção corrompe o viver. Caro leitor tudo está indicando de onde os homens vieram – do pecado. Tudo está declarando que o Senhor Deus não é culpado, porquanto Dele não emana nada que é pecaminoso. Veja o caminho dos homens, veja como estão sempre prontos e espertos para o mal; veja como seus caminhos são cheios de malícia e lascívia; veja como buscam a descida rumo àquilo que é agradável a carne e prejudicial a si e ao próximo.
         Também, tudo mostra o quanto estamos cercados de resultados desastrosos do pecado. Continuamente temos que lutar contra aquilo que pode nos levar para a sepultura. A morte é uma companhia que milita em cada milímetro de nossos corpos e nada podemos fazer para escapar da atuação dessa maligna e cruel inimiga. Mas nada disso desperta qualquer bom senso nos corações enganados; nada leva o homem a pensar, meditar e agir conforme os retos caminhos do Senhor. Todos os caminhos traçados pelos homens são carregados de perigos e tudo, até mesmo a criação proclama a loucura dos homens no pecado. No pecado os homens buscam a paz, felicidade e amor no convívio com a maldade no íntimo, e não percebem que em tudo estão agindo ao contrário, que estão destruindo os valores lutando contra o bem. O pecado no íntimo é essa constante imundície; o pecado no coração vai marcando o seu caminho como lesma; vai mostrando a todos o quão os homens são realmente imprestáveis perante Deus.
         Outro detalhe é que no pecado os homens buscam as bênçãos de Deus para continuar em suas iniquidades. Querem lucro financeiro a fim de gastar com seus prazeres. O que acontece quando são favorecidos materialmente? Simplesmente vão alimentar as imundícies de seus corações. Sem a purificação de seus pecados, para que serve o sucesso? Para que casas, dinheiro, carro, amizades e prazeres? Tudo isso servirá para acumular ainda mais tanta maldade. No pecado o homem não serve para o bem de seu próximo. No pecado tudo é estragado e tende a corromper os outros. Não há liberdade, se nosso caminho não for do agrado de Deus; não há felicidade, se aquilo que estivermos fazendo não for para a glória de Deus; não há qualquer benefício, nem mesmo na religião, se não for pautado pelo amor de Deus em nós.
         Mas é assim o homem no pecado. Ele há de buscar seus ídolos, porque estes não veem, não falam, nem ouvem. Os falsos deuses não se levantam contra a iniquidade. Mas o Deus da Bíblia, o glorioso e vivo Senhor continua ordenando aos ímpios e profanos: “Lavai-vos, purificai-vos...”. Essa ordem é dirigida a todos: ricos, pobres, cultos, ignorantes, jovens, idosos, meninos e meninas. Não fiquem pensando que com algum truque conseguirão agradar a Deus. É labutar inutilmente, é afrontar o Senhor no viver, é aumentar ainda mais Sua ira.
         Milhares hoje pensam que muito barulho, louvores com gritos e instrumentos musicais conseguirão atrair o favor do Senhor. Tudo inútil! Os pecadores individualmente são chamados à humilhação perante o Senhor; todos são chamados ao arrependimento; todos são convocados a sentir sua miséria e condenação merecidas. O que adiantou todo esforço religioso de Saulo? Todo esse ajuntamento solene foi mostrado como trapo, assim que conheceu o Senhor Jesus na salvação. Para que todos os bens ajuntados por Zaqueu? Assim que conheceu o Filho de Deus percebeu logo o quão inútil foi seu viver em torno de seus próprios interesses. Para que toda pompa da posição de príncipe dos fariseus, quando Nicodemos precisava nascer de novo, caso contrário não entraria no reino de Deus? 

Nenhum comentário: