terça-feira, 6 de março de 2012

A PROTEÇÃO DE DEUS AO SEU POVO (12)



“Não te assustarás dos terrores noturnos, nem da seta que voa de dia; nem da peste que se propaga nas trevas; nem da mortandade que assola ao meio-dia” (versos 5 e 6)

         Amigo leitor é bom lembrar que até mesmo satanás é usado por Deus para trazer benefícios nas provações. Isso é de grande significado para aquele que é genuíno crente. Deus garante que aquilo que vem como castigo contra os pecadores que ainda permanece em seus pecados, não vai atingir aquele que é crente com a mesma intenção de castigo. O que serve de castigo para o ímpio, serve de bênção para o salvo. Quando algo atinge qualquer um que é salvo tem o propósito de trazer ao crente preciosas lições para seu aperfeiçoamento. Aquilo que é usado por Deus com a intenção de castigar os inimigos do Senhor, serve como meio de fortalecer e aperfeiçoar o crente tornando-o mais parecido com Jesus em seu viver.        Ora, isso deve mover o crente a dar graças a Deus por tudo. É uma ordem dele para dar graças por tudo, tendo em vista que tudo contribui para seu bem. Então, irmão em Cristo, será que todas essas maravilhas da graça não chegam ao seu coração para lhe encher de alegria e de profundo ânimo a fim de que possa continuar se andar na vida cristã com firmeza e resignação? Você tem percebido a sutileza e os ardis de satã nestes últimos dias tentando mudar a mensagem e perverter o verdadeiro evangelho?
         Então, ciente desses fatos é preciso que você tome alento; que você revigore seus joelhos espirituais; suas mãos que estão enfraquecidas; que você tome alento para andar, tendo em vista que sua jornada até ao céu é uma jornada perigosa e que você é alvo de ódio, mas que tem um Deus que prometeu nunca, jamais lhe abandonar. E mesmo que tudo parece dizer que Ele lhe abandonou, não é verdade. As nuvens negras não significam que o sol foi embora. O sol permanece. Aquele que é Fiel e Justo Ele é o Pastor que conduz Seu povo, Ele é o Guia do crente até a morte. Que preciosa notícia saber que confiança que temos um amado pastor para nos conduzir por este Vale até a entrada da Nova Jerusalém.
         Caro leitor, estamos vendo neste salmo 91 o perigoso caminho onde trilha o crente neste perigos e dores, caminho onde vemos o mundo passar indo em direção contrário. O mundo desce, o verdadeiro crente sobe. O mundo anda nesse caminho sem poder ver os terrores que cercam porquanto o mundo sem Deus dorme um gostoso sono nas mãos do maligno e se sente profundo contentamento com o prêmio que o pecado lhe oferece constantemente. O salmo 91, entretanto, mostra o quadro de miséria em que passa este mundo o qual é liderado pelo príncipe das trevas. E aquele que é crente em Cristo, salvo, que está abrigado à sombra do Onipotente, deve estar consciente desses fatos e deve aprender como viver a cada dia humilhado debaixo dos cuidados da Potente mão de Deus, do contrário cairá ante a investida dos inimigos. Já falei acerca das setas que voam de dia; já falei no sentido de que há perigos que assolam este mundo, perigos que são usados como juízos divinos. O ser humano tem sua vida ameaçada sem saber se vai continuar vivo dentro de minutos, horas, dias. Amigo, os terrores invisíveis podem atingir qualquer pessoa em qualquer idade, em qualquer posição social e em qualquer lugar neste planeta. E andar neste mundo, passear neste mundo, transitar neste mundo como faz o pecador sem salvação é realmente dispor sua alma a um suicídio.
         Tenho mais um argumento para tratar com respeito as setas que voam de dia. Creio que essas setas são lançadas em forma de perigosas tentações para derrubar o crente. Nenhum crente deve se gabar, se orgulhar de estar imune aos perigos espirituais. Vejo uma perigosa teologia que apresenta isso hoje. O Senhor Advertiu seus discípulos sobre a necessidade deles estarem vigilantes, atentos no espírito, por quê? Ele responde: “A carne é fraca”. Amigo, não existe uma vida cristã que imuniza determinados crentes de perigos maiores. Deus nunca diz em Sua palavra que haveria um grupo de crentes super espirituais para os quais o pecado nunca iria atingi-los. Não existe isso. Não existe uma experiência que deixe o crente livre completamente dos perigos pelos quais ele passa. Aquele que é verdadeiro crente é humilde por saber que habita numa casa feita de barro; seu corpo mortal é corpo do pecado e que como ser humano sabe que um crente é fraco.
         Prezado leitor, não existe um grupo de crentes chamados de “super espirituais”. Satanás trabalha a todo vapor procurando descobrir no crente qual é a área frágil de sua vida, e ele quer ver onde se encontra o ponto fraco do viver daquele que é crente a fim de que ele aponte sua flecha exatamente naquele ponto e assim atingir sua seta venenosa e derrubar o crente. Querido irmão, não fique aí olhando para alguém que se diz crente, vendo nele um verdadeiro “Sansão” espiritual. Temos a tendência de idolatrar e admirar o homem, mas devemos lembrar que qualquer crente, não importando a posição que tenha o verdadeiro crente, ele está sujeito à queda. Aquele que se acha à frente da peleja pode ser ainda mais facilmente alvejado. A ordem que temos é para que fortaleçamos nossas vidas com o poder de Deus numa humilde dependência de Deus em nosso viver, do aprendizado e da aplicação da palavra de Deus na vida continuamente. Temos uma tendência de fugir da disciplina, mas é necessário que aquele que é crente aprenda a viver na disciplina da palavra.
Temos a tendência de buscar uma vida cristã mais fácil, mas quero apresentar que homens como Paulo, Abraão, Moisés e outros gigantes da fé, eles experimentaram os perigos terríveis das tentações. Deus fez com que ficassem registrados em sua palavra alguns fracassos de alguns desses homens, para que nós os crentes fôssemos advertidos dos perigos pelos quais passamos. Creio que a mais terrível arma contra satã é o uso adequado da palavra de Deus na vida. Pois ao crente é ordenado resistir Satanás pela fé, e a fé verdadeira esta alicerçada na palavra. Submeter a Deus e resistir ao diabo fará com que ele venha a fugir. Foi assim que Jesus enfrentou o inimigo quando foi tentado 3 vezes. Ele não fez o que muitos fazem hoje. Jesus não ficou amarrando o diabo; Ele não disse “Eu te amarro em meu nome”. Ele não ficou dando ordens a satanás, mas simplesmente usou autoridade da palavra para calar o arquiinimigo de Deus. Você como crente sincero, consciente, verdadeiro crente, você está ciente desses fatos em sua vida? Será que você tem percebido que o caminho para o céu é um caminho perigoso e cheio de inimigos que ameaçam sua fé e que fatalmente pode cair se não seguir os métodos simples deixados na palavra?
         Mas quero concluir esta mensagem explicando o verso 6: “Nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia”. Este verso mostra a face real desta vida onde os mais sérios perigos não são percebidos pelos homens. Eles nada sabem dos perigos que cercam suas almas, e o que eles percebem e sentem de uma aparente paz, quando estão imaginando que tudo está em paz, que tudo está em segurança, que eles tem saúde, emprego, comida, casa, etc. de repente lhes sobrevêm repentina destruição sem que nada possa lhes socorrer. Eu pergunto, neste império de Satanás o que é que os homens podem esperar de bom? Pergunto mais; o que o pai da mentira pode oferecer de bom para os homens? Pergunto mais: No reino onde o príncipe é arquiinimigo de Deus o que pode ter nesse reino que forneça aos homens qualquer esperança de dias melhores? As multidões que transitam neste vale, entretanto, não conseguem perceber porquanto a tática de satanás é embutir nos corações das multidões uma falsa idéia de que tudo está bem e continuará vem. Eles não percebem que tudo o que recebem de bom neste mundo, como comida, saúde, comida, casa, amigos e outras coisas boas, tudo isso é proveniente da bondade de um Deus Santo e puro. (Tiago 1:17). Retire a bondade de Deus e tudo virará um caos de desespero e dor. Tira o poder protetor de Deus e restará aqui morte, dor, sofrimento, anarquia, perturbação e miséria, porquanto é somente essas coisas que podemos esperar do reino deste mundo.
Você deve ficar sabendo que por detrás daquilo que seus olhos enxergam, aparentes, que podem ser tocados, por detrás do visível está a realidade de um mundo governado, administrado, encabeçado, não pelos presidentes, não pelos reis, nem pelos governadores, etc., mas sim por aquele que é o rei dos orgulhosos. Ele chegou a oferecer os reinos deste mundo para Jesus querendo em troca adoração, a qual Jesus afirmou que só pertence ao Deus vivo e verdadeiro. Ele disse para Jesus: “Os reinos deste mundo me foram entregues, e eu dou para quem eu quiser”.
O mais terrível é que homens e mulheres que transitam neste vale passageiro nunca serão despertados e andarão assim subindo os degraus perigosos para serem derrubados das alturas. Eles nunca serão despertados a não ser que Deus os desperte. Que triste situação! Eles estão mortos em seus delitos e pecados. Não podem ver a Deus nem a Glória de Deus. Mas é dito que o Deus da bíblia é o Deus que vivifica os mortos. Sem essa vivificação o pecador andará assim em seu curso normal, tendo o prazer de andar aqui servindo ao anjo maligno em troca do salário do pecado, para no final de sua mera existência levar daqui exatamente nada daquilo que tanto ambicionou possuir. A morte será seu pastor.
Mas O Deus da bíblia ressuscita os mortos, e chama os pecadores das trevas para sua maravilhosa luz. A salvação de uma alma é o maior milagre de Deus porque  Ele está dando vida ao morto e está fazendo isso hoje no mundo inteiro, hoje Ele está fazendo tão grande obra que resultará em glória para Ele e em derrota para satanás e para o inferno. Que boas novas! Que notícia tão impressionante e maravilhosa para a alma aflita e arrependida! Devemos tributar glórias a esse Deus, render-Lhe louvor pelo seu trabalho majestoso que encanta o céu fazendo os anjos festejar e o inferno tremer porque Ele salva pecadores. Quero dizer que agora pode haver uma grande festa no céu. Se têm pecadores lendo essas palavras, almas aflitas que sentem o peso do pecado, sabedoras que ainda não passaram da morte para a vida, que encontram ainda derrotadas no pecado, podem correr agora para os braços amorosos de Cristo para encontrar o perdão desse amorável Senhor. Venham seguir a Cristo e viver debaixo de Sua proteção eternal. Se você é uma pessoa dessa que agora pergunta: “O que posso fazer para ser salvo?”, Creia no trabalho da cruz, no sangue remidor, no perdão, e  confesse seus pecados e será salvo agora mesmo.

Nenhum comentário: