segunda-feira, 26 de março de 2012

CRISTO E SUAS OVELHAS (14)



 “Eu lhes dou a vida Eterna; jamais perecerão eternamente: e ninguém  as  arrebatará de minha mão”  (João 10:28)
         Amigo leitor o Filho Eterno do Deus Vivo, afirma nesta maravilhosa passagem lida que as suas ovelhas “jamais perecerão eternamente”. Isso é perfeitamente lógico! Se o lugar dos mortos é entre os mortos, naturalmente o lugar dos vivos é entre os vivos. A ovelha foi salva? Sim! Recebeu a vida eterna? Sim! Então jamais poderá perecer. Seria irracional isso ver alguém que um dia foi salvo; foi-lhe dado vida eterna, e agora partindo para o inferno! Absurdo dos absurdos! É o cúmulo do engano! Creio eu que paralisaria até o próprio inferno, e o Geena, o lugar de sofrimento eterno ficaria estarrecido ao ver uma pessoa salva, descendo para sofrer ali a sentença da condenação eterna. O que o Senhor Jesus está declarando neste verso? Simplesmente o mestre está expondo o glorioso trabalho da graça de Deus, operando na salvação do pecador perdido. Como diz no cap. 1 do mesmo evangelho, no verso 16: “Porque todos nós temos recebido de sua plenitude, e graça sobre graça”.
         Então, o autor da vida está apenas mostrando o resultado da salvação eterna que Deus oferece ao pecador. A pessoa que é nascida de novo, passa a ter uma vida nova que advém do novo nascimento, a vida eterna, e então tal pessoa jamais poderá ir para o sofrimento Eterno, como está dito na frase: jamais perecerão Eternamente. É impossível para aquele que é salvo descer ao abismo de trevas e desespero eterno. Ali é o lugar da Ira flamejante, do furor desse Justo Deus; é o lugar do castigo Eterno; é demonstração da Eterna vingança  de um Deus que não pode tolerar a presença do pecado. Então, aquele que nasceu de novo está plenamente livre da Ira justa desse Santo Senhor. Ele já foi nascido de novo; ele é agora que possui a natureza de Deus (2pd.1:3). Ele é agora alguém que entrou na família celestial (Ef.2:19); Ele é alguém que foi redimido comprado com um Altíssimo preço de sangue (1 Pedro 1:18, 19);  Ele é agora um herdeiro dos céus; 2 Pedro 1:4 é fato que antes ele se encontrava longe, separado, réu, condenado, era um filho da Ira, mas foi aproximado pelo sangue da cruz e feito concidadão dos santos. A graça livre e soberana desse Deus foi quem realizou tal obra na vida dessa pessoa.
         Nada houve nele que merecesse a Bondade de Deus, pelo contrário, Ele era o mais indigno dos pecadores; nada que agradasse ao senhor existia no seu coração tão somente ali era a oficina da maldade; no sentido espiritual, desde a planta do pé até a sua cabeça, só existia chagas, lepra da iniquidade. Não somente a justiça de Deus exigia que Ele fosse atirado ao poço da perdição; exigia que ele fosse contado entre aqueles habitantes do fogo Eterno.  Se fosse contar os seus pecados cometidos diariamente por pensamento, por palavras e por fatos, a soma seria incalculável. Seria uma multidão inumerável de pecados como a areia das praias. Não se pode medir a profundidade de sua culpa; nem a altura de sua transgressão; nem o comprimento e largura de sua maldade. Ele era assim. É uma foto do homem espiritualmente morto, tão horrível! É a desgraça do pecado na vida do ser humano.
         Então, essa pessoa que agora é salva, era assim. Foi a ação da livre graça de Deus operando e lhe concedendo vida nova. É o Senhor Deus fez isso nele porque quis fazer. O Senhor Deus não tem obrigação de salvar ninguém; Ele é livre para agir. Não fique pensando que Deus é obrigado a usar de sua graça e misericórdia. A justiça exige punição, mas a misericórdia age como bem quer. Eu espero que o amigo esteja podendo enxergar um pouco o perfil daquele que é chamado de crente! Ele é salvo, porque Deus o salvou; Ele tem vida agora porque a livre graça lhe concedeu. Toda essa posição de honras e favores eternais foi lhes outorgados mediante a ação da misericórdia desse Santo Deus. Tal pessoa jamais poderá ir para o sofrimento eterno. Não há possibilidade. Como havia dito anteriormente, seria isso o cúmulo do absurdo. Ele pertence ao amor eterno do Deus que lhe escolhe e nada poderá lhe separar do amor de Deus que está em Cristo. Ele não esta mais entre os culpados, pois foi justificado pelo sangue vertido. Deus mesmo declara que não pode ver mais culpa nessa pessoa. Então, é claro, é lógico, é certo que Ele jamais vai perecer eternamente. “Rendei graças ao Senhor porque Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre”.
         O que eu mais poderia acrescentar nesta mensagem? Estou na certeza que tenho de bater o martelo da pregação, até que o entendido da verdade chegue ao seu coração. O fato é que pecado inverteu o homem, colocando-o na região da mentira, mas seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Vou ser enfático em falar da soberana graça. Amigo leitor chegou tal verdade salvadora ao seu coração? Alojou-se ali? Eu espero que sim. O grande Deus sabe que o coração do homem é enganoso; e Ele mesmo afirma que Ele estende a sua graça salvadora ao humilhado, ao quebrantado; aquele que já no pó do desespero.
         Meu amigo, somente quando você se vê lá no intimo em situação de miséria, de perdição; somente quando você se vê no intimo amaldiçoado pela santa lei que foi ofendida, quebrada, transgredida, é que você vai pedir ao Senhor que Ele venha interferir em sua vida com riquíssima misericórdia Dele. Como você está neste momento? A fonte de água viva está fossando para o sedento; a porta da graça se encontra aberta, não quer entrar. Ele o Senhor quer salvar e pode salvar. Não pense que Ele quer lhe julgar! Saiba que Ele tem prazer em salvar.
        

Nenhum comentário: