terça-feira, 27 de março de 2012

CRISTO E SUAS OVELHAS (15)



 “Eu lhes dou a vida Eterna; jamais perecerão eternamente: e ninguém  as  arrebatará de minha mão”  (João 10:28)
           
         Amigo leitor, estou tentando explicar o significado dessa frase usada por nosso Senhor em João 10:28: “Jamais perecerão eternamente”, procurando mostrar aqui o riquíssimo ensino da Palavra acerca da segurança eterna daqueles que são verdadeiramente crentes, ovelhas do Senhor. O Senhor Jesus afirma categoricamente que esses jamais perecerão eternamente. O ensino que comumente se ouve por aí que o crente pode perder a salvação, não é um ensino bíblico, sendo então heresia. Se alguem é salvo por Cristo, remido pelo sangue, perdoado de todas as suas miseráveis culpas, justificado pela fé no Senhor, reconciliado com Deus mediante a morte do Filho, então “jamais perecerão eternamente” Amigo, nós estamos lidando aqui com o poderoso braço do Senhor, o qual conquistou o homem para si. Quem faz a obra de salvação não é o pobre pecador, mas tão somente a graça triunfante desse Deus que é riquíssimo em misericórdia.
         Amigo leitor, se aquele que foi salvo um dia, vier a perder-se de novo, então rasguemos fora as nossas bíblias; rejeitemos a obra triunfante da cruz e consideremos a morte, sepultamento e ressurreição do Senhor como uma mentira. Então vamos admitir que a salvação não é um dom de Deus, e sim um feito humano. Foi o braço forte do homem, e ao homem é dada toda a glória. A salvação já deixa de ser salvação para ser um feito heróico de alguém que foi mais capaz; aquele que fez mais obras; aquele que conseguiu ir mais à igreja; aquele que mais leu a bíblia; aquele que evangelizou, que mais se afastou desta ou daquela tentação. Então no céu não há mais alegria entre os anjos por causa de um pecador que se arrependeu. Não! O serviço dos anjos agora é colecionar fatos dos heróis terrenos que foram mais capazes de fabricar sua própria salvação. Deus olhou do céu e viu que há tantos homens e mulheres capazes de alcançar o céu.
         Ah, amigo leitor! Vamos ter que inverter, mudar todo o ensinamento bíblico desde Gênesis até Apocalipse, colocando em ordem aquilo que Deus colocou em desordem. Agora é tudo inverso; agora vamos falar assim: “Seja o homem verdadeiro, e Deus mentiroso”, porque pelas obras sois salvos, não mediante a fé, e isso não vem de Deus e sim de vós, não vem da graça, para que Deus não seja glorificado.
         Amigo leitor se é verdade que o crente perde a salvação, então não podemos mais ter segurança; vamos pois segurar nas vãs promessas dos homens; vamos “comer e beber que amanhã morreremos”. O pobre ser humano não tem paz com Deus, continua ainda nos seus pecados; e aqueles que professam o nome do Senhor não passam de pobres miseráveis. Mas, não quero brincar neste estudo, pois a sã doutrina é algo sério. Deus nos envio a pregar todo conselho Dele. É perigosíssimo torcer a palavra, pois Deus vela sobre a sua palavra. É nosso dever sermos fiéis às Escrituras e não aquilo que eu penso ou acho. Aquilo que Deus falou deve ser o alicerce de nossa fé, e somente assim o crente fiel torna inabalável.
         Convido o amigo a sondar comigo esse verso de João 10:28 nesta expressão dita pelo Deus da verdade. Ele falou que as suas ovelhas “jamais perecerão eternamente”. Quando Ele usou a palavra “jamais”, o que Ele estava querendo dizer? É óbvio que está declarando que é impossível, que não tem a mínima possibilidade de Suas ovelhas irem para a destruição eterna. A salvação que dá ao pecador é uma salvação eterna e está baseada numa aliança feita com sangue, e foi o Deus que não pode mentir quem prometeu. Assim como o pai recebeu o filho pródigo, e colocou-o no lar, deu-lhe novas vestes, novos calçados, mandou que fosse feito um banquete, assim é a maneira que Deus recebe um pecador que se arrepende e vai a Cristo. O pecador nada merece, mas a misericórdia de Deus só age assim. A graça da misericórdia do Senhor não está atrás de pessoas boazinhas, religiosas, simpáticas etc. Tais pessoas podem ser bem aceitas nos meios religiosos, mas não no lar celestial. O coração terno e amoroso desse Deus está em busca de culpados a fim de torná-los inocentes; a graça de Deus está atrás de pecadores convictos para arrancá-los dessa situação miserável; a graça de Deus opera mudando o coração do homem, transformando num novo ser. É onde o pecado parece ser terrível, que a graça mostra a sua riqueza. A graça e a misericórdia vieram dar água viva ao sedento; àquela alma que está com sede do Deus vivo. O Senhor será médico eficaz para aquela alma que se acha enferma pelo pecado.
         Então, amigo leitor, é mister que você saiba que a graça de Deus não pode agir onde há orgulho, vaidade, presunção, confiança própria, justiça. Quando o homem está lutando para fabricar sua própria salvação, então a pessoa fica entregue a si mesma para sofrer o resultado do seu próprio caminho errado. Em Tiago o Espírito Santo diz: que o “Senhor resiste aos soberbos”. Mas não existe algo mais glorioso; não existe um espetáculo mais atraente para toda a família celestial, do que este de Deus salvar um pecador arrependido. Veja o encontro entre o Senhor entre Jesus e Zaqueu! Veja o encontrou entre o Senhor e o ladrão na cruz! Veja o encontro entre o Senhor e aquela mulher adúltera. Veja o encontro entre o Senhor e Saulo no caminho de Damasco! Gloriosa é a obra de salvação! Bendita o homem ou mulher que é achado por Deus! A pessoa deixa de ser a velha criatura! O homem velho é morto, crucificado, sepultado e ressuscitado. São esses os habitantes do céu! Jamais irão para o inferno. São esses os que estão vestidos de branco! São esses cujos nomes já foram arrolados no Livro da Vida antes da fundação do mundo!
         Neste momento tem algum leitor que deseja o perdão eternal? Quer hoje ser mais uma ovelha achada pelo Pastor? Esteja certo que é o querer Dele! Agora mesmo em oração sincera peça ao Senhor para Ele ser o seu Salvador.

Nenhum comentário: