sexta-feira, 23 de março de 2012

A PROTEÇÃO DE DEUS AO SEU POVO (24)


“Ele me invocará, eu lhe responderei; na sua angústia estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei; saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação” (versos 15 e 16)
         Estou chegando ao final desse estudo tão emocionante do salmo 91, um salmo rico em preciosas doutrinas as quais o Espírito Santo, o Sumo Professor do crente usa para nosso enriquecimento espiritual. Deus está mostrando a posição tão gloriosa que o crente em Cristo tem agora, tendo sido colocado em Cristo mediante a redenção que há Nele, pela justificação através do sangue, pelo novo nascimento, fazendo com que o crente agora alcance a glória de Deus. Lembre que o homem está agora afastado da glória de Deus, mas em Cristo ele é novamente colocado naquela posição de glória; agora alcançou pela graça, a glória de Deus.
         No verso 15 passamos a enxergar agora os momentos cruéis, terríveis que todo crente tem que passar por este mundo maligno. Amigo, não há nenhum lugar nas páginas das Escrituras onde Deus promete que vai tirar todas as nossas provações, doenças, perseguições, etc. O Crente em Cristo caminha pelo Vale da sombra da morte e esse lugar de peregrinação é um lugar perigosíssimo. A promessa de Deus, amado irmão, é que Ele vai estar conosco nas provações até que entremos triunfalmente na cidade celeste. Pode estar certo, amado irmão, que todo verdadeiro crente chegará inteiro ao céu, não faltará nada. Teremos aqueles momentos terríveis em nossas vidas; teremos momentos cruciantes em nossas vidas, quando haveremos de enfrentar terríveis inimigos, como a morte, por exemplo, e até teremos a experiência de chegar perto do inferno, dando até mesmo a impressão de que cairemos no poço do Abismo.        
         Há de chegar aquele momento em que tudo irá escurecer ao nosso derredor sem ninguém deste mundo que possa estender a mão para nos socorrer, teremos que enfrentar o atravessar o Jordão para o outro lado, quando o barco de nosso vida será desamarrado para que embarquemos a fim de chegarmos ao porto desejado para o descanso eternal. Naquele momento trágico eis que o Bom Pastor mostrará que jamais desamparou o seu povo, jamais abandonou suas ovelhas nem haverá de nos abandonar. Nunca haverá de nos entregar nas mãos cruéis da morte eterna, jamais.
         O Grande Senhor é de fato o Guia do salvo até a morte. Ele é o pastor fiel que nunca, jamais abandonará as ovelhas para fugir em face do perigo, pois nuca foi nem será um mercenário. O que Ele há de fazer? Veja o verso 15 quando Ele refere ao momento quando o crente terá que enfrentar o momento cruel desta vida: “Ele me invocará”. Isso é uma lição preciosa porque estamos vendo que Deus, que é o Autor da salvação está falando algo que realmente acontece. Aliás, foi Ele quem iniciou a obra de salvação na vida do que é crente em Cristo; foi ele quem abriu a boca do pecador para que o pecador, vendo sua trágica e miserável situação pudesse invocar Seu Nome pedindo a salvação. A bíblia diz que todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. É perfeitamente garantido que será salvo todo aquele que invocar o Nome do Senhor. Mas, o que acontecerá naquele momento tão terrível quando crente ficará humanamente falando sozinho entregue à morte? Entregue às aflições de ter que atravessar o rio da morte? Entregue à situação de ter que deixar este mundo e passar para a eternidade? Jamais!
Fatalmente teremos que atravessar! No momento de dor, de gemido, de angústia, de aflições, no momento de uma dor, é exatamente naquele momento que o crente vai invocar, vai clamar, vai suplicar. E onde estará o Senhor? Onde estará o Bom pastor? Onde estará o Guia que prometeu ser o Guia até a morte? Veja a história de Estevão no Livro de Atos. Ele foi o primeiro mártir da história da igreja. Quando ele estava perto da morte; quando estava ali totalmente cercado de todos os lados por homens perversos, homens que não cansavam de pegar pedras e atirá-las com violência no corpo despido de Estevão a fim de quebrar todos os seus ossos e morresse rapidamente. Ali naquele momento tão cruel quando parecia que o próprio Deus havia desamparado seu servo; quando parecia que Deus havia entregado seu servo tão fiel aos famigerados assassinos e hipócritas religiosos, eis que o Senhor mostra a Estevão que era ali o momento vencedor. O que parecia ser vitória para os homens exterminar da face da terra um crente sincero e genuíno, não passava de uma encantada festa celestial. Quando uma cena impressionante desenrola lá no céu quando o próprio Filho de Deus se posicionou em pé para receber seu servo fiel.
Ele me invocará e eu lhe responderei”. Aí está o triunfo daquele que é verdadeiramente crente em Cristo, porque sempre e sempre haverá essa voz de súplica por parte de um homem crente, de uma mulher crente, de um jovem crente, de um menino crente, voz de súplica que sobe invadindo o céu entrando até ao santuário de Deus e alcançando os ouvidos do Todo Poderoso, fazendo com que o próprio Deus desça em socorro dos seus filhos. É essa a lição que temos no verso 15 desse tão precioso salmo 91: “Ele me invocará e eu lhe responderei”.
Amigo leitor, quero lhe perguntar: Será que esta verdade tão gloriosa, preciosa, colocada por Deus para que o crente a aceite pela fé, seu coração não se volta para a palavra do Senhor? Será que diante de tudo isso, vendo as maravilhas de Deus, vendo as glórias de Deus sendo dirigidas aos crentes, seu coração não se volta para ficar ligado a esse Deus, amarrado a esse Deus, cheio de amor a esse Deus que prometeu e que não pode mentir? Será que você não pode entender a respeito de um Deus que promete baseado somente e tão somente em sua graça salvadora? Ele prometeu e Ele vai cumprir. Será que diante de tudo isso você ainda vai continuar assim, correndo de um lugar para outro buscando favores dos falsos profetas?     É triste ver tantas pessoas atrás de promessas deste mundo! Em Sua Palavra Deus está mostrando que a mesa das promessas Dele é uma mesa repleta de manjares divinos que  fortalecem os santos espiritualmente, cheio de fé, para que o crente ande neste mundo com esse Deus, firmado somente no fato de que aquilo que Ele prometeu Ele é Fiel em cumprir. Será que você ainda continuará assim, buscando favores aqui ao invés de olhar para o Deus da promessa e agarrar nessas promessas, segurar nessas promessas?
Mas, quero ainda mencionar nesta parte deste programa a frase: “Na sua angústia eu estarei com ele...”. Preciosa e rica promessa. Meu desejo é que diante desta verdade tão solene, tão gloriosa, possamos nós reverenciar esse Deus. A palavra Dele não deixa nenhuma dúvida do que Ele há de fazer pelo Seu povo, e que também, o amigo leitor possa reconhecer o fato de que aquilo que está sendo propagado, pregado, anunciado em nossos dias pelos falsos profetas, tudo isso que você pode ouvir por aí sendo comparado com a palavra da verdade não passa de mentiras.
Vou ser bem franco e claro para você: Deus jamais prometeu aquilo que os homens estão distribuindo às pessoas em nossos dias. Podemos ver homens usando textos bíblicos, pegam um texto aqui e ali a fim de rechear suas promessas sedutoras com algumas pinceladas bíblicas. Usam aquilo que chamamos de “texto sem contexto” com o propósito de alcançar seus pretextos. Amigo, cuide com os falsos profetas destes dias. Digo e afirmo que o Deus da bíblia, o Todo Poderoso, o Deus da salvação, Deus Fiel, jamais prometeu que daria aos salvos uma vida cristã neste mundo isenta de problemas, de dificuldades, isenta de enfermidades e isenta de provações. Por quê? Respondo que esse não é o propósito de Deus para o seu povo; não é a vontade de Deus para seus amados. Já está tudo bem delineado na palavra a respeito daquilo que Deus tem para os remidos; já está tudo planejados, somente temos que deixar ser guiados pela palavra de Deus; só temos que deixar ser conduzidos no caminho estreito pela palavra de Deus, pois já está tudo pronto e aguarda para nós a cidade celeste, e os portões da cidade estão abertos para a entrada do povo de Deus.
Veja o que estou querendo ressaltar aqui. Deus não promete aos crentes em Cristo aquilo que esses homens estão prometendo, e até mesmo usando versos da palavra; estão assim entrando em terreno santo; estão colocando seus pés em lugares proibidos por Deus. Temos, portanto, que voltar para a palavra; temos que voltar de coração para uma obediência sincera ao Espírito de Deus. Se você não tem um coração disposto a obedecer a palavra escrita, certamente você está em perigo. É preciso um propósito definido de querer fazer a vontade de Deus, de querer agradar a Deus em tudo o que está escrito, do contrário, se é que você não tem esse propósito na vida, você irá ser enganado especialmente em nossos dias, seguindo um caminho perigoso onde lá na frente está satanás enfeitado de deus deste mundo, de anjo maligno para seduzir as multidões. Quero lhe convocar para a palavra; quero lhe desafiar para a palavra; quero lhe chamar ver o que Deus está falando por meio de Sua maravilhosa palavra, porque estou certo que é para seu bem eterno
Você que é um sincero crente em Cristo, que está certo de ser um convertido, eu lhe convoco também para a autoridade da palavra, para ser dirigido e conduzido pela autoridade santa daquilo que está escrito e delineado, e que por isso não precisamos de mais nada porque Deus já deu tudo para Seu povo. Quero dar graças ao meu Deus. Nada nos falta, já está tudo pronto, e somente devemos com regozijo enfrentar os dissabores desta vida esperando as coisas infinitamente melhores que estão para chegar.


Nenhum comentário: