segunda-feira, 12 de março de 2012

CRISTO E SUAS OVELHAS (2)



As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem  (João 10:27)

Amigo leitor continuemos nossa abordagem sobre essa declaração inspirado que o Senhor Jesus fala acerca de suas ovelhas. Na mensagem de ontem procurei mostrar que o homem por natureza é surdo espiritualmente e é impossível para ele escutar a voz do pastor. Somente e tão somente a ovelha Dele; aqueles que o Pai escolheu antes da fundação do mundo  escutam a voz do terno pastor para a salvação. Gostaria de levar o leitor para alguns trechos das sagradas escrituras tentando provar esse glorioso fato, baseando na palavra chamar. É Deus quem chama o pecador e aqueles a quem Ele chamar irão escutar e atenderão a sua voz. Então, gostaria que o amigo manejasse sua bíblia examinando alguns trechos bíblicos.
            Em primeiro lugar sondemos Romanos versos 6e7: “chamados para serdes de Jesus Cristo” e no verso 7: “chamados para serdes santos”. Oras, se alguém é chamado, é porque uma pessoa está a lhe chamar, e é aqui que entra o majestoso trabalho do Espírito Santo. Ainda em Romanos 8 podemos desfrutar um pouquinho da gloriosa Soberania desse Deus que faz todas as cousas segundo o conselho da sua vontade. No verso 30 é dito que aqueles a quem Ele predestinou, a esses também “chamou”. Veja  que tudo está encaixado perfeitamente dentro do programa feito por Deus desde a eternidade. A escolha é de Deus e não do homem, e se a escolha foi Dele é também tarefa Dele chamar Seus escolhidos.
            Não somente Paulo, mas também Pedro foi embevecido por esta gloriosa doutrina do chamamento dos Santos. Em sua 1o carta no cap.5 verso 10, podemos ver a linguagem bem clara do Espírito: “Ora, o Deus de toda graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna Glória, ...” Já vimos em poucas passagem bíblicas sobre o fato que é Deus quem chama e as suas ovelhas hão de ouvir a sua voz. Agora creio que é necessário explicar como é que Deus chama os que são Dele. Será que Ele fala por sonho? Por visão? Por adivinhação? Não! Absolutamente! Deus usa a sua palavra escrita para isso. Toda Escritura é inspirada por Deus (2 Timóteo.3:16). Quando o rico, lá no inferno pediu ao Pai Abraão que este mandasse Lázaro avisar aos seus cinco irmãos sobre o terror e sofrimento no inferno, Abraão lhe respondeu dizendo: “Eles tem Moisés e os Profetas”.
            Naquele tempo quando o novo testamento ainda não havia sido escrito, Deus tinha a Autoridade do Velho Testamento para falar ao pecador. Satanás sabe muito bem que a palavra de Deus “é viva e eficaz”; que ela é a espada do Espírito, o instrumento de poder que o Espírito Santo usa para transformar o pecador. É por isso que ele luta ferozmente para tentar anular o poder da palavra; para impedir que os pregadores preguem a palavra com fidelidade. Tem sido terrível o ataque inimigo contra a palavra de Deus porque é a palavra a arma do Espírito santo para trazer salvação ao pecador. Quantos milhões de Bíblia foram queimadas! Quantos obreiros de Deus foram mortos cruelmente, como o único recurso para impedir que a mensagem fosse pregada!
A palavra de Deus é a palavra da verdade, e o pai da mentirá naturalmente vai odiar a verdade. E a sua perseguição contra a palavra de Deus não mudou; ele mudou a tática, e o que ele usa hoje é a imitação. Todos têm bíblia e vão torcê-la, dando individualmente  sua própria interpretação. Ela será colocada no mesmo nível de qualquer outro como o evangelho segundo Alan Kardec; o livro dos Mórmons; a bíblia russelita etc. E satanás vai levantar a cada dia seus falsos profetas, como fez no Antigo Testamento, homens que não foram chamados por Deus vão pregar a mensagem que agradar o povo; vão falar de soluções materiais; vão tentar iludir o povo pregando  um “Deus” de amor que ama todo mundo e que quer a fraternidade entre todos; vão pregar a união entre as trevas e a luz vão dizer que tudo está bem quando o homem está numa terrível situação em seus pecados;  vão querer ouvir sim, mas uma mensagem que lhes fará sentir-se bem.
            Amigo leitor é preciso que você saiba dos ardis do inimigo, e de sua intensa luta contra o Deus Santo e contra a sua palavra. Mas o grande Deus não mudou; o Deus da verdade é o mesmo; Ele é para sempre o mesmo; e sua mensagem de salvação continua. A inimizade de satanás contra Deus é para sempre e já está decretada a sua terrível condenação para sempre no lago de fogo juntamente com os que lhe seguem. Não ignoramos os ardis do inimigo hoje; o pai da mentira é o pai da mentira e será o pai da mentira eternamente. Ele quer manter o mundo nas trevas, na ignorância, na superstição, na idolatria; ele quer que o pecado continue indo para as trevas eternais; condenado. Ele constrói o seu mundo e arquitetou projetos lindos para manter os pecadores entretidos nas paixões da carne, dos olhos e na soberba da vida.             Satanás não quer que você meu fique sabendo de sua condição de condenado de inimigo de Deus; ele não quer que você saiba que o grande Deus é um Deus de misericórdia, mas é ao mesmo tempo um Deus justo o qual tem que punir o pecado, ele não quer que você saiba da obra triunfante da cruz e do sangue vertido para apagar as culpas do pecador que se converte ao Senhor. O Deus de toda misericórdia está estendendo a sua mão de poder e graça para você meu amigo.
Amigo leitor procurei esclarecer que é Deus quem chama as suas ovelhas e para isso Ele utiliza a sua Palavra Poderosa e eficaz. Falei também um pouco sobre o ardil de Satanás que luta incansavelmente para impedir que a Palavra Eterna seja pregada. Vamos continuar explicando o significado dessa frase inspirada: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz”.
            A voz do Senhor é a Sua Palavra e há um íntimo contato entre a ovelha do Senhor e a Palavra. Mas quero lhes dizer que a Palavra de Deus não é somente detestada por Satanás, mas também pelo pecador sem salvação. Há o elemento da incredulidade arraigado no seu coração e tudo isso é causado pelo pecado. Enquanto a pessoa está vivendo em seus pecados é impossível para ela escutar a Palavra de Deus. O pecado causa surdez espiritual; causa cegueira espiritual. É a triste situação do pecador. Tem ouvidos, mas é incapaz de ouvir. Gostaria que o amigo ouvinte acompanhasse comigo o texto de Efésios 4:17-19. Ali o Espírito Santo mostra a terrível situação na qual vive o homem em seus pecados.
            Em primeiro lugar, é dito no verso 17, que eles andam na vaidade de seus pensamentos. A palavra vaidade significa “um esforço que não produz resultado positivo e eterno. Esse é o primeiro resultado do pecado no coração do homem. Seu viver aqui é pura vaidade. Ele não percebe que toda sua luta é em vão; que todo o seu esforço é inútil; que todas as suas aspirações resultarão em nada. Em Eclesiastes, Salomão mostra a sua experiência neste mundo e todas as suas ambições e trabalhos. O resultado de cada esforço seu, para ele era Vaidade e correr atrás do vento. Para o pobre pecador é assim a sua situação neste mundo. Ele não pode perceber porque o pecado não deixa ver que ele está trabalhando para nada e que está caminhando para a eternidade. Tal situação impede que ele ouça a Palavra de Deus, e é só quando o Espírito Santo o acorda: “Desperta ó tu que dormes; levanta-te dentre os mortos”, é que ele passa a ver que ele está descendo numa correnteza para o abismo de trevas e desespero eterno.
            No verso 18 de Efésios 4 vemos outro terrível efeito do pecado no homem sem salvação. É o que o Espírito Santo chama de dureza de coração. Quando Deus quer falar ao homem através de Sua Palavra, Ele vai ao coração. O homem verdadeiro está no coração. Por fora, pode parecer bonito, religioso, bonzinho, mas Deus não vê o homem assim, porque o Senhor o homem pelo que Ele é lá dentro. Então, por causa da vaidade, atmosfera de engano em que vive, o homem endurece o coração para não escutar a palavra; ele fecha a porta, tranca a porta do coração. A bíblia chama isso de dureza de coração. Não tem um pecado mais terrível do que esse pecado, quando o homem impede que o Espírito Santo revele a verdade ao íntimo. A sua guerra, não é contra o pregador e sim contra o próprio Espírito Santo, aquele que foi enviado para convencer o homem de seus pecados. A pessoa endurecida contra a Palavra de Deus está numa situação perigosíssima e o Senhor Deus pode até entregá-la para que ela caia nos mais terríveis laços do diabo. A pessoa passa a uma situação tal, que ela vai ficar ainda mais endurecida e obstinada sem que ela mesma perceba. Ela poderá cair no ludibrio de uma religião falsa e Satanás até fará milagres para que a pessoa fique pensando que foi Deus.
Amigo leitor, é terrível endurecer o coração contra o Espírito Santo! Saiba que tal atitude fará com que Deus despreze a pessoa. Ele abandona a pessoa para que ela fique sendo um joguete nas mãos do inimigo. A pessoa ficará mais orgulhosa ainda; mais convencida ainda. Saiba amigo, que às vezes, Satanás faz coisas para o homem, e que o homem chegará a pensar que foi Deus que fez. Satanás pode dar um excelente emprego para alguém e aquele emprego será apenas uma manifestação da Ira divina contra aquela pessoa. Satanás pode até enriquecer alguém, mas aquela riqueza será uma maldição. Satanás tem seus laços espirituais, e ele pode usar com uma pessoa assim que Deus lhe permitir. Satanás poderá amarrar uma pessoa numa religião falsa e aquela religião será uma manifestação ardente da Ira de Deus, porque essa pessoa endureceu o coração contra o Espírito Santo.
Caro leitor é a bondade, é a tolerância, é a longanimidade de Deus em ação. Ele continua bondoso e fiel. É a bondade Dele que conduz o homem ao arrependimento. É de sua responsabilidade arrepender-se e converter-se ao Senhor Jesus. A água da vida continua jorrando, pois a fonte não seca. A bíblia declara que a misericórdia de Deus é riquíssima, mas, é uma afronta a Deus quando você continua com seu coração fechado, trancado, amarrado! Em Romanos cap. 2 verso 5 o Espírito Santo afirma que você não está fazendo outra coisa senão acumulando ira para o dia da Ira. Mas por que tal atitude? Por que endurecer-se contra. O bondoso Deus? Em Efésios 4:19, no final do verso o Espírito Santo diz que o pecador age assim porque quer continuar cometendo toda a sorte de impurezas. Quer continuar na escuridão e não permite que a luz brilhe no coração revelando a triste situação? Você tem vivido os seus dias em obstinação contra Deus? Tem se escondido atrás disso e daquilo para impedir que a verdade entre no seu coração? Mas quero nesta noite lhe declarar que a graça e o amor são como o oceano. Deixe que a verdade chegue lá dentro no seu coração.
Confesse humildemente ao Salvador agora. É grande a sua culpa meu amigo, mas o Senhor perdoa tudo. Ele apaga todas as transgressões. Ele remove toda mancha. O Senhor quer salvar, pode salvar, mas Ele só faz isso quando acha um coração contrito e quebrantado. Não quer agora se humilhar e se entregar ao Senhor? Eu sei que você poderá estar se sentindo incapaz, fraco, mas é essa a situação do pobre pecador. Então, agora mesmo, peça ao Senhor Jesus para Ele ser o seu Salvador. À margem do seu receptor entregue-se ao amor de Jesus; confie na suficiência do seu sangue para apagar todas as suas transgressões. A salvação é de graça, é eterna, é gloriosa, é suficiente.

Nenhum comentário: