terça-feira, 25 de março de 2014

“OS PODEROSOS FEITOS DE DEUS” (27)




Os que se assentaram nas trevas e nas sombras da morte, presos em aflição e em ferros, por se terem rebelado contra a palavra de Deus e haverem desprezado o conselho do Altíssimo” (Salmo 107:10,11)
                                    Amigo leitor estamos vendo no verso 11 o motivo porque homens e mulheres descem para essa região da sombra da morte e ali ficam escravizados no mal, eles rebelaram contra a palavra de Deus e desprezaram o conselho do altíssimo. Que hoje tu voltes para a preciosidade da palavra de Deus, a fim de que tu fiques conhecendo o fato que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.
                                    Agora, devo conduzir o leitor no verso 12, para que vejamos o resultado da rebelião do homem contra a palavra de Deus. Eis o que diz o Espírito de Deus: “De modo que lhes abateu com trabalhos o coração, caíram e não houve quem os socorresse.” Podemos perceber pelo verso lido que dois resultados ocorrem: O primeiro é o resultado no íntimo, e o segundo é o resultado social. Trato aqui do primeiro. “De modo que lhes abateu com trabalhos o coração...”  Não tem algo pior para o ser humano do que os resultados que o pecado traz  ao coração. No salmo 32 podemos averiguar a experiência do salmista porque ele calou o pecado no íntimo, então veio o sofrimento dia e noite.
                                    É exatamente isso o que acontece com os pecadores que acumulam o mal no seu coração. Há um sofrimento terrível no coração de um pecador quando o Espírito de Deus mostra os terrores da maldição da lei de Deus. Feliz é a pessoa que pode experimentar esse sofrer como preparo de Deus para conduzi-lo ao arrependimento e posteriormente à fé em Cristo. Meu amigo, quantas e quantas pessoas estão à busca de uma paz, de uma felicidade íntima, mas jamais vão encontrar porquanto estão buscando em coisas que apenas encobrem o mal. O pecado oculto no coração funciona como ferrugem. Se cobrir a ferrugem com tinta, não vai demorar para que manifeste novamente seu poder corrosivo.
                                    A alma que carrega suas transgressões dentro de si, não entende que o razão de seu sofrer, de sua miséria, de suas fugas, do por que vive atrás de entretenimentos, é porque o peso de suas culpas continua lá dentro. Muitos correm atrás de orações para ver se há uma oração milagrosa que venha lhe conceder paz e felicidade. Após a oração, especialmente se foi feita com muito fervor e voz alta, haverá uma impressão por parte da pessoa que tudo foi resolvido, e ela até sentirá bem. Mas não passa de engano da carne, e aumentará ainda mais o mau, porquanto a pessoa seguirá pensando que seu problema não é com Deus, mas sim consigo mesmo.
                                    Outros procuram psiquiatras e encontram alívio momentâneo através dos remédios, mas o problema da alma não é resolvido com remédios, porquanto esses medicamentos funcionam como drogas apenas inibindo o problema. A tragédia do pecado no íntimo do homem causa perturbação, aflição, brigas, conflitos, atrai enfermidades físicas, e  causa até mesmo envelhecimento precoce. Pensemos naquela mulher adúltera, cuja história é contada em Lucas cap. 7. Ela sentiu dentro de si o resultado de seu pecado, e aquilo foi um peso angustiante para sua alma, e ela ficou assim em desespero, como que vagando de um lado para outro, sabendo que seu problema era com Deus, então ao invés de buscar paliativos, ela foi diretamente aos pés de Deus.
                                    Prezado leitor, por que encobrir suas culpas, e tentar disfarçar usando meios humanos para trazer alívio e paz para tua alma? A palavra de Deus vai diretamente à raiz do teu problema, e o grande afirma que tu ficarás assim como as ondas do mar, sem paz na alma.

Nenhum comentário: