segunda-feira, 26 de março de 2012

A PROTEÇÃO DE DEUS AO SEU POVO (25 de 25)



Na sua angústia eu estarei com ele; livrá-lo-ei e o glorificarei; saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação”.
Amigo, transitar por este mundo, nesta nossa peregrinação aqui achando que assim estaremos livres dos males que assolam este mundo; transitar nesta nossa peregrinação aqui achando que teremos da parte de Deus tudo aquilo que apenas pedirmos, ou que declararmos que é nosso, por exemplo: “Aquele carro zero é meu, declaro que é meu”. Ou “Declaro que aquela casa bonita é minha”, não passa de ser um caminho perigoso, tentador, onde o próprio Deus ordena que satanás vá, responda aos pedidos dos homens naquilo que agrada e que satisfaz os desejos da carne, dos olhos e da soberba da vida. Vou repetir o que bíblia afirma: “Quando Deus engorda o corpo Ele faz com que a alma venha a se definhar mais e mais”.
Você é um crente em Cristo? Já passou da morte para a vida? Já correu para o abrigo seguro, certo, livramento e segurança de sua alma que só encontram em Jesus? Você pode provar isso em seu viver? Se já ocorreu isso pode estar certo que o seu andar aqui, que enquanto estiver atravessando este vale da sombra da morte, certamente irá experimentar os revezes desta vida, porém sempre ciente que todas as coisas irão contribuir para seu próprio bem espiritual. Digo e repito, que Deus não prometeu que nós os crentes em Cristo ficaremos sem enfermidades, dificuldades, perseguições, por que? Habitamos num mundo onde a própria natureza sofre os resultados da maldição do pecado e essa natureza está gemendo. E aquele que é crente, aquele que tem as primícias do Espírito geme também aguardando aquele grande dia triunfante, dia da redenção do corpo.
Mas a promessa bem clara desse verso lido é: “Na angústia eu estarei com ele”. Deus não prometeu tirar a angústia, mas prometeu, sim, estar com o crente na angústia. Qual é a ordem de Deus para o salvo? “Em tudo daí graças”. É ordem de Deus que eu e você devemos dar graças, mesmo na enfermidade, na pobreza, em qualquer circunstância. Portanto quero ir até o seu coração, para lhe informar a respeito dessas verdades preciosas que hoje estão escondidas, mas que o povo de Deus precisa ouvir a fim de escapar de tantos e tantos erros que invadiram o palco chamado evangélico em nossos dias.
Amigo leitor termino hoje esta série de meditações nesse salmo, não porque esgotou o assunto, mas, porque como ser humano, limitado, fraco quanto as coisas desta vida, muito mais serei quando tenho que lidar com as preciosidades dos tesouros eternais. Ainda no penúltimo verso, (15), Deus não somente promete estar com o crente nas aflições, mas também ele promete que vai livrar o crente, que vai glorificar o crente. O amigo pode ver no verso 15: “Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele; livrá-lo-ei e o glorificarei”. Isso é sumamente maravilhoso, nos trazendo riquíssimo ensinamento que o Espírito Santo deixou a fim de que pudéssemos ser fortalecidos em nossa fé e nos fazer andar nosso trajeto em direção ao lar celeste, sem que nossos joelhos vacilem e nossas mãos enfraqueçam na guerra que temos no trajeto que temos em nossa frente.
Amigo leitor, quando é que Deus livra o crente? Que momento é esse do livramento? Em primeiro lugar digo e afirmo aqui que Deus livra o crente porque Ele se torna o defensor do crente em toda e qualquer situação. Nesse caso há livramento continuamente. Nós vemos como Deus se posiciona como Escudo e Pavês do crente na primeira sessão deste salmo. Na segunda sessão nós vimos como Deus colocou o exército de anjos à disposição do salvo. Na terceira sessão estamos vendo como Deus promete livrar o crente. Ele livra em todos os momentos. Vem momento terrível quando satanás ataca o crente com uma feroz tentação. Qual é o crente que não é tentado? Qual é o crente que não enfrenta tentações aterrorizantes? E satanás vem assim. Ele cerca o crente de todos os lados, mas é nesse momento que vem o livramento.
Outro detalhe quanto ao livramento prometido por Deus, é que esse Deus concede graça suficiente para que o crente possa passar pela fornalha da aflição. As muitas aflições que envolvem o crente são transformadas em fontes de preciosas bênçãos para o viver do crente aqui na terra. A história de Jó deve ser lembrada. Depois de toda aquela angustiosa situação pela qual passara, depois daquela nuvem negra de aflições, Jó tornou-se ainda mais forte em sua vida espiritual.
Outro sentido de livramento e que eu creio ser esse o sentido que Deus está mostrando nesse verso é que Deus tira o crente por meio da morte, como Ele tirou os santos do passado, e há de tirar todos os seus mesmo hoje. Prezado leitor, a morte é, na realidade, um verdadeiro triunfo para aquele que é salvo. É a vitória final. Um exemplo disso é a linguagem que Paulo usa a respeito dele quando estava preso em Roma e escreveu para a igreja de Filipos. Paulo estava para enfrentar aquele momento quando seria executado pelos guardas de Roma, à mando do Imperador. Mas é impressionante ver com que tranqüilidade, com que calma vinda do Espírito Santo Ele esperava tal acontecimento. Ele não tinha qualquer aflição, perturbação ou depressão por ter que enfrentar aquilo. Era como se ele estivesse aguardando uma grande festa em seu favor. Ele diz que era o seu desejo partir e estar com Cristo. Para ele aquele momento da execução pela qual passaria era de fato um livramento final.
Agora o leitor pode ligar esse livramento, como no caso do livramento de Paulo, usar tal livramento com a última palavra do verso 15: “Eu o livrarei e o glorificarei”. Aí está aquilo que chamamos de triunfo final do crente, e certamente você, amado irmão, pode contar com esse triunfo, com essa vitória final você pode contar se verdadeiramente pode dizer em seu coração que você é um salvo por Cristo. Veja o que lhe aguarda, amado irmão, e regozije nessa maravilhosa e sublime promessa feita pelo Grande Deus no final do verso 15 do salmo 91. A morte tem um precioso serviço para ser feito com os santos de Deus. Ela toma e leva o crente para seu lugar de glória eternal; glória que está de qualquer compreensão deste mundo, que está acima do entendimento até dos próprios anjos. Veja aquela multidão de santos que já partiram, morreram nos séculos passados; santos que morreram neste século, eles já partiram e já estão glorificados, estão vivos, por quê? Deus não é Deus de mortos; Ele é Deus de vivos. Nesse caso, se esse Deus faz isso; se Ele prometeu tal vitória para o crente, por que amado irmão viver aqui à cata daquilo que os mortos deste mundo tanto buscam possuir?
Os homens sem Cristo, são esses homens que odeiam a palavra de Deus, que consideram a sabedoria de Deus como loucura eque vivem buscando prosperidade e outras coisas mais deste mundo. Homens como Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Elias, Samuel, Paulo, Pedro e outros milhares, passaram sim por este mundo como peregrinos e forasteiros. Passaram por esta vida dizendo NÃO para as promessas do diabo e renunciando tudo aquilo que apenas é como fumaça que passa. Eles acenaram, dando como que um ADEUS  para este mundo, estenderam suas mãos para a herança de glória que lhes aguardavam no céu. Amigo, você que tem nome de crente, nome mui abençoado, você irá viver aqui carregando o mesmo nome que os heróis da fé carregaram? É sério levar sobre si este nome de CRENTE EM CRISTO. E tem muitas pessoas difamando esse nome bendito pela maneira que estão vivendo.
Por último, quero levar agora o amigo até o último verso: “Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação”. Que encerramento glorioso traz esse verso! Que desfecho lindo! Quantos que estão carregando o nome de CRISTÃOS, mas estão vivendo neste mundo olhando para o Egito como se estivessem enfeitiçados com as belezas deste mundo tenebroso; buscando as vanglórias daqui e não conseguem avistar além do véu para as maravilhas eternais que Deus tem preparado para Seus Santos. Veja amigo o que Deus tem prometido para os salvos. Ele não diz que vai saciar o estômago do crente com tudo aquilo que o crente pedir e quiser, e nem promete que vai saciar o crente com uma saúde perfeita aqui, dando dentes de ouro, coração de ouro, tirando a gordura física do crente. Deus não promete essas coisas em sua palavra. Essas promessas são feitas por falsos profetas. Mas, o que Ele promete no verso? Ele promete que vai saciar o crente com longevidade. O que é isso? Isso o mundo não pode jamais compreender, porque está fora do alcance do homem natural. Isso que Ele prometeu é considerada loucura para o homem natural e ele não quer saber disso, pois ele quer outra coisa. Ele quer igrejas e mensagens que prometem bênçãos para ele neste mundo; ele quer ter mais dinheiro, mais bens, mais saúde a fim de andar no pecado. Enquanto os homens estão aí correndo de um lugar para outro buscando um deus que possa dar saúde, quebra de maldições, prosperidades, riquezas e outras coisas mais, eis aí o Deus da revelação prometendo aos salvos LONGEVIDADE. É exatamente isso o que Cristo fala em João repetidas, vezes que Ele veio conceder VIDA ETERNA para suas ovelhas.
A vida de glória e de felicidade daquele que é verdadeiramente convertido essa vida dura para sempre, e quando terminar esta oca vida daqui, então o crente estará para sempre longe de toda dor, de toda angústia, de miséria, de sofrimento pelos quais havia passado aqui, e estará para sempre no lugar onde nunca jamais entrará qualquer maldição.
Por fim, veja aquilo que o salvo há de ver na eternidade na última frase do salmo: “...E lhe mostrarei a minha salvação”. Prezado leitor, lá na eternidade, para todo sempre, junto com seu Deus, junto com os anjos, junto com todo povo de Deus; pessoas de todos os lugares deste planeta; todos os salvos desde Abel até o último crente que morrer ou que partir de outra maneira para o céu; em eterno regozijo, com corpos glorificados, eis que Deus vai mostrar a tão grande salvação dEle para o povo eleito. Neste momento ainda nesta vida não entendemos muita coisa; ainda nesta vida a nossa visão é muito curta; agora a nossa compreensão é terrivelmente limitada; agora temos que andar por fé e não pelo que vemos; exultantes, sim; alegres, sim; contentes, sim, pela tão grande salvação que Deus pela sua muita misericórdia nos outorgou mediante Seu Filho.
Mas um dia tudo será plenamente esclarecido; um dia entenderemos perfeitamente que aqui não pudemos compreender, Deus estava preparando o palco para nos mostrar a verdade. Ainda estamos habitando neste corpo carnal e esta habitação feita de barro impede que vejamos a nossa habitação celestial. Paulo sentiu isso quando passou aqui por intenso sofrimento, mas Paulo não ficou pedindo que Deus quebrasse maldições que vinham sobre si; Ele não pediu que Deus mudasse sua situação. Pelo contrário, aquele crente desejou sim, deixar a casa de barro onde habitava que era seu corpo terreno para que pudesse ir habitar num edifício, corpo de glória que Ele iria receber na ressurreição.
Que esta mensagem venha lhe levar à um sério retorno à palavra de Deus para que ao tomar o rumo certo da verdadeira vida cristã, você possa crescer sendo aqui neste mundo um verdadeiro soldado do Rei, escapando das ilusões colocadas em sua frente e colocadas na frente de milhares por satanás em nossos dias.
E se você ainda não é um convertido a Jesus o Filho de todo coração, eu quero lhe dizer que essas promessas do salmo 91 foram feitas por Deus para pecadores arrependidos. Isso significa que você não precisa ficar nessa situação assim tão amaldiçoada e que você poderá ser a partir de agora e para sempre um pecador sim, salvo; um pecador sim, abençoado com toda sorte de bênçãos nos lugares celestiais em Cristo. Repito aquilo que diz a bíblia e que sempre falo: Jesus veio buscar pecadores. Se você é uma alma que não está mais contente em viver no pecado, agora confesse a Jesus como seu Senhor.

Nenhum comentário: