quinta-feira, 22 de março de 2012

CRISTO E SUAS OVELHAS (11)


“Eu lhes dou a vida Eterna; jamais perecerão eternamente: e ninguém  as  arrebatará de minha mão”  (João 10:28)
         Amigo leitor, você pode perceber neste verso o fato que Jesus dá às suas ovelhas a verdadeira vida. Já tenho falado abundantemente acerca desse assunto. Mas quero estender um pouco mais essa brilhante doutrina, a fim de que o leitor tenha sua mente esclarecida, podendo compreender que o Senhor tem para revelar ao seu coração. Como podemos saber que alguém tem a vida eterna ou não a tem? Ó que precioso Consolador chegue até ao santuário de seu coração levando tal verdade lá no mais profundo do seu íntimo! É preciso que você não fique enganado. É preciso que você habite na luz e não mais nas trevas.
         Em primeiro lugar é preciso que você saiba se houve aquele dia em que você foi levado até a cruz, e saiba que está tarefa do Espírito Santo na vida do pecador. Já reconheceu um dia a sua miséria, sua condenação total; que ouviu do milagre ocorrido no Calvário quando o Senhor Jesus foi ali entregue derramado o seu sangue precioso para a completa remissão do pecador. Amigo, eu sei que é importante frisar esse assunto, e eu vou repeti-lo até que como flecha penetre no íntimo do seu ser. Você não obteve a vida que há em Cristo, se apenas aconteceu em sua vida um remorso por algum pecado cometido; saiba que sentir tristeza pelo pecado cometido não significa uma obra do Espírito Santo. Também você não obteve a vida que há no filho porque simplesmente acreditou em tudo o que Cristo fez; ou porque você entrou nesta ou naquela igreja; ou porque você passou a não praticar coisas inconvenientes. O pecador não obtém a vida celestial através dessas atividades que são apenas produzidas pela natureza enganosa do homem.
         Amigo, se não houve aquele encontro com Cristo mediante o caminho da Cruz; por meio da redenção, então você é aquela mesma criatura de sempre, e lá no seu íntimo você não pode perceber que há uma cobertura chamada de engano do pecado. Você pode até estar mais religioso do que antes, mas isso não muda os fatos. As nuvens podem estar de tal maneira enegrecidas, que o sol parece ter sumido. Mas a realidade é que o Sol continua a brilhar independente da ação das nuvens. Seu coração é o mesmo, meu amigo, voltado para este mundo; agarrado as coisas desta vida; carnal, mundana, e as feras da iniquidade estão escondidas, prontas para atacar. Nada você entende quanto as realidades eternais; quanto as glórias Celestiais você nada absorverá. Seus estarão cegos, incapazes de enxergar aquilo que somente o Espírito Santo pode mostrar. Você ainda se acha na dúvida cruel achando que a salvação pode ser obtida mediante suas obras meritórias. Seu coração continua ainda mais endurecido acumulando mais e mais ira para o dia da ira.
         Sem perceber você estará ainda fazendo penitências, pagando promessas, através de seus esforços carnais. Não é assim que age a natureza humana? O homem que não obteve a vida que há em Cristo tem um horror contra a doutrina da graça e da misericórdia de Deus. A natureza humana está pronta a jejuar, pagar promessa, fazer longas orações, preces fervorosas para tentar apaziguar o Deus Santo. A culpa do pecado é a coisa mais terrível no íntimo. Na realidade não passa de ser o homem natural buscando alívio para sua alma, e quando faz algo que lhe exigiu fervor e dedicação, vai sentir-se alegre, e admitindo que a presença do Espírito Santo está tomando conta de seu ser. Mas é apenas engano do coração. O que você está tentando fazer para ganhar o favor de Deus você nem mesmo percebe; não percebe porque você acha que está fazendo para Deus. A natureza humana gosta de estabelecer regras aqui e ali para pautar o caminho que ele acha que vai lhe levar ao céu.
         Meu amigo, em que perigo você se encontra! Você está indo para o poço da perdição! Para o abismo de trevas eternas; para longe da face daquele que é o Todo Poderoso. É triste o destino daquele que ainda não foi salvo! E o mais que você recusa ouvir a palavra mais duro ainda você fica. Quando você tranca a porta de seu coração para não ouvir a doce nova da salvação, então há perigo de Deus trancar também. E ai de você se chegar ao ponto em que o próprio Deus endureça seu coração. Quando o homem se endurece contra o Espírito Santo, e continua assim endurecido, há o perigo de logo o próprio Deus endurecê-lo ainda mais, conforme Provérbios 29:1 “O homem que muitas vezes endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura”.
         Meu amigo, se você chegou a este ponto em que o próprio Deus retirou a misericórdia dele de você, ó que triste situação! Você se fecha, se tranca por dentro, então Deus tranca por fora. Os sintomas são evidentes, porquanto satanás estará lhe amarrando de toda maneira. Você não dará credito de forma alguma a verdade. Você estará na mesma situação de Faraó que brincar com o grande Jeová, achando que podia estabelecer suas normas de conduta. Em Êxodo mostra claramente que Deus pode chegar ao coração de alguém e endurecê-lo. Ai então não haverá mais chance.
         Amigo leitor, não quer hoje se humilhar, prostrar-se diante daquele que é capaz de salvar o mais indigno entre os pecadores? Saiba que é Ele que tem o poder de matar e de dar vida, como Ele mesmo declara em Deuteronômio 32:39. E Ele é o mesmo que tem o poder de atirar o homem no tormento eterno. Mas anelo quero expor a grandeza da misericórdia Dele que foi revelada na cruz do Calvário. Tudo está pronto para resgatar, perdoar, limpar, dar vida eterna ao pecador que arrependido crê no filho para sua salvação. Não quer hoje? Não quer chamar ao Senhor para lhe salvar? Não quer hoje pedir ao Senhor para que venha e lhe salve? Oh como Ele quer salvar! Saiba que mesmo que você é um condenado, a misericórdia triunfa sobre o juízo. Não é precioso isso para você? Rende-se ao Senhor agora! Desfruta para sempre da salvação eterna e gratuita.


Nenhum comentário: