sexta-feira, 2 de março de 2012

A PROTEÇÃO DE DEUS AO SEU POVO (10)



Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia” (Salmo 91 versos 5 e 6)
                Veja a partir do verso 5: “Não te assustarás do terror noturno...” Preste atenção na expressão “terror noturno”. “Nem da seta que voa de dia” Preste atenção, também, na expressão “seta que voa de dia”. Passemos para o verso 6 onde diz: “Peste que se propaga nas trevas”. É consideremos essa frase. E também: “mortandade que assola ao meio-dia”. Procuramos o entendimento que o Espírito de Deus quer dar na compreensão da verdade da Sua Palavra. Que o Deus de toda misericórdia, o Deus que nos guia e nos ensina em toda verdade, que Ele venha abrir nossos olhos para que vejamos os perigos que os homens, mesmo os mais sábios deste mundo não podem enxergá-los; que Ele nos mostre que não há qualquer solução neste mundo; que o único esconderijo e escape para o pecador está em Cristo Jesus. Que Ele seja glorificado, Ele mesmo dê os frutos resultantes da operação do Espírito de Deus nas vidas dos meus leitores.
            Vemos nesse verso a respeito do “terror noturno”, da seta que voa de dia”; vemos também a respeito dapeste que se propaga nas trevas”, e também, “a mortandade que assola ao meio-dia”. Que hoje o Espírito de Deus, Glorioso professor da palavra, venha abrir os olhos do seu coração a fim de que você possa ver as realidades eternas; para que teus olhos contemplem aquilo que os homens naturais não podem contemplar; para que você enxergue aquilo que os homens incrédulos, por serem cegos não podem enxergar. Eis aí os perigos que massacram este mundo; perigos contra os quais não há entre os homens qualquer meio para enfrentá-los e vencê-los; perigos contra os quais as poderosas armas nucleares das nações não passam de serem comparadas a brinquedos de crianças. Eis aí perigos que todos enfrentam desde o pobre ao mais rico, perigos que atingem tanto aquele que é ignorante, quanto o que é erudito, cientista; atinge tanto o grande quanto o pequeno; perigos que assolam o mundo inteiro em todas as nações e todos os lugares.
              Os poderosos deste mundo, os grandes que dominam este mundo buscam de todos os meios de combater o mal que açoita este mundo, mas podemos ver que é um esforço inútil, porque eles estão lutando contra aquilo que jamais poderão derrotar. Homens do mundo inteiro são apenas escravos neste império do mal, e nem eles mesmos percebem o fato que são como marionetes, usados para um propósito e depois são lançados na destruição. Meu amigo, será que você está tendo um privilégio neste dia de ter os olhos da alma abertos para ver os perigos que lhe cercam? Perigos contra os quais não há dinheiro, nem saúde, nem remédio. São muitíssimos e eles ameaçam a sua alma. Portanto diante dessa realidade, volte agora mesmo para o grande Deus que está lhe mostrando essas verdades no salmo 91, porquanto Ele revela seus mistérios para o pecador que se humilha e busca em sua palavra aquilo que tanto a alma precisa.
              Quero levar-lhe a vislumbrar os perigos que Deus está mostrando nesses versos 5 e 6 do salmo 91. Vamos procurar vê-los e achar esses perigos com a lente de Deus, exatamente da maneira que Deus fielmente revela através da sua palavra. Não vamos tentar mudar a palavra; não coloquemos nossos gostos à palavra de Deus; não adicionemos temperos à palavra. Ela é pura e genuína, e devemos tomar do jeito que ela está e assim alimentar dela. Ao encararmos a palavra de Deus dessa maneira, aí sim, estaremos olhando o mundo lá das alturas celestiais, vendo o que está ocorrendo, vendo a miséria deste mundo com os olhos de Deus, podendo enxergar melhor aquilo que os homens não podem enxergar. Nós podemos ver se encarar com humildade e temor o que Deus fala em Sua palavra.
              A primeira lição que temos é que os perigos que nós podemos contemplar neste mundo, perigos pelos quais passamos, perigos que também já conhecemos, perigos que todos sabem que existem, perigos que todos evitam ser atingidos por eles, perigos que a ciência consegue detectar, tais perigos são apenas resultados de perigos eternos que estão longe do alcance da mente, dos olhos e do poder humanos. Repito, os perigos que vemos no mundo material são apenas resultados dos perigos espirituais. São perigos espirituais, que vem do terreno espiritual e que chegam até os homens em forma de enfermidades que desafiam a ciência deste mundo. Essas enfermidades mantêm os homens ocupados, entretidos em como atacá-las e vencê-las. Temos outros perigos que também apresento aqui. Temos por exemplos as guerras. O que é que está por detrás das guerras deste mundo? Outro exemplo é como os homens não conseguem escapar dos roubos que aumentam cada vez mais. O que está por detrás da maldade vista num homem entrando numa casa para roubar e matar? Vemos também tantas maldades e perversidades praticadas à luz clara do dia. Vemos perigos nas ruas, com drogas e outras coisas semelhantes. Vemos perigos nas estradas, e quem viaja se vê em perigo de morrer a qualquer instante. Sofremos perigos que vem por meio da chuva, do sol. Há perigos nos mares, nos rios, perigos no ar, nas plantas, perigos por meio dos animais, perigos com os homens, perigos com insetos, perigos que assaltam nossa existência terrena, e que continuamente aparecem sem qualquer aviso prévio para promover miséria, sofrimento, luto, choro, angústia, tristeza aqui neste mundo e na eternidade para quem não foi salvo.
Então amigo ouvinte, que encaremos o mundo dessa maneira, que vejamos a realidade deste mundo como a bíblia apresenta; que não nos afastemos da palavra de Deus. Veja se não é exatamente aquilo que passa o homem deste mundo. Ele pode se orgulhar que está vivendo numa geração culta e tecnológica; ele pode se ufanar dessas coisas, mas a realidade é que o mundo não mudou. Os perigos que cercam este mundo são aos milhares, e estão além da imaginação humana. Os líderes de nações, chefes de estados, governos de cidades, homens intelectuais, trabalham arduamente procurando meios em como sanar o mal que atinge este mundo. Eles buscam socorro, mas inutilmente porque não conseguem enxergar a origem do mal. Eles não querem ser confrontados com a palavra de Deus; nada querem com a palavra de Deus, pelo contrário, querem excluir a palavra de Deus neste mundo; querem tirá-la daqui, e quando esses homens são confrontados com as escrituras; quando são chamados para ver as coisas do ponto de vista da verdade bíblica; quando são convocados para o que Deus está falando, esses homens nada querem, desviam, e não dão devida atenção. O que esses homens estão fazendo? Eles lançam a bíblia ao descrédito, e fazem isso especialmente quando acham que são mais cultos. Eles acham que subiram uma altura tal em conhecimento que vão atingir o nível de divindade humana.
          É isso o que esses homens acham. Eles acham que em nada precisam de Deus, nem da bíblia, nem de evangelho, não precisam de pregação nem de pregadores. Os homens acham que eles tem a solução em mãos para sanar com os perigos que ameaçam a sociedade. Eles se defendem de todo lado; eles procuram meios para combater o mal, mas não olham para cima, nem interessam saber de onde vem o mal. E assim vemos que os homens não querem ser confrontados com a palavra da verdade, eles prosseguem sua jornada neste mundo achando que não tem um Deus Reto e Justiceiro. Prosseguem assim geração após geração não podendo enxergar o que somente o Deus da glória, o Deus de toda verdade pode mostrar. Devemos dar graças a Deus pela Sua palavra; devemos dar graças pela glória da palavra; que nós oremos como crentes para suplicar e pedir a Deus para que Ele em sua misericórdia venha mostrar, abrir os olhos do entendimento dos homens para que eles saibam de onde estão vindo esses perigos, e que assim possam temer ao Senhor.
                     Prosseguindo quero mostrar os perigos como Deus apresenta a partir do verso 5. Primeiramente mostrarei o que significa terrores noturnos. O Espírito de Deus diz no verso 5: “Não te assustarás dos terrores noturnos”. O que significa isso? Está falando de terrores que aparecem nas trevas. Todos nós estamos cientes que trevas indica ausência de luz. Onde não há luz, há trevas, e o contrário pode ser dito que, onde a luz entra, as trevas fogem. Nas trevas nada podemos ver; nas trevas ficamos sem ação; nas trevas ficamos sem direção. A bíblia fala dos 3 dias de trevas espessas que vieram como pragas e caíram sobre o Egito, como castigo vindo de Deus. Diz em Êxodo que o Egito inteiro ficou sem luz e aquele povo ficou completamente sem ação. Imagine amigo, passar três dias sem qualquer luz, com tudo escuro, sem mesmo a luz de uma vela ou lamparina. A escuridão causa verdadeiro terror; causa uma expectativa de que algo aterrorizante vai acontecer. Imaginar chegar as sete da manhã e tudo ainda estiver tão escuro como se fosse as três da madrugada; chega as nove horas da manhã e tudo ainda é trevas. Imagine três dias numa situação assim tão desesperadora!
                    Mas venho dizer ao amigo, que satanás é chamado de príncipe das trevas. Ele satanás promove terrores na escuridão para causar um impacto de medo nos corações dos homens. Quantas pessoas ficam apavoradas com surgimento de espíritos, inclusive muitos asseguram que já viram pessoas que morreram aparecerem. Tem lugares aqui no Brasil e no mundo onde esses terrores noturnos manifestam em larga escala, especialmente onde existe muito ocultismo e invocação de demônios. Aí eles aparecem mesmo! Aí eles fazem a dança deles, e assim eles causam medo e mantém as pessoas achando que foram pessoas que morreram e que voltaram. Satanás tem seus agentes espirituais e são milhares, e trabalham nessa área com o intuito de promover medo. E assim quando os homens vivem imbuídos no medo, satanás consegue manter os homens na dependência dele, e assim as pessoas facilmente voltam para seus ídolos. Muitos colocam seus ídolos em seus quartos, porque acham que esses ídolos vão afastar esses terrores noturnos. O que vemos são os homens trabalhando na invenção de vários santos buscando criar nomes a fim de afastar os “terrores noturnos”.
                     Mas quando a alma, pela fé no Senhor Jesus Cristo, pela fé no Deus que não pode mentir, abriga-se no sangue remidor, confia no poder da palavra de Deus, o próprio Deus leva tal alma a uma confiança na proteção que Ele concede, porque tal alma pode saber que esses terrores não passam de ação de satanás no mundo dele. O verdadeiro crente pode dizer com o salmista: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação. De quem terei medo?” Por que razão assustar com os terrores noturnos se aquele que é salvo por Cristo já está livre das trevas eternais? Mas, há outro sentido ainda, em que os terrores noturnos se manifestam aos homens causando medo e pavor. É nas trevas que prolifera a maldade. Imaginam o mal durante o dia para praticá-lo a noite. Nas trevas é que temos de fechar e trancar as portas e janelas de nossas casas, para proteger nossos bens porque os ladrões atacam e minam. Quando são assaltados em suas próprias residências. O medo tem tomado conta da população porque não há possibilidade de confiar em ninguém. Satanás tem nos homens ímpios poderosos instrumentos para a prática dessa perversidade de roubar seus semelhantes. Em nosso país as pessoas hoje estão roubando à luz clara do dia.
                    Outra verdade quanto aos terrores noturnos, é que tem noites tão apavorantes e de pesadelos que o sono não vem e a noite se torna longa demais. O cobertor fica muito estreito, muito curto. Outro sentido dos terrores noturnos é que a noite pode ser aconchegante para dormir, e assim descansar preparando para um novo dia de serviço, mas o que acontece é que muitos são surpreendidos com a morte chegando aos pés de suas camas, pronta para dar o golpe fatídico. Quantos acordam sentindo fortes dores no coração para morrer de repente. Amigo leitor o descanso físico pode ser o anúncio que a morte está chegando para trazer dor e sofrimento a pessoa e a família. Um senhor deitou no sofá de sua casa para descansar, dormiu e permaneceu naquela posição que parecia estar dormindo, mas quando sua esposa  foi despertá-lo percebeu que estava morto.
                   Casas e mais casas são invadidas pelo choro devido a morte de alguém. Você não pode viver assim isolado desse fato apresentado pelo Grande Deus em sua palavra a respeito dos terrores noturnos. Não fique a pensar que você é suficientemente forte capaz para suportar os horrores das trevas deste mundo. Seu coração é muitíssimo fraco para lidar com aquilo que pode lhe paralisar de medo. Além do mais, haverá um terror noturno ainda mais aterrorizante quando seus olhos físicos fechares e os olhos da alma forem abertos para ver aquilo que aquilo que a bíblia intitula de “trevas exteriores”, onde, segundo a bíblia, haverá choro e ranger de dentes”. Se você pudesse ver o que está ocorrendo agora no abismo de trevas eternais onde milhares estão neste momento em agonia deparando com os terrores que aqui ignoraram achando que não existiam. Se você aqui treme ao deparar com os terrores noturnos, o que será de você quando a noite eterna chegar? Quando o pavor da eterna noite chegar? O grande Deus pergunta em Ezequiel 22:13,14: “Estará firme o teu coração? Estarão fortes as tuas mãos no dia quando eu vier tratar contigo?”.
                    Aproveite para atender o apelo desse Deus de tanta compaixão; Deus que agora chama pecadores ao arrependimento; o Deus que ordena para que você deixe esse convívio com seus pecados. È para seu bem, é para que você não venha a afundar-se em seus pecados no castigo eterno. Um belo hino diz: “Eis as novas: quem em Jesus confia, dele há de ter verdadeira luz, vida, perdão e alegria”. Deus enviou o Filho Dele ao mundo para trazer aos pecadores uma genuína salvação; para tirar pecadores das trevas para a sua maravilhosa luz. Esta verdade é uma boa nova para você? Esse grande Deus não vai ter compaixão naquele dia se agora você permanece no orgulho, obstinação, rejeitando a oferta salvadora em Cristo. Agora a misericórdia dele está estendida para socorrer o aflito e abatido; agora o pecador pode estar certo que Ele aceita o pecador humilhado.

Nenhum comentário: