segunda-feira, 19 de março de 2012

A PROTEÇÃO DE DEUS AO SEU POVO (21)


Pisarás o leão e a áspides; calcarás aos pés o leãozinho e a serpente” (Salmo 91:11)

Amigo leitor, se você é um crente, Satanás quer lhe desviar da pureza da palavra da palavra de Deus; Satanás quer lhe desviar da simplicidade de Cristo, e se você já tem lido o livro de Colossenses, pode perceber ali a maneira que Paulo chama atenção daqueles porque estava entrando alguns perigos na igreja em Colossos. O que Satanás quer fazer é criar uma vida cristã cheia de enfeites, cheia de aparatos mundanos, e sem que você perceba estará assim deixando de ser um combatente na defesa da fé, uma pessoa que cresce na disciplina e santidade cristã e também, que deixe de ser um testemunho da pureza da verdade do evangelho. Então, tirando de sua frente todo embaraço e engano, que têm enchido esta atual geração de trevas quero lhe ajudar para que você entenda o que o Espírito de Deus tem para lhe ensinar no verso 13 do Salmo 91: “Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente”.
Entretanto, se você ainda não correu pela fé para buscar em Cristo o socorro e livramento para sua pobre alma; se não ocorreu isso, se não achou em Cristo o livramento da condenação que paira sobre o pecador; se não achou o livramento para sua pobre alma que neste mundo vagueia como uma andorinha longe do ninho, à mercê dos perigos que lhe cercam apresentados neste salmo, neste caso você está realmente sem proteção. Então há maldição, há perigo em volta de sua alma e os demônios lhe cercam. Eles são terríveis, e eles fazem de você como se fosse uma bola chutada de um lado para outro. O ser humano é nada e nada tem de poder. A bíblia pergunta: “Quem é o homem para que Deus lembre dele?” Será que você está ainda tão enganado, vaidoso, ao ponto  de querer continuar seguindo o mesmo trajeto de sempre, achando que está tudo bem sem salvação e sem Deus neste mundo? Vagueando neste mundo sem saber o que lhe espera em frente, porquanto a bíblia afirma que o caminho por onde trilha o pecador sem salvação é um caminho de trevas, e quando andamos na escuridão não sabemos para onde estamos indo, não é verdade? Você nada pode contra um leão aqui! Tente enfrentar um leão! Quanto mais tendo que defrontar-se contra satanás que se projeta vorazmente como um leão que ruge procurando uma alma a fim de tragá-la.
Então meu amigo, o verso 13 do salmo 91 não tem nenhum sentido em sua vida se você ainda não é um salvo. Como é que você há de pisar o leão e a áspide? Ovelhinha perdida, quão frágil é você! Será que você não sabe que o pastor bendito veio a este mundo para buscar suas ovelhas? Será que você acha que pode ir mais longe do que já tem ido?
Amigo leitor o Espírito Santo de Deus, Autor da Palavra, nesse verso 13 do salmo 91, posiciona os que são salvos como vencedores do próprio Satanás de da própria morte. Devemos dar glórias e honras ao Senhor diante desse fato. Devemos dar louvores àquele que amou tanto os eleitos e que conquistou para eles tão grande e poderosa vitória. Eis aí o fato que os anjos mais terríveis inimigos de Deus; os mais terríveis inimigos dos homens; os mais terríveis inimigos de toda criação, eles estão agora completamente vencidos, derrotados na vitória consumada na cruz do calvário e na ressurreição. E aqueles que estão agora ligados a Cristo esses somente são os grandes vencedores. E contra esses MAIS DO QUE VENCEDORES, (conforme Romanos 8), satanás tem que reconhecer que é impossível vencê-los para sempre. A luta de satanás contra o salvo é uma luta que não tem sentido. Ele sabe bem que não há meio de vencer o crente em Cristo, pois ele é mais do que vencedor.
No verso lido poderemos perceber algumas lições preciosas. Além de preciosas são lições práticas. Em primeiro lugar nós vemos nossos inimigos - Satanás e a morte. Eles são chamados de “leão e áspide”. Satanás como um leão, ele mostra seu poder (como um leão tem poder e força), e mostra sua força e a fome insana que ele tem para devorar e agarrar apoderando de uma alma. A morte é chamada de áspide e a áspide é mais do que uma mera cobra, a áspide é uma serpente cujo veneno é extremamente fatal. Mas, o que vemos no próprio verso é que os dois aterrorizantes inimigos são diminuídos. Veja bem o verso prestando atenção para o que Deus diz. Primeiro Deus chama satanás e a morte de leão e de áspide, depois Deus  os diminui chamando-os de leãozinho e de serpente, por que? Perderam o poder. É como se Deus estivesse dizendo o seguinte: “Olha, satanás era um leão feroz, mas agora ele perdeu sua força, e diante de vocês que estão ligados a Cristo, que agora são mais do que vencedores, esse leão não passa de um mero leãozinho. E a morte que era uma terrível áspide, venenosíssima, agora não passa de uma mera cobrinha, sem nenhum veneno capaz de lhes afetar.
Creio que já deu para situar o leitor nesse maravilhoso verso. Prezado amigo, será que já deu para compreender a maravilhosa vitória do Senhor Jesus Cristo ali na cruz do calvário e na ressurreição desferindo um golpe fatal destruindo completamente o leão e a áspide? Foi ali que o Filho do Deus Vivo deu o golpe que culminou com a derrota desse arqui-inimigo e destruiu também a morte quando ali no sepulcro ressuscitou para sempre. Ele arrancou os dentes desse leão, destruindo completamente sua força. E da morte ele fez com que aquele veneno tão terrível ficasse agora sem qualquer efeito, uma vez que ela não pode lhe reter no inferno.
A segunda lição que podemos ter no verso 13 para nosso enriquecimento espiritual está nos verbos: “pisarás e calcarás”. Mostrando o triunfo daquele que é verdadeiramente crente em Cristo. Nos dois verbos podemos perceber que Deus autoriza o crente pisar satanás e a morte. Mais do que isso, Ele autoriza a “Calcar” Satanás e a morte. Calcar significa que além de pisar vai esmagá-los ao pó. Tomemos esses ensinos para aplicá-los em nosso viver, porque Deus nos deu essa doutrina para que apliquemos em nossa vida.
Será que Deus está ordenando aos crente para agora pegar satanás e a morte e assim amarrá-los pela oração como muitos estão tentando fazer hoje em dia? Creio que não. Vamos examinar o verso 13 comparando Escritura com Escritura. O que podemos ver é que o crente faz isso pela fé, porque não há outro meio de enfrentar satanás e a morte senão confiantes no poder e na autoridade da palavra de Deus. Não está referindo a autoridade das minhas palavras; não é o poder da minha oração; não é o falar alto, mas é sim a confiança simples no poder e na autoridade da palavra. Somente isso. Observemos que foi exatamente dessa maneira que Jesus enfrentou satanás quando foi tentado 40 dias e 40 noites. O Senhor mostrou o método simples que todos os crentes devem usá-lo que é resistir satanás com a palavra de Deus. Jesus simplesmente usou a palavra de Deus; ele simplesmente abriu a boca e falou o que a bíblia diz.
Outro detalhe é que a ordem de “pisar e calcar” mostra bem o fato do crente ser um vencedor que pode andar corajosamente neste mundo porque a bíblia é bem clara em Provérbios onde diz: “O justo é intrépido como um leão”. Nós não podemos ver satanás e a morte. Eu não posso os enxergar com meus olhos. Uma coisa que realmente sabemos é que esses inimigos estão soltos, estão agindo. Ninguém pode amarrá-los. Por isso importa que tomemos a palavra de Deus, a palavra da verdade para enfrentar satanás. E quanto a isso nós podemos ver a importância de cada crente voltar de coração para a palavra de Deus. Por isso repeti tanto sobre a importância da palavra, exortando o irmão sincero a voltar para a palavra de Deus deixando essas fantasias que tanto vemos por aí. Amado irmão, em sua posição de vitorioso soldado do Senhor, segue-se o fato de que você está pronto, não para ficar parado; não para viver pensando que ser crente é viver num mar de rosas, com tudo indo às mil maravilhas, sem nada ter que fazer, esperando somente aquele momento de ir para o céu. É bem claro pela autoridade bíblica que cada crente deve se posicionar em guerra enquanto segue rumo ao céu.
Então, com esse nome de “cristão” que você carrega, tome posse das armas que Deus tem colocado ao seu dispor. O “pisar e calcar” satanás e a morte é uma autorização de Deus para o crente. Pode ter certeza que naquilo que Deus nos manda fazer, ele também nos dá poder para fazer. O pisar e calcar satanás é algo que o crente faz diariamente quando se submete a Deus  e resiste ao diabo. Só isso. Submissão a Deus e resistência ao diabo. O seu viver vai mostrar se você é um soldado do rei da glória ou não. Então, encare o triunfo de Cristo como seu triunfo; medite no grande capitão que agora está assentado intercedendo pelo seu povo. E vendo esse grande e vitorioso Capitão, você terá coragem para prosseguir. Lembre também de tantos e tantos heróis da fé que já passaram por este mundo. Sabe onde eles estão agora? Eles estão na glória como nuvem de testemunhas aguardando a nosso triunfante chegada lá.
Então, prossiga firme, mesmo vendo que o mundo vai de mal a pior, sempre lembrando que satanás não ficou mais forte, pelo contrário, mais bravo que ele fica, mais prova sua ineficácia. Que glória ver nesse verso 13 a posição vitoriosa do crente. Então, seja um soldado na luta contra o mal diariamente sempre lembrando que quando o salvo resiste ao inimigo pela fé na suficiência da palavra, está ocorrendo o pisar e calcar o leão devorador. A morte vai chegar perto de você e de mim, como já chegou para aqueles que já passaram por este mundo, mas lembre-se que ela também perdeu seu poder, aquele poder atroz, subjugador que ela tem de tomar a alma e atirá-la para saciar a fome intensa que o inferno tem. Ela perdeu isso. Lembra que o inferno nunca diz “basta”? Sempre quer mais? Ela é como um empregado do inferno e pega os clientes do inferno para jogá-los lá.
Quero encerrar esta meditação de hoje para dizer ao pecador não salvo que o andar neste mundo sem salvação, o terrível leão está de espreita e sabe muito bem como lhe agarrar, como lhe devorar. Olhos ávidos e cruéis estão lhe espreitando; mãos terríveis, massacradoras, estão de espreita para lhe agarrar. A morte está pronta para lhe agarrar e lançar no abismo. Quantos já foram devorados por satanás e caíram em suas garras de terror! Estão aprisionados servindo ao inimigo neste mundo como ele quer. Jovens, meninos e meninas, homens e mulheres estão presos e não conseguem escapar.
Mas, venho lhe apresentar agora o leão da Tribo de Judá - O Senhor que já venceu e derrotou de uma vez por todas esses inimigos. Com que confiança você pode achegar-se a esse Grande Senhor! Ele é o Rei da Glória. Não é esse mero Jesus tão badalado hoje em dia que vive distribuindo presentes. Ele é o Soberano Senhor que tem poder para destruir as obras do diabo na vida de alguém. Onde Cristo entra para reinar, o pecado não mais domina o homem.

Nenhum comentário: