sexta-feira, 9 de março de 2012

A PROTEÇÃO DE DEUS AO SEU POVO (15)


Caiam mil ao teu lado, dez mil à tua direita; tu não serás atingido” verso 7

         Amigo leitor, já tratei nesse verso lido sobre o fato que o pecador sem salvação vagueia neste mundo cegamente sem saber que se encontra num verdadeiro campo de batalha, desprotegido, sem qualquer amparo, completamente alheio quanto à verdade de que ele pode a qualquer momento tombar pelo golpe da terrível ira de Deus. É esta a situação de uma alma que não foi justificada pelo sangue remidor. Sem salvação mediante o sangue do cordeiro vertido na cruz, a alma se encontra em sério perigo que ameaça a sua existência terrena. Quero esclarecer exatamente o que Deus afirma em Sua palavra, o Deus da bíblia não faz nenhuma promessa de proteger qualquer pessoa neste mundo, a não ser aquele que pela fé foi a Cristo para buscar Nele o socorro para sua salvação eterna. Este recebe a proteção de Deus. Fora desta salvação em Cristo não há qualquer proteção.
Mas quero agora mostrar algo impressionante neste verso: “Caiam mil ao teu lado, e dez mil à tua direita e tu não serás atingido”. Podemos perceber neste verso lido que Deus está tendo uma conversa íntima com o salvo. Dá para perceber que Deus está revelando seus mistérios ocultos para esse pecador que fugiu para Cristo, buscando e encontrando Nele a salvação eterna. Deus está colocando o salvo como verdadeiro e absoluto vencedor num mundo onde aqueles que vivem no pecado, que são chamados de ímpios, seguem experimentando a cada dia a queda fatal para o abismo de trevas. Mas eis aí a maravilhosa verdade que Deus manifesta para encher o coração do crente de alegria e de coragem para que o crente siga e prossiga adiante na carreira que lhe está proposta. Enquanto as setas que voam de dia seguem provocando a mortandade que assola ao meio dia; enquanto dá para ver nesse de batalha homens e mulheres tombando cada dia indo para a eternidade, aquele que é verdadeiramente crente pode prosseguir firme como um autêntico vencedor, atravessando o campo de batalha espiritual, campo que se encontra minado, cheio de perigo, mas eis que esse vencedor atravessa de cabeça erguida esse campo de batalha, contemplando a destruição dos ímpios, passando por esse campo sem que ninguém possa lhe tocar.
Nessa conversa íntima entre Deus e o salvo, podemos perceber a gloriosa posição em que o crente genuíno é colocado. Ele se encontra em pé porquanto Deus lhe colocou nessa posição. Antes de ser salvo por Cristo; antes de encontrar o refúgio em Jesus; antes de se abrigar nessa casa espiritual, ele era apenas alguém que servia ao pecado. Antes da pessoa tornar-se crente em Cristo, ela era um escravo do pecado. Ninguém nasce crente, ninguém nasce salvo, ninguém nasce filho como filho de Deus, todos nós nascemos em Adão, caídos no pecado, servindo ao pecado, e era essa a situação dessa pessoa apresentada no salmo 91 para quem Deus está falando tão intimamente. Ele servia ao pecado, mas agora essa pessoa é alguém livre com a liberdade dada pelo grande Deus. “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, e uma vez liberto do pecado pelo poder da graça de Deus, ele pode agora, porque tem o Espírito de Deus, enfrentas as lutas e tribulações que assolam este mundo que jaz no caos massacrado pelo pecado.
Quem é o verdadeiro crente? O mundo compreende o crente como alguém que é um mero freqüentador de uma igreja evangélica. Realmente o crente freqüenta uma igreja; o crente tem uma bíblia; o crente ora; o crente luta; o crente batalha, mas o verdadeiro crente é uma pessoa que ninguém pode entender, ele é uma pessoa misteriosa para o mundo, ele não é aquele que parece crente por fora por causa do cabelo, do rosto, da vestimenta, etc. nada disso indica que a pessoa é crente. O crente verdadeiro é aquele homem interior transformado pelo Espírito de Deus. O mundo não entende, nem pode pesquisar e apresentar uma definição dum crente; o mundo não pode entender o que está por detrás desse que se intitula de salvo, de crente, filho do Deus vivo, de herdeiro do céu. Algo extraordinário protege o verdadeiro crente, de sorte que ninguém, nem mesmo o diabo tem poder para tocar no crente sem a devida permissão vinda do próprio Deus. O mistério que está envolto em torno do crente é algo que paralisa o inferno e que encanta os anjos no céu.
         E assim o crente prossegue sua jornada em direção ao lar celestial vendo o que está ocorrendo neste mundo, podendo contemplar com os olhos da fé quando “mil caem ao seu lado e dez mil à direita”, e ele mesmo não é atingido. Quando a bíblia afirma que o crente não é atingido não significa que o crente não sofre aqui enfermidades, perigos, ou até mesmo a morte durante o tempo da sua peregrinação rumo ao lar celeste. A bíblia não está tratando disso. A bíblia não diz que o crente não há de sofrer essas coisas normais que o mundo sofre. O que a bíblia explica é que aquilo que antes era arma usada por Deus para desferir em vingança contra a pessoa, quando não era salva, essa mesma arma é usada agora por Deus como bênção. O que antes era maldição, é agora provação. Lições preciosas justamente para o pleno desenvolvimento espiritual do eleito de Deus que agora é o amado de Deus em Cristo; para que aquele que é crente se torne ainda mais parecido com Cristo no seu viver diário.
Quando a pessoa segue sua jornada neste mundo sem ser justificada pelo sangue remidor; sem ser remido; sem ser resgatada pelo sangue, os perigos que lhe cercam podem lhe atingir para sua desgraça eterna. O abrigo seguro que o pecador encontra em Cristo, por meio da redenção que há no sangue, lhe garante da parte do Deus vivo, o Deus que não pode mentir, que a pessoa agora pode andar segura. Ele está livre da Ira de Deus; Ele está sob a proteção do amor de Deus, e então não há mais medo, nem perigo, não há mais medo nem da morte nem do inferno. Ora, se a morte e o inferno não podem tocar em alguém então  por que ter medo de outras coisas?
Quero dizer mais que tal posição que a bíblia apresenta a respeito daquele que é crente em Cristo, essa posição de mais do que um vencedor por meio daquele que provou seu amor na cruz, essa posição faz do crente alguém pronto para conquistar vitória neste mundo maligno. Quando ele era derrotado antes, escravizado ao pecado, o que ele poderia fazer sozinho neste mundo? Mas agora não, agora ele tem outra posição, ele é um remido por Cristo; ele foi feito filho de Deus pelo novo nascimento; ele foi colocado em pé pelo poder do Espírito; ele agora pode andar neste mundo; ele foi armado para ser um soldado do Senhor; ele tem Deus como seu grande general que vai à sua frente, e diante desses fatos o crente realmente é um valente vencedor. Ele é posto como um herói da fé. É exatamente essa posição que faz o crente ser o que ele é no mundo; a vitória que vence o mundo é a nossa fé.
Então diante de tudo isso; diante dessa gloriosa verdade; diante desse fato impressionante venho perguntar ao ouvinte: “Você é um crente genuíno? Você tem provado em sua vida que está trilhando a jornada de sua vida cristã como um autêntico vencedor? Você encara seriamente o compromisso de um crente em Cristo? Você é alguém em quem, de fato, habita o Espírito Santo? Você leva a sério o combate contra o mundo, a carne e o diabo todos os dias? Você enfrenta o fato de que todos os dias são maus? Que não existe algum dia melhor do que outro? Você enfrenta o fato de que é de sua inteira responsabilidade vencer o mal mediante as armas que Deus lhe deu? Você encara a palavra de Deus seriamente ao ponto de buscá-la cada dia? Ou você é alguém que não tem tempo para a palavra de Deus? Você não tem tido tempo para se fortalecer com o poder da palavra de Deus?”
Examine sua vida agora. A ordem de Deus é que, como crentes, devemos nos fortalecer no Senhor e na força do seu poder para que possamos ser triunfantes no combate contra o mal a cada dia (Efésios 6:11). Se você leva à sério a palavra de Deus e está convencido que o salmo 91 é Deus falando intimamente para você; se você recebe o salmo 91 como Deus falando com você, então, como crente sincero, assuma o seu posto agora mesmo, porque você tem uma jornada pela frente e você não saber a distância que tem até à Nova Jerusalém. Temos uma jornada pela frente até a entrada do lugar de repouso eterno; estamos caminhando para Jerusalém celestial, e o lugar onde estamos agora é perigoso; o lugar da nossa peregrinação é cheio de perigos terríveis.
Você sabe bem como o mundo vai de mal a pior; você está vendo a destruição dos ímpios especialmente em nossos dias; como milhares e milhares morrem a cada dia; a terrível situação de homens e mulheres que estão seguindo nos prazeres do pecado à cada dia e que engrossa ainda mais o caldo do pecado e da iniqüidade na panela deste mundo atraindo mais a ira de Deus. Se você é um crente em Cristo, Deus lhe chama de vencedor. Não fique buscando outra bênção de Deus; não fique buscando uma segunda bênção para sua vida. Você já foi para Cristo Jesus? É um salvo? Foi remido pelo sangue? É agora um dos filhos de Deus herdeiro do céu? Deus lhe chama de vencedor, mais do que vencedor. E ninguém pode lhe tocar sem a permissão vinda de Deus.
Então, diante desse fato, agora como crente, embaixo da proteção eterna do Senhor, você está vendo o que Deus está fazendo neste mundo maligno quando milhares e milhares partem para a eternidade sofrendo os golpes da Ira de Deus. É um quadro terrível, mas é a verdade bíblica.

Nenhum comentário: