quinta-feira, 29 de março de 2012

BENÇÃO E MALDIÇÃO (3)



 Então, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus” (Lucas 617).
POBREZA ESPIRITUAL:
         Caro leitor ocupemo-nos com aqui que é mais importante para nós agora, a tão impressionante lição que nosso Senhor nos traz. Temos na linguagem usada pelo Filho de Deus uma verdadeira e conhecida descrição do homem interior, do homem espiritual quando tem um encontro com o Deus que é riquíssimo em misericórdia (Efésios 2:4). A lição é exatamente aquilo que a bíblia toda apresenta, é a mensagem clara e genuína anunciada pelos profetas, pregada pelo Senhor Jesus, proclamada pelos apóstolos, e zelosamente pregada por todos os servos de Deus em todos os tempos e em todos os lugares.
         O Deus da Bíblia que reina no céu e na terra, dono absoluto de tudo é o Deus de homens e mulheres pobres na alma, mendigos espirituais, daqueles que nada possuem de qualquer recurso em relação a Deus. Vemos essa mensagem em todo livro dos Salmos, onde o Espírito Santo mostra esses homens e mulheres em clamor pedindo socorro e livramento do alto para seus anseios espirituais e eternos. Os falsos mestres apoderam dessas passagens bíblicas para relevarem o aspecto material e transitório dos homens. Assim eles expõem perante as pessoas a idéia errada a respeito de Deus e do caráter do Reino Dele, exatamente como faziam os falsos profetas na história do Antigo Testamento, tendo em vista fins lucrativos assim como estamos vendo acontecer em nossos dias com o uso do nome do evangelho.
         Prezado leitor, o reino de Deus é reino do céu e não daqui da terra. A mensagem transmitida por nosso Senhor dá uma aparência de que o Seu reino é daqui, e que Seus interesses ao vir aqui tinham em vista dar aos homens melhores condições de vida no que tange aquilo que os homens tanto buscam. A linguagem usada por Ele é bem conhecida pelos homens a respeito de pobreza ou riqueza, mas aqueles que têm seus ouvidos sintonizados com toda mensagem que entrelaça toda Escritura, verão que nosso Senhor quer nos elevar às alturas e assim contemplarmos as maravilhas e as riquezas intermináveis. Realmente nosso Senhor veio ao mundo buscar pessoas pobres para fazê-las herdeiras do reino do Seu Pai. As riquezas deste mundo não são comparadas ao que Deus tem prometido para Seu povo que há de habitar no céu.
         Entretanto, a triste verdade é que quase não podemos achar pessoas nesse estado de mendigos espirituais, que enxerguem seu estado de pobreza espiritual, porque os falsos mestres em nossos dias têm trabalhado incansavelmente para conceder aos homens uma idéia fantasiosamente errada a respeito de Deus. Os homens hoje se acham vítimas do sofrimento causado pelo pecado e que Deus existe para socorrê-los e atendê-los em tudo aquilo que simplesmente pedirem. Para eles não existe nenhuma barreira ocasionada pelo pecado e Deus é um ser digno de dó, precisando de homens e mulheres que demonstrem muita fé Nele.  A divindade apresentada hoje aparece como se fosse um Deus depressivo, carente de louvores dos homens. Também para eles Deus está aliado aos seus pecados e que basta um mero pedido de perdão ou mesmo o recitar de uma passagem bíblica e tudo está resolvido; ficam empolgados quando estão reunidos para oferecerem louvores através de barulhos, de gestos e de músicas que citem os nomes de Jesus, de Deus o Pai e do Espírito Santo.
         Mas a mensagem do evangelho puro e cristalino chega aos corações certos, às almas que anseiam encontrar a verdade. Meu amigo, qual é a sua condição diante de Deus neste momento? Se for achado como alguém espiritualmente pobre, pode estar certo que o Deus da Bíblia é o seu Deus. Você pertence ao grupo dos bem-aventurados e certamente a Palavra da verdade chega ao seu coração como um tesouro tão buscado. Você é a pessoa que Cristo veio buscar e salvar.

                  Continuando, nosso objetivo agora é desvendar o segredo que envolve a pessoa descrita por nosso Senhor como “pobre espiritual”. Nosso Senhor Jesus Cristo afirma no texto que essas são as pessoas bem-aventuradas. Como podemos detectar o que significa aquela pobreza vista por Deus como a genuína pobreza que atrai os olhares de misericórdia do Deus Altíssimo? Logicamente temos que descobrir isso usando a própria Palavra de Deus. Se tentarmos buscar lógicas para isso no meio dos homens ficaremos decepcionados porquanto os pensamentos dos homens não são os de Deus, nem os caminhos dos homens são os de Deus.
         No meu primeiro argumento quero mostrar que a pessoa pobre, conforme a descrição de nosso Senhor Jesus, é aquela cuja pobreza é vista quando comparada com a glória de Deus (Romanos 3:23). Essa pessoa foi, como que, despertada para enxergar algo eterno passando a ver sua miserável condição.     
         Tomemos a ilustração daquele moço que estava crucificado ao lado do Senhor Jesus (Lucas 23). Ele não passava de um criminoso, ladrão, mas de repente, bem na hora da sua execução, o momento crucial; quando seu colega zombava e escarnecia do Senhor Jesus juntamente com a maior parte daquela multidão, aquele moço foi atraído ao lugar de arrependimento. Ele viu sua drástica situação, percebeu que o homem crucificado ao seu lado, não era uma homem qualquer, mas sim o próprio Messias, o Salvador. Viu em que consistia sua real pobreza, não na ausência de recursos materiais que o levara a uma vida de inveja e consequentemente de roubos. Pelo lampejo da misericórdia percebeu seu total desamparo, quando comparou sua pobre existência terrena com a sublimidade do Altíssimo.
         Naquele momento viu que estava indo para o inferno, merecendo ser atirado ao abismo e que não tinha em si mesmo qualquer recurso próprio para subir para o Paraíso de Deus.  O peso dos seus pecados o atraía para o juízo eterno. Ele viu sua própria indignidade ante a dignidade de Deus, sua própria sujeira ao presenciar a pureza de Jesus, o Filho do Deus Vivo. Foi nesse espírito de humilhação e quebrantamento que aquele mendigo espiritual pediu ao Salvador crucificado para lembrasse-se dele quando entrasse no Seu Reino. Uma cena comovente e que mostra o que significa ser pobre espiritualmente como o Senhor fala em Lucas 6:20.
         Concluo a meditação de hoje dizendo que certamente não faltam falsos mestres que dão à multidão o ilusório conforto espiritual e que há algo de bom no homem causando admiração profunda em Deus. Estamos vendo a Palavra de Deus cada vez mais sendo lançada ao descrédito e relevada ao esquecimento. O Livro Santo está sendo usado como livro da sorte para buscarem um verso aqui e outro verso ali a fim de satisfazer os anseios de prosperidades. Não há situação pior para a sociedade quando os homens procuram andar em seus pecados usando o nome de Deus para isso. Mas é esse o quadro de nossos dias, por toda parte estão dizendo: “Paz e segurança” enquanto de forma descarada transgridem a santa lei de Deus, fortalecidos no pensamento que podem passar sem qualquer julgamento por parte do Grande Juiz. Enquanto vivem em suas prostituições, adultérios, roubos, luxúrias, destruindo vidas, lares, corrompendo a sociedade, estão apenas aumentando a Ira de Deus ainda mais, para que repentinamente sobrevenha destruição sobre si eles.
         Prezado amigo, que oportunidade você tem agora para conhecer o Deus Salvador e Senhor! O ministério Dele agora é salvar e para isso enviou Seu Filho ao mundo, a fim de resgatar perdidos da triste condenação que os aguarda. Eis o momento tão oportuno para arrependimento e conversão a Cristo de todo coração.


Nenhum comentário: