quinta-feira, 1 de março de 2012

A PROTEÇÃO DE DEUS AO SEU POVO (9)


 

Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia” (Salmo 91 versos 5 e 6)

         Prezado leitor, quero lhe convidar a olhar comigo este salmo tão cheio de glórias, porque é a palavra de Deus, Deus está falando, e se é Deus quem está falando, requer de nós que fiquemos humilhados, que fiquemos em silêncio, lembrando que Ele é o Oleiro, e nós somos o barro. Desta maneira ouçamos a voz tão amável, tão cheia de ternura, misericórdia e compaixão desse Deus, Senhor da glória que nesse Salmo está falando e mostrando aos salvos a maneira que Ele, Deus, é a proteção, o escudo e que e Ele mesmo vai conduzir o salvo neste Vale da morte, por este mundo perigoso, neste mundo onde trava uma verdadeira batalha do mau contra o bem, onde perigos rondam por todos os lugares, onde os caminhos estão cheios de inimigos. Esse Deus há de guiar os crentes pelo caminho até que os salvos entrem triunfantemente na Nova Jerusalém, o lar eterno.
         É necessário que entendamos que o salmo 91, esse salmo, porquanto é um salmo dos vencedores. É bom que o leitor entenda que aquele que já se refugiou no sangue do Cordeiro, o pecador que foi a Jesus buscando Nele a salvação eterna; buscando ser justificado pelo sangue, e que agora e para sempre é salvo por Jesus, nascido de novo, possuindo agora a vida eterna, essa pessoa é mais do que vencedora. Essa vitória, essa posição de vencedor, não é porque tal vitória foi conquistada pelo crente. Aquele que agora é crente, não passa de ser um nada, se houve salvação foi por causa da misericórdia de Deus que lhe tirou do estado de miséria para colocá-lo na posição de glória em Cristo Jesus. Então, amigo, a posição de mais do que vencedor é por causa daquele que nos amou. O Espírito Santo afirma isso em Romanos 8. Portanto, aí está a vitória daquele que é verdadeiro crente em Cristo.
         Preste atenção nos versos 5- 8 do salmo 91, e ao examinar esses versos você verá que Deus está mostrando aquele que foi salvo os perigos do caminho por onde está trilhando neste mundo maligno. Tem um hino em nosso hinário que diz: “Muitos falam dos perigos do caminho em que estou, mas não vêem a luz que brilha ao redor por onde vou”. Devemos dar glória a Deus porque Ele informa ao crente a respeito do caminho por onde tem que passar. Que enfrentemos essa realidade bendita seriamente. Que não inventemos outro caminho, para que jamais vivamos como vivem aqueles que transitam pelo caminho largo. Que jamais vivamos assim, da maneira que o mundo pensa e vive. Aquele que é verdadeiramente crente em Cristo, deve se esforçar para aprender a pensar e viver aquilo que Deus fala em Sua Palavra Bendita.
         Amigo leitor, pelo Salmo 91 o crente verdadeiro é convocado a ver que a jornada dele neste mundo, não é nada fácil, em nada é aquilo que pregam os falsos profetas nos dias de hoje. Deus não apresenta um caminho bonito e agradável para o crente andar. O crente deve lembrar que ainda não tem chegado ao céu. A nossa festa eterna será na Nova Jerusalém; o hino verdadeiro será entoado lá, e ainda não chegamos ao céu, estamos em pé de guerra contra o mal e não há nenhuma trégua aqui; somos convocados para a guerra como diz o hino: “Um pendão real vos entregou o Rei a vós soldados Seus”. Devemos lembrar que nossos verdadeiros inimigos estão agindo, estão alertas e prontos para atacar e que somos chamados para a guerra contra o mal continuamente dia e noite e que devemos nos prevenir contra as astutas ciladas do diabo. Ciladas que especialmente em nossos dias são mais perigosas, e que por isso devemos estar alertas, muito mais agora quando satanás tem se manifestado como “Anjo de Luz”.
         Nunca devemos esquecer que é nosso dever voltar para a autoridade da palavra de Deus, porque o maior terror para satanás é a autoridade da palavra do Deus Fiel e Verdadeiro. Ela é aterrorizante para ele, pois é Ele o pai da mentira e a palavra de Deus é a Palavra de verdade, e não tem terror maior para a mentira do que a confrontação com a verdade. O caminho pelo qual passamos por aqui não é o caminho de ouro da Nova Jerusalém. Atravessamos um deserto abrasador com perigos atrás, dos nossos lados, perigos à nossa frente; por baixo de nossos pés está o inferno que arde com seu fogo inextinguível, e por cima de nossas cabeças tem as hostes espirituais da maldade os quais carregam profundo ódio contra aqueles que são chamados de eleitos do Senhor. Esse é o caminho pelo qual os remidos têm que atravessar, caminho conhecido por Deus, preparado por Deus e contamos com a bênção de ter esse Grande Senhor à nossa frente sendo nosso escudo e proteção.
         Falei dos perigos sem contar aqui dos perigos que enfrentamos no terreno humano, diante de uma multidão pressurosa por andar no pecado. Vemos homens, mulheres, meninos e meninas vivendo continuamente no pecado. Vemos a cada engrossando ainda mais o caldo do diabo nesta panela chamado mundo maligno. Vemos aumentando ainda mais o ódio contra o Deus Santo e os homens trabalhando num esforço incomum para descobrir meios em como tornar esta vida pecaminosa que eles levam ainda mais prazerosa procurando adicionar mais mel do inferno no pecado, procurando tornar suas paixões em atitude infames. Além do mais estão procurando por todos os meios derrubar os verdadeiros crentes para que eles também, não somente aprovem os ímpios caminhos nos quais eles estão andando, como também querem derrubar os santos de Deus para que estes caiam na mesma lama onde eles atolados. A bíblia ordena: “Apartai-vos deles, vós que carregais os utensílios do Senhor”.
         Contamos também, com outro grande e terrível perigo apresentado pela bíblia que é nossa inclinação física para o pecado. Todo crente carrega essa inclinação em seu corpo para o pecado enquanto estiver habitando neste mundo. Carregamos em nosso corpo mortal uma inclinação para o mal, e somos totalmente direcionados fisicamente para a maldade. Esta é a inclinação que o crente tem em seu corpo para o pecado. Aquele que um dia foi salvo por Cristo sabe por experiência o que é a perversidade do seu próprio coração, por isso se apega mais e mais ao Senhor. O verdadeiro crente conhece o que ele é em suas tendências pecaminosas; sabe o quanto está pronto para caminhar para a maldade, mas luta por vencer isso, luta por crescer em santidade e não fica parado espiritualmente porque sabe que deve crescer a cada dia a fim de parecer mais e mais com Cristo.
         Com esses fatos em mente, convencidos que é esta a verdade, fatos que o crente deve receber e acolher em seu coração, é que devemos agora encarar o salmo 91 com uma fé sincera, com responsabilidade cristã, com regozijo no espírito, sabendo que o Deus da bíblia é o nosso escudo e proteção; sabendo que esse Deus Fiel, maravilhoso e Bondoso, Ele se posiciona como nosso Castelo Forte. Que saibamos disso e que enfrentemos esse fato pela fé. Esse Deus está claramente mostrado no Salmo 91 que Ele vai à frente do Salvo. Ele não empurra a sua ovelha, pelo contrário, Ele toma à frente, porque é Ele o Grande Pastor das ovelhas. Ele afirma que nunca, jamais abandonará os Seus; Ele jamais vai expor os Seus aos perigos e assim os abandonará como fazem os mercenários. Em Hebreus Ele diz para o salvo: “Eu nunca te deixarei; nunca, jamais te abandonarei”. Que fiquemos apegados a esta verdade, que saibamos que diante desses fatos, os perigos pelos quais passamos nesta vida, perigos que são mencionados no salmo 91 jamais irão nos tocar para nos destruir eternamente. Ele afirma em João 10:28 que as ovelhas dEle jamais perecerão eternamente. Nunca satanás há de ferir o salvo para jogá-lo no inferno, pelo contrário, os perigos mencionados no salmo 91, tais perigos trabalharão unidos para o bem do salvo. Amigo leitor, aí está a glória dessa salvação bíblica; aí está a glória do caminho do Senhor. Os perigos que cercam o povo de Deus, esses perigos trabalham para o bem daqueles que foram salvos; tais perigos são matérias da escola divina.
         É bom esclarecer aqui que os crentes verdadeiros não estão imunes aos perigos físicos que o mundo sofre. Essa teologia pregada por aí que aqueles que pertencem ao Senhor jamais sofrerão qualquer problema de ordem física; que os crentes jamais sofrerão qualquer perseguição ou provação, essa teologia não é bíblica. Nada tem a ver com aquilo que a Palavra da verdade apresenta. Então, devemos rejeitar de todo coração essa falsa teologia tão badalada em nossos dias, teologia que cheira muito amor ao dinheiro. Preste atenção, o crente verdadeiro está para sempre livre dos perigos eternos. Está livre da condenação do inferno, porque pelo sangue ele escapou da Ira Justa de um Deus Santo tendo se abrigado em Jesus, conforme Paulo diz em Romanos 5:9: “Sendo pois justificados pelo seu Sangue, seremos salvos da Ira”. Amigo leitor é importante que procuremos discernir o que é erro e o que é verdade, entre o falso e o verdadeiro. Esperar que o receber Jesus, receber uma oração da bênção, vai transformar nosso caminho aqui neste mundo em completa felicidade; vai transformar nosso caminho num mar de rosas, longe de dificuldades, de dores, perturbações e problemas, está longe de ser o caminho cristão conforme está ensinado nas escrituras.
         Então amigo, tal ensino em nada tem a ver com aquilo que o Espírito apresenta em seus registros inspirados. Que fujamos desse ensino para voltarmos somente e tão somente para a autoridade firme e inerrante da palavra eterna. Que hoje o Espírito de Deus venha levar seu coração a um genuíno avivamento, e avivamento é voltar para a palavra de Deus porque não existe avivamento fora da palavra.
         Então, quero convidar o amigo para olhar os perigos do caminho por onde anda o verdadeiro crente, conforme o próprio Deus apresenta no salmo 91 a partir do verso 5. Em oração sincera peça que o Autor da Palavra abra seus olhos da fé para que você veja aquilo que os olhos da carne não podem enxergar; para que você veja aquilo que a sabedoria do mundo afirma ser loucura, pois o que temos no salmo 91 é a sabedoria de Deus. Já pudemos ver no verso 3 que Deus prometeu livrar o salvo dos laços preparados por satanás e, também, prometeu livrar o salvo da peste perniciosa que é a morte eterna. Agora veremos a linguagem divina que descreve os perigos do caminho onde estamos atravessando no dia a dia deste mundo.
         
















Nenhum comentário: