quinta-feira, 15 de março de 2012

CRISTO E SUAS OVELHAS (5)


As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem” (João 10:27)

ELAS O SEGUEM  (continuação )

Amigo leitor, o Senhor Jesus afirma a respeito de suas ovelhas que elas o seguem. Com essa afirmação do Senhor, fica claro distinguir quem é ovelha do Senhor; quem é aquele que é realmente crente em Cristo; então tem algo, um elemento que distingue a verdadeira ovelha do Senhor: A ovelha de Cristo segue seu Pastor. É impossível ser ovelha do Senhor sem seguir o Mestre. É a vida cristã em evidência; é a fé em plena manifestação. Alguém que estava morto passou a viver; aquele que estava perdido foi achado. Aquele que tinha seus pés e mãos espirituais presos, amarrados no pecado, mas foram soltos, foi visitado o aflito e abatido de Espírito; o encarcerado foi liberto.
            Amigo leitor, que preciosa verdade para nossos corações! A graça salvadora faz o trabalho completo na vida daquele é salvo. Aquele que foi salvo do pecado e de suas garras atrozes, é agora alguém livre para seguir o Salvador; Ele entrou nesse glorioso caminho; ele não vê qualquer razão de viver esse mundo, nem o pecado. Tudo aquilo que ele considerava ganho, é agora reputado por ele como perda, porque alcançou aquilo que é de mais precioso. Ele achou o tesouro eterno, e diante desse tesouro, todos os bens materiais tornam-se palha seca. Ele foi salvo para sempre, porque seu nome fora colocado no livro da vida do Cordeiro antes da fundação do mundo; tornou-se herdeiro de Deus e co-herdeiro com Cristo.
            Afinal, por que apreciar estas riquezas passageiras? Para que pôr os olhos naquilo que é como fumaça, que dissipa-se? Seu coração agora está ligado ao coração do Bom Pastor e passou a amá-lo porque simplesmente foi amado primeiro. Ele segue as pisadas Dele, o caminho do Senhor, é o seu caminho; o ambiente do Senhor Jesus é o seu ambiente; aquilo que é santo e puro começa a fazer parte do seu modo de viver; Ele colocou-se à disposição do Mestre para agradar-lhe em tudo; não tem nenhum prazer em tornar seu corpo um instrumento do pecado, como outrora. A ovelha que pertence ao Sumo Pastor não segue o que os homens dizem, não seguem o que um pastor aqui e ali fala; o que um pregador aqui e ali prega; o que alguém lhe falou na sua religião. Ele está sintonizado com a verdade bíblica; ele atenta para a palavra escrita e tem um discernimento impressionante dado pelo Espírito Santo para saber  se aquilo que está ouvindo é de Deus ou é do pai da mentira. Não vai seguir o mercenário, o estranho. Quando a pessoa não é ovelha pertencente ao aprisco santo do Bom Pastor, não gosta de ouvir do Senhor; não tem prazer em escutar o que a Palavra de Deus tem para lhe dizer, e vai seguindo assim nas trevas, obedecendo ao pecado; agradando a carne e os pensamentos. Mas, não é assim com a ovelha do Senhor, pois agora ele é chamado de Santo; alguém que nasceu na família; possui a natureza divina; ama e tem prazer em crescer na fé e na palavra.
Amigo leitor, procurei dar um perfil daquele que segue o Senhor Jesus. Esse é aquele que um dia, pela fé, ouviu a voz do Senhor através da palavra e aconteceu uma mudança no seu viver. Ele foi transformado no coração. O falso crente é hipócrita vai procurar ter uma aparência de crente, mas será só algo da aparência; vai dar um valor exagerado à aparência. Mas o Senhor Jesus não está referindo à aparência do homem. É fácil ser crente na aparência; é fácil espantar os pecados ocultos da natureza velha; é fácil fazer um barulho e dar uma impressão de que agora é alguém pertencente a Deus, sem, contudo, na realidade ser nascido de novo. Aquele que é verdadeiramente salvo, aquele que encontrou a Cristo pela fé, não é alguém que vive lutando para expurgar os pecados do velho homem. Você pode, de repente, entrar numa casa cheia de baratas e ratos e com uma vassoura espantar tudo, mas logo tudo aquilo volta.
Amigo leitor, quando o homem encontra a salvação gloriosa que há em Cristo, acontece aquilo que a Bíblia chama de crucificação do velho homem. Paulo disse em Gl. 6:14: “Já estou crucificado para o mundo”. O homem, para nascer de novo tem que morrer primeiro; morrer para o mundo; morrer para os seus desejos; morrer para seu egoísmo. É quando o homem chegar ao entendimento da realidade do Calvário. Ele passa a entender que o que aconteceu com o filho de Deus na cruz, é o que deveria acontecer consigo. O homem torna-se um novo homem à partir da cruz e depois da cruz vem a ressurreição. Aquele que foi crucificado com Cristo também foi ressuscitado com Cristo para andar em novidade de vida. É o ensino de Romanos cap. 6.
Amigo leitor, tem mais uma outra verdade incluída nesse ensino de João 10:27. Aquele que segue o Senhor Jesus; ovelha do Pastor está sujeita aos perigos deste mundo. Apesar de que tem morrido para o mundo ainda carrega consigo a velha natureza que está no seu corpo mortal. Está, portanto, sujeito à queda; está em perigo de ser derrubado por Satanás. É só por isso que há tantas exortações nas Escrituras para que o crente ore, consagre o seu corpo para o serviço do Senhor, resista ao diabo se submetendo ao Senhor. É ovelha do Senhor, e daí que vem o perigo de ser atacado pelo lobo que é Satanás.
Caro leitor, em resumo, quero lhe dizer que é impossível pertencer ao Senhor sem segui-lo, e esse “seguir” será mostrado pelo prazer em obedecer a verdade. Mas Ele veio buscar as ovelhas pelas quais Ele morreu. Ele está procurando as ovelhas perdidas que estão sentindo os efeitos do pecado em suas vidas; estão sem saída por se verem cercadas pelos problemas deste mundo.
Você está nesta situação, meu amigo? É alguém que vê sua própria culpa? É alguém sincero e transparente diante do Deus santo? Sabe que não obteve o perdão de seus pecados ainda; sabe que é um culpado; não está olhando o que o marido fez de errado, nem o que a esposa fez; não está se refugiando embaixo de suas desculpas e tentando arrumar um meio religioso para se esconder. O Senhor Jesus veio buscar suas ovelhas. Ele já deu sua vida na cruz para que fosse solucionado o problema do pecado. Agora mesmo você pode encontrar-se com aquele que lhe amou primeiro. Agora mesmo curve –se humildemente diante desse amado Pastor, pedindo-lhe para que Ele lhe salve; para que Ele lhe estenda a sua mão de graça e amor lhe resgatando da perdição, lhe fortalecendo para que você possa viver neste mundo a honra e glória dEle. Ele agora mesmo está pronto para salvar o pobre pecador.


Nenhum comentário: