quinta-feira, 22 de março de 2012

A PROTEÇÃO DE DEUS AO SEU POVO (23)



 “Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei, pô-lo-ei a salvo porque conhece o meu nome
        
Amigo, quem é capaz de avaliar esse amor de Deus em Cristo para pecadores tão indignos? Deus entregou o próprio Filho ali na cruz do calvário; Deus deu o Seu melhor para os pecadores; ele foi castigado sem que tivesse qualquer mancha de culpa; ocupou o lugar que somente os homens mais terríveis deste mundo poderiam ocupar, sem que tivesse qualquer injustiça; ele foi levado para o calvário e a morte ali era para criminosos, ladrões, malfeitores; o Filho de Deus foi rebaixado à uma posição assim. Ele também foi esbofeteado, cuspiram em seu rosto, açoitaram-no, e em Sua cabeça, ao invés de uma coroa de glória foi colocada uma coroa de terríveis espinhos preparada para isso; arrancaram suas vestes, e foi exposto à vergonha pública além das dores; foi pendurado ali na cruz para sofrer o castigo de uma morte cruel. Eu não tenho palavras para esclarecer o que o Filho do Deus vivo passou diante dos pecadores a fim de trazer, com efeito, uma gloriosa salvação para os perdidos.
Será que você pode entender tanto amor? Você quer prova maior de que esse Deus verdadeiramente amou pecadores? Tudo aquilo que ocorreu a dois mil anos passados foi para que o perdido pudesse ser conduzido a Deus. Se você pode dizer agora que verdadeiramente ama a Deus, veja quem lhe amou primeiro. Se você afirma que ama a esse Deus, se você tem um amor para dar para Ele, o teu amor é um amor de gratidão uma vez que Ele lhe amou tanto assim.
Então, baseado nisso, pode achegar-se a Ele pela fé. Ele já tem achegado a você pela graça Dele, e você achega a Ele pela fé. Da parte Dele a Graça suficiente, da sua parte o crer Nele. É somente isso, e que encontro maravilhoso ocorre, não é milagre? Claro! Amigo, ninguém vai a Cristo forçosamente. Deus não é Deus de mortos, mas sim de vivos. O pecador vai a Cristo porque os olhos foram abertos e então a alma pode entender tanto amor e o pecador vai ao Senhor como que dizendo: “Jesus, estou cheio de pecados, mas eu sei que tu morreste na cruz a fim de trazer livramento, e tu podes me salvar agora.”
Continuemos investigando no verso 14 as maravilhas da Graça de Deus. Veja ali o que Deus faz com o pecador que impulsionado pela fé vai a Cristo, buscando Nele a salvação para sua alma. Voltemos para o verso 14 e ali quero consideras as duas promessas do verso. Na primeira promessa Deus diz: “Eu o livrarei”. E que grande livramento Deus concede ao pecador! Em primeiro lugar Deus concede o livramento da penalidade do pecado. O que Deus faz com o pecador que vai a Cristo é que Ele toma o pecador, a alma culpada, condenada, herdeira do inferno e justifica esse pecador tornando o culpado em alguém inocente. Esse é o trabalho chamado na bíblia de “justificação”. Tudo isso Cristo verdadeiramente conquistou na cruz, porque pelo seu sangue precioso Deus pode justificar o pecador livrando-o para sempre da justa Ira divina. Toda aquela maldição da lei, maldição que pesava sobre a cabeça do indivíduo; maldição que atraía a fúria de Deus contra o indivíduo, toda essa maldição é tirada e o pecador justificado passa agora a gozar a paz com Deus. É exatamente isso o que a bíblia diz em Romanos 5:1.
Além de justificar o pecador tirando-o da condenação que paira sobre a sua cabeça, o pecador também, é transformado no coração. Deus nunca faz um trabalho incompleto na alma. Ele perdoa e também regenera o pecador. Deus não somente justifica; ele não somente torna o culpado num inocente, mas ele também muda o coração do homem fazendo uma cirurgia no coração tirando o coração duro, obstinado, oficina do pecado, e implanta no homem um novo coração e nesse coração ele coloca Sua lei e assim o homem recebe uma nova vida chamada de VIDA ETERNA. Se alguém está em Cristo tem essa vida, quem tem o Filho tem essa vida e que grande livramento, e que obra de milagre e é Deus quem faz isso! Toda glória, portanto, deve ser dada a Ele. Sendo assim o pecador é elevado à posição de filho de Deus. Aquele que era por natureza filho da ira, agora é exaltado à sublime posição de filho de Deus, herdeiro de Deus e co-herdeiro de Deus.
Ainda no verso 14 Deus afirma ali: “Pô-lo-ei à salvo porque conhece o meu Nome”. Deu para compreender a grandeza da salvação? O homem deve lembrar que o pecado lhe colocou completamente distanciado de Deus. Muitos pensam que estão aproximados de Deus, que têm Deus como amigo, como pai, etc. Porém, o pecado separou o homem da glória de Deus. Isso está bem claro em Romanos 3:23. Não importa se cometeu muito ou pouco pecado porque todos nós em Adão sofremos a terrível queda do pecado. Qual é a maior necessidade do homem? Será que é ter uma religião? Não. Será que é alcançar mais bênçãos de Deus nesta vida? Não. “Todos estão separados da glória de Deus”. Esse foi a maior tragédia da raça humana. Aí está o caos para toda raça; aí está a causa que leva o homem a ser o que ele é; eis aí a razão que leva o homem ao sofrimento aqui e na eternidade. Não importa a situação social, pode ter amigos, ser rico, etc. Ele está separado da glória de Deus. E ao estar numa situação dessa a bíblia afirma que o pecador está morto. Não tem alegria eterna, por isso busca alegria neste mundo; ele não tem paz com Deus no coração, por isso vive à busca de algo que dê paz aqui; ele sofre no íntimo a desgraça do próprio pecado; ele vive aqui enlaçado pela morte, por satanás, e estará para sempre distante de Deus no inferno e Lago de fogo.
Eis o Braço forte do Grande estendido para conceder ao pecador o verdadeiro e eterno livramento. Deus afirma que Ele há de tomar o pecador que Ele salvar e vai colocá-lo na posição de salvo, numa posição de Glória, por quê? Deus responde: “Porque conhece o meu nome”. A salvação de Deus é eterna. Ela não dura um mês, um ano ou alguns anos. Não! A Rocha da salvação é Cristo Jesus, e o pecador que for colocado sobre essa Rocha nunca será abalado. Bendito o pecador! Bendita a alma que alcançar essa sorte vinda de Deus! Porque a alma colocada sobre essa Rocha nunca, jamais será abalada. Nessa posição de glória sobre a Rocha da salvação a alma que é salva se encontra acima do poder do diabo, do mundo, da morte e do inferno.
Quero que você saiba que Deus trata o pecador que Ele salva com palavras de profunda intimidade num relacionamento de Pai para filho. Você quer saber? Então vamos lá. Vou lhe apresentar a forma que Deus trata o pecador salvo segundo o que Ele registrou em Sua palavra. Deus chama o pecador que Ele salva de “filhinho”; de “Amado de Deus”; de “Eleito”; de “fiel”; de “feitura Dele”; de “nova criação”. Tem mais expressões que Deus usa para mostrar a intimidade que Ele tem com o pecador que Ele salva. Então, será que diante dessa verdade tão gloriosa isso não lhe chama a atenção? Será que seu coração não é voltado para essas riquezas eternais? Será que você prefere um deus inventado pelos homens? Será que você está pronto a ir atrás de um deus que nada pode fazer em seu favor? Será que você prefere continuar no mesmo estado que você se encontrar desde seu nascimento jogado no pecado como uma criança recém nascida atirada fora? Sem esperança, descendo rumo ao abismo? Será que você vai continuar assim achando que está tudo bem, tudo em paz, e que não há perigo algum? Nada há de errado em sua frente. Eu irei confrontar com você através da palavra! Vou tentar ser bem persuasivo.
Veja que esse salmo 91 é Deus expondo o evangelho santo; é a pregação do evangelho; a tão grande salvação está bem clara no salmo 91 bem delineada por Deus. E se esse salmo lhe encanta tanto, pode estar certo que Deus não tem outra coisa para você, senão aquilo que Ele apresenta em toda bíblia desde gênesis até Apocalipse. A mensagem de salvação é a principal mensagem de toda bíblia, foi por esse motivo que Deus enviou Seu Filho ao mundo. A bíblia inteira é Deus falando de salvação aos pecadores; é Deus anunciando salvação aos pecadores; é Deus dizendo que Ele amou pecadores e que a prova de tanto amor está na cruz do calvário. Quero lhe dizer que Deus não deixou sua palavra escrita a fim de matar curiosidades que os homens tem a respeito de histórias e doutrinas. A bíblia é a palavra de Deus, é Deus falando; não é um livro para trazer divertimentos aos homens. A mensagem da palavra é o brado de Deus aos pecadores em todo lugar Deus está anunciando que homens, mulheres, meninos e meninas podem escapar do juízo por meio do autor da salvação. Ele afirma que ninguém é inocente; Ele afirma que todos os homens são responsáveis; Ele afirma que não vai levar em conta a ignorância de ninguém. A palavra de Deus é Deus elevando o Nome do Filho Dele para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus o Pai.
O salmo 91 traz as maravilhas de Deus aos pecadores e você agora está tendo o glorioso privilégio através da palavra, de ser transportado até à Nova Jerusalém para ouvir Deus falando do Seu Santo Monte. é a mensagem da Graça de Deus. Venho lhe esclarecer que estou lhe trazendo, não uma oração da bênção, pois não tenho isso para você; não estou lhe trazendo uma prece de milagre; não estou lhe trazendo um barato copo de água para que você venha se sentir aliviado ao beber essa água; nem tampouco estou pregando aqui em busca de seus bens, pois não estou atrasa disso, mas venho lhe trazer riquezas que duram para sempre.
Amigo, a salvação que Cristo oferece ao pecador realmente lhe eleva à posição de volta à glória de Deus. O que você quer? Você está atrás de que mesmo? De bênçãos? Ou você realmente quer Deus? Acima de tudo aquilo que o mundo pode lhe oferecer, você quer Deus? Sua alma sente uma intensa sede do Deus vivo a tal ponto que você diz: “Quando é que me encontrarei com Ele?” Você se sente neste mundo e já chegou ao ponto em sua vida de não poder confiar em ninguém mais, e que só há medo, perturbação, e que você nada sabe quanto ao que lhe espera? Hoje você tem se defrontado não comigo, pois sou um ser humano igual a qualquer outro, mas tem se defrontado com a palavra de Deus. Ela é assim, ela tem feito um trabalho que somente a palavra de Deus pode fazer. Ela tem mostrado quem você é por dentro; ela tem lhe descoberto a tal ponto que tem de certa forma lhe chocado ante a verdade de que você nada pode contra a verdade. Aquilo que era apenas vaidade foi colocado no pó; aquilo que antes era seu ponto de apoio você viu que não passava de galhos secos, sendo que agora você não pode ver outro caminho para tomar uma sábia decisão, senão o caminho de ir a Cristo Jesus.
Você quer ser Dele para sempre, e tem avaliado que é melhor ter Jesus aqui e na eternidade do que ter todo bem precioso que esse mundo oferece. Se você chegou a ver as coisas desse ponto de vista, então posso lhe assegurar que o barco de sua vida está sendo puxado por Deus para o porto desejado, e que você é uma pessoa bem aventurada. Tudo isso que Deus tem apresentado para você como promessas da graça Dele, é para lhe dar ainda hoje uma gloriosa salvação, e que tem um Deus que lhe chama para comunicar com você o imensurável amor Dele em Cristo Jesus.
Vem a Cristo agora, porque você é uma alma sozinha que precisa desse Esposo amado que é o Rei da Glória. Você é uma ovelha atirada neste mundo, errante, sem pastor. Eis aí o Bom Pastor pronto para lhe livrar do perigo. Você está numa escuridão, eis aí o Espírito de Deus mostrando a porta de escape aberta para que você entre na família de Deus. A única herança que você tem é o inferno. Venha a Jesus porque Ele lhe tornará herdeiro da bem aventurada Nova Jerusalém. Além do mais, foi apresentado neste salmo os terríveis perigos que rondam este mundo, perigos contra os quais você nada pode, então você precisa desse Deus para ser seu defensor


Nenhum comentário: