quarta-feira, 21 de março de 2012

A PROTEÇÃO DE DEUS AO SEU POVO (22)


Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei, pô-lo-ei a salvo porque conhece o meu nome
        
         Prezado leitor, hoje, com a graça de Deus devo entrar na terceira e última sessão deste salmo tão rico em doutrinas práticas para nosso viver espiritual. Creio que todo aquele que é verdadeiro crente em Cristo e que está lendo esses estudos, sem dúvidas está sendo edificado na palavra de Deus.
         Estamos diante dos 3 últimos versos do salmo 91. Os versos 14,15 e 16. Neles o Espírito apresenta a posição do salvo no que se refere a glória de Deus. Já passamos pelas duas primeiras sessões: “A posição dos salvos em relação a este mundo”; “A posição dos salvos em relação aos anjos” e agora “A posição dos salvos em relação a glória de Deus”.          No verso 14, novamente, para dar início a esta última sessão, Deus reitera o que aconteceu na salvação da pessoa para que Ele, Deus, pudesse entrar nesse assunto tão cheio de bênção. Em outras palavras Deus está mostrando o que ocorreu no dia em que aquela pessoa foi salva. Deus está mostrando o que ocorreu no dia do novo nascimento da pessoa; Deus está mostrando o que ocorreu naquele dia quando aquela pessoa entrou pela porta estreita. Nesta última parte poderemos ver que quando Deus salva uma pessoa dando-lhe o milagre do novo nascimento, essa alma é elevada a uma tão alta posição que nem mesmo os anjos podem entender. Como é que seres humanos que são inferiores aos anjos, passam a serem superiores aos anjos? Na salvação Deus passa a ter com a pessoa que Ele salvou um relacionamento de profunda intimidade neste mundo e na eternidade.
         Devo passar hoje o verso que introduz esta última sessão. O que vemos no verso 14 é Deus contando, narrando o que aconteceu na salvação dessa pessoa. Naquele acontecimento que moveu uma alma que estava morta em seus delitos e pecados, a correr para Deus buscando nele a proteção eternal, essa alma correu para o Esconderijo do Altíssimo e encontrou ali para sua alma o descanso eterno. Agora vemos Deus falando: “porque a mim se apegou com amor”. Vemos o próprio Deus mostrando o que de fato aconteceu. Em primeiro lugar devo dizer que houve um milagre porquanto um pecador correu para Deus buscando nele salvação. Aí está a maravilhosa história do amor de Deus.
         Veja bem que Deus não está admirado porque a pessoa tomou a decisão. Ninguém pode tomar decisão para ir a Cristo; ninguém pode por vontade própria ir a Cristo, porquanto o homem está morto em seus delitos e pecados; o homem gosta e quer servir ao pecado. Deus não está admirando a decisão tomada por uma pessoa. Não! Deus está contando, narrando a história da misericórdia Dele; Deus está contando como foi o maravilhoso trabalho de sua Graça que somente Ele pode realizar nos corações. É Ele quem opera o arrependimento; É Ele quem opera a fé; É Ele quem vivifica o coração do pecador. Deus está contando a história de seu maravilhoso trabalho na alma que foi levada por Ele mesmo à salvação eterna. Ele também está expondo a todos o fato que a porta está aberta, escancarada para qualquer pecador arrependido entrar. Temos aí uma maravilhosa mensagem do evangelho que o Espírito Santo narra para todos que podem ouvir o que Ele fala no salmo 91.
         Por que é um milagre? Eu respondo esta pergunta com uma outra pergunta: “Quem é o pecador que quer realmente ir a Deus por decisão própria?” Jesus diz em João 6:44: “Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer...” A doutrina da verdade explica nas escrituras que o pecador está decidido por si mesmo a perseverar no pecado; está pronto a continuar firme no caminho do pecado, pois ele ama ao pecado e está bem decidido a continuar de mãos dadas com o pecado, mesmo que a bíblia fale continuamente acerca do perigo tão alarmante que lhe aguarda, mas o pecador nem sequer preocupa-se com isso. Em seu estado natural, em Adão, ele segue prazerosamente pelo o caminho do pecado; ele continua em franca e resoluta desobediência a Deus. Ele continua em plena harmonia e amizade com o mal, e no tocante a Deus continua surdo, cego e totalmente paralisado sem qualquer possibilidade de por si mesmo ir para Deus. Não gosta daquilo que Deus fala em Sua palavra. As coisas de Deus para o homem em seu estado natural não passam de loucura. Amigo ouvinte, a verdade bíblica e essa. Em Romanos 3 Paulo toma posse de um verso do salmo e diz: “Não há ninguém que busque a Deus”.
         Diante disso segue-se outra pergunta: Por que então, no verso 14 Deus está mostrando uma alma que tomou uma decisão de apegar-se a Ele? Se é que o homem não pode ir a Deus por si mesmo, por que Deus mostra no salmo 91 que um pecador tomou uma decisão de apegar-se a Ele? Será que não foi a vontade do homem? Será que Deus não está dependendo da vontade do homem? Na salvação de cada pecador acontece um milagre, e se é Deus quem age, então vamos esperar Dele um milagre, para que a glória e a honra sejam tão somente dadas a Ele e a ninguém mais. O pecador corre para Cristo em busca de socorro e livramento porque o Espírito de Deus lhe vivifica a alma, lhe abre os olhos e os ouvidos. No meio de tantos pecadores mortos em seus pecados, Deus dá condições para alguns ouçam a sua voz, é por isso que a bíblia fala: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.
         O Deus da bíblia jamais dependeu da decisão do homem porque Ele é suficiente Nele mesmo para realizar sua obra de salvar, e quando Ele opera assim, quem pode impedi-lo: “Operando Deus, quem pode impedir?” Que maravilha saber que o poderoso evangelho continua sua atuação neste mundo. Deus está com seu evangelho chamando seus eleitos em qualquer lugar deste mundo. Paulo diz em Romanos 1: 16: “Pois não me envergonho do evangelho pois é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê...” Paulo em nada esperava a decisão do homem; ele não confiava que as multidões pudessem tomar decisão para Cristo; Paulo não confiava nem esperava isso de qualquer pessoa; ele em nada atribuía poder a qualquer ser humano; ele não vivia pregando para lisonjear os homens; ele não ficava mudando os métodos para ver se atraía os homens; ele confiava no poder do evangelho, e é por isso que ele afirma que não se envergonha do evangelho. Ele estava deslumbrado porque tinha consigo aquilo que era o poder de Deus, para a salvação dos pecadores, e isso é algo maravilhoso.
         Quero lhe dizer que se você está agora com seus ouvidos atentos para a palavra, com prazer pela palavra, não considerando loucura aquilo que a bíblia diz, mas podendo agora enxergar a gloriosa salvação de Deus que foi preparada em Cristo para o pecador, se você é alguém que se acha nessa bendita situação podendo ver pelos olhos da fé a miserável situação na qual se encontra seguindo no caminho largo e fácil que culminará na perdição onde multidões estão descendo prazerosamente sendo atraídas por satanás; se você está vendo que não há aqui nem em qualquer lugar deste mundo no meio dos homens qualquer esperança de socorro; que não há qualquer livramento entre os homens, que não há salvação naquilo que tanto os homens buscam em sua carnalidade; se você tem visto, enxergado a sua própria miséria de um pecador separado de Deus, afastado da glória de Deus, em condição espiritualmente precária porquanto está sentenciado à morte eterna; é um morto condenado a ir para o lugar dos mortos.
Se estiver ocorrendo isso em sua vida e você não se encontra discutindo com Deus, em rebelião, com o coração endurecido, resistindo a Deus, inventando desculpas para continuar vivendo do jeito que quer, se essas coisas estiverem ocorrendo, é um milagre. Devemos dar glória a Deus por esse milagre, porque é Deus quem está agindo em sua vida, pois Ele afirma em Romanos 9 que Ele tem misericórdia de quem Ele quiser ter misericórdia e que também endurece a quem quiser endurecer. Ele usou de misericórdia com milhares, mas também ele endureceu os corações de milhares, e esses milhares partiram embrutecidos contra Deus para o inferno.
         Estamos lidando com o Deus da bíblia, Deus vivo e verdadeiro, Deus santo e justo, Todo-Poderoso, Soberano, Sublime. Ele é o único que tem o direito de fazer o que bem quiser sem ter que prestar contas a ninguém. Estou apresentando aqui o poderoso evangelho que sobrepuja seu orgulho e lhe mostra a glória de Cristo o qual é a Imagem Deus de Deus, o Filho, a quem o Pai entregou para vir a este mundo, neste vale para salvar o perdido com uma tão grande salvação.
Diante desta mensagem você pode se alegrar perante um Deus tão rico em misericórdia e que providenciou um maravilhoso escape para você. Se você está voltado para esse Deus, para a palavra dele, desejoso de ser salvo não é algo que vem de você; não foi sua decisão, mas sim do Espírito de Deus que operou em sua vida que agora aponta a cruz de Cristo e você pode se apegar a Ele com amor. Não tenha medo porquanto Ele mesmo quem está lhe chamando. Não fui eu quem providenciou a salvação; também não foi qualquer organização religiosa. Foi esse Deus do salmo 91, ele mesmo que está lhe chamando agora para lhe conceder por meio do Filho Unigênito uma tão gloriosa salvação. De um réu condenado você passará a ser salvo; de alguém morto no pecado você passará a ter vida; de um filho da ira você passará a ser filho do amor de Deus; de um herdeiro do inferno, você passará a ser herdeiro da Nova Jerusalém a cidade celeste; de um escravo do pecado que passa alguns dias neste mundo para depois ser atirado no castigo eterno, você passará a ser um liberto pela graça tendo Deus como seu guia até a morte a fim de encontrar com Ele no céu.
É essa a salvação que Deus apresenta por meio daquilo que Cristo fez no Calvário com toda rica provisão para qualquer pecador arrependido. Esse Deus está lhe avisando pela palavra que não há juízo para o pecador que se arrepende, pois Cristo não veio ao mundo para julgar. Ele um dia voltará como o Grande Varão apontado por Deus como o Grande Juiz, mas agora não, pois o Filho de Deus veio para vivificar os mortos e Ele tem autoridade para dar vida aos pecadores, porque o pecador que Nele se abriga e escapa do juízo.

Nenhum comentário: