domingo, 11 de março de 2012

CRISTO E SUAS OVELHAS João 10:27-30 (1)



As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem” 27

Caro leitor ao abrirmos nossas bíblias, defrontamo-nos com uma esplêndida passagem, onde o Espírito Santo mostra o relacionamento com Cristo e suas ovelhas. Estou plenamente certo que é uma passagem bíblica que todos precisam entendê-la. Estou certo também que o Espírito Santo quer esclarecer esta verdade sublime aos corações sedentos da verdade. O Senhor está expondo o seu ministério aos incrédulos e judeus que recusavam aceitá-lo como o Messias enviado de Deus.
Neste capítulo o Mestre toma posse de uma linguagem conhecida para explicar o seu ministério em relação à salvação das almas. Ele se coloca como Pastor e aqueles a quem haveria de salvar Ele os chama de ovelhas. É uma linguagem bem conhecida para os judeus, porquanto Deus falou a respeito do Seu povo no Velho Testamento chamando-o de ovelhas, como em Isaías 53. Quanto esforço fazia o Mestre para explicar para aquele povo que Ele era o Filho do Deus vivo enviado para resgatar o pobre pecador! Mas os judeus não podiam entender; eles estavam cegados pela incredulidade de seus corações. No verso 26, o Senhor lhes declara francamente: “Vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas”. O Senhor é o Sumo Pastor, o bom Pastor, o eterno Pastor, o amoroso Pastor das ovelhas. Mas é bem claro nesta passagem que nem todos são ovelhas Dele. Isto é mais uma passagem que expões esse glorioso ensino. Ele é o Pastor, mas é fato que Ele tem um número perfeitamente definido por Ele mesmo de ovelhas. O fato é que nem todos são ovelhas Dele, que é possível saber quais são suas ovelhas, bem como é possível saber quem não é ovelha.
Amigo leitor, se você é um leitor atento, não descuidado, mas alguém cujo coração pulsa pela verdade e que busca a verdade, você vai ler estes estudos com a porta da casa de sua mente aberta para que o Espírito Santo possa lhe conduzir à Gloriosa Verdade. São todos os homens pertencentes a Cristo? São todas ovelhas do Sumo Pastor? Observe o texto no verso 26 onde o Senhor afirma claramente aos judeus: “Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas”. Cristo mostra de maneira bem clara que a razão da tão terrível incredulidade deles era o fato de eles não pertencerem ao grupo de ovelhas pertencentes ao aprisco Santo; Ele mostra que eles não criam porque não eram ovelhas Dele.
Bem, é importante lembrar que na Bíblia Deus compara o Seu povo como ovelhas. Em Isaías 53, o Espírito Santo declara que todos os seres humanos ainda no pecado são como ovelhas extraviadas, sem pastor, cada uma seguindo o seu próprio mau caminho, errante, à mercê de sérios perigos, longe de Deus. É essa a confissão de todos quantos um dia se arrependeram de seus pecados e tiveram um encontro com o Salvador e Senhor. Paulo trata a respeito disso também em Romanos 3 quando afirma: “Todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis...” É esta a verdade ao meu respeito e ao teu respeito, meu amigo, porquanto viemos de um Adão que rebelde subordinou-se ao diabo e nós caímos juntamente. Mas eis que se apresenta o Maravilhoso Pastor, o Glorioso Filho de Deus. E qual foi o propósito de sua vinda ao mundo? Em João 10 verso 11, Ele declara que o Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas.
Caro leitor eu lhe pergunto: Você é uma ovelha que pertence ao Glorioso Pastor? Lembre bem que você está enquadrado em um desses dois grupos: As ovelhas errantes sem pastor ou as ovelhas que um dia ouviram a voz do Mestre e agora são salvos para sempre. Enfrente a sua real situação agora; não brinque com Deus. Não permita ser ludibriado pelo engano do teu próprio coração. Quem são as ovelhas do Senhor? Será que são aqueles que se dizem ser crentes? Bem, o nome CRENTE ou evangélico não quer dizer nada em relação à ligação do homem com Deus. Ah! Que nome vituperado tem sido esse nome de CRENTE! Puseram nódoa nesse nome, mancharam esse nome. Mas a verdade não muda com respeito ao verdadeiro crente. Quando a Bíblia fala do crente, não está se referindo meramente alguém que faz parte de certa igreja ou alguém que tem uma bíblia ou alguém que tem uma aparência de crente. Quem são as ovelhas do Senhor? São aqueles por quem Cristo morreu; são aqueles que foram arrancados da maldição eterna. São aqueles que foram achados pela infinita misericórdia do alto.
A bíblia apresenta um lindo quadro na descrição a respeito daqueles que são as ovelhas do Sumo Pastor. Eles são chamados de eleitos, escolhidos antes da fundação do mundo. Os amados de Deus o Pai, os santos do Senhor, os vencedores, selados pelo Espírito (Efésios 1:13). São esses que o Senhor Jesus chama: “As minhas ovelhas”, no verso 27 de João 10. Não se deixe ser enganado. Não permita que seu coração fique na incerteza; assuma agora a sua real situação diante do Deus que não pode mentir: Você já é uma ovelha pertencente ao filho do Deus vivo? Está plenamente certo que foi comprado pelo sangue puro e imaculado do Cordeiro de Deus? Já foi tirado das trevas para a luz? A bíblia confere tal posição de glória e honra somente e tão somente aos salvos. Será que sua situação não é de um estado de triste desamparo? Será que neste momento não é terrível a sua sorte? Não esta você enquadrado no grupo daqueles que irão ser atirados, banidos da presença do Senhor? Você sabe bem a realidade a seu respeito; a verdade quanto a sua situação está gravado no seu coração. Você sabe bem que não é ovelha do Senhor e a prova está no fato que você anda em seus pecados. Você já sabe que não entrou pela porta estreita; com prazer está seguindo passo a passo a multidão no caminho largo. Saiba que o grande Deus não aceita as propostas e manipulações dos homens; aquele que é Santo nada vê no homem, nada que seja digno de qualquer afeição por parte Dele. O ser humano ainda no pecado é visto por Deus como algo tão vil, tão horroroso que Ele compara as suas obras como trapos imundos (Isaías 64:6).
Amigo leitor é bem provável que você tem apresentado tantas coisas diante de Deus tentando se justificar. É provável que você tenha apresentado as suas obras, as suas orações, suas rezas, as suas promessas, e até mesmo seus choros, as suas musicas, as suas emoções etc. Mas o grande Deus só pode ver iniquidade, culpa no pecador caído em Adão. Você continuará longe Dele, mesmo com todos os seus aparatos religiosos. Mas o Espírito Santo está levando ao seu coração a luz da verdade a respeito de seus pecados? Aleluia! Esta é a tarefa do Consolador, pois é Ele quem vivifica a Palavra no coração. Não endureça o seu coração para Ele. Não tranque a porta do seu coração. O Senhor quer mostrar quão grande é sua culpa diante do Deus que foi ofendido, mas Ele quer lhe conduzir ao sangue remidor já derramado na cruz, e é através do sangue que o pobre pecador pode ter seus pecados cobertos. Ele quer agora lhe dar essa eterna e graciosa salvação.
Por favor, não deixe sua bíblia aberta agora! Abra-a e veja o ensino do Espírito Santo! Não continue nas trevas da ignorância e do orgulho, porque o grande Deus afirma que Ele resiste aos soberbos, mas aos humildes concede Sua graça. O Senhor Jesus passa a mostrar quem são suas ovelhas, e nesse verso Ele deixa bem claro esse ensino. Duas coisas são ditas a respeito das ovelhas em relação ao Pastor: Primeiro elas ouvem a Sua voz. Nota o que Ele diz: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz.” Então, essa é a verdade cheia de glória concernente a ligação da ovelha com o pastor. Em segundo lugar, no final do verso Ele declara que elas o seguem. Então, como podemos discernir quem são as ovelhas do Sumo Pastor? A resposta é que são aquelas que ouvem a Sua voz e lhe seguem. É só isso, nada mais. O restante trata daquilo que o Pastor faz em relação às ovelhas. As ovelhas nada podem fazer pelo Pastor, porquanto não passam de ovelhas. É o pastor, sim, que tudo faz por elas.
Aqui se encontra o mistério revelado da gloriosa graça e da verdadeira fé. Agora veremos o que o Pastor faz pelas ovelhas. Ele afirma que conhece as Suas ovelhas. Ainda mais veja o que Ele afirma a respeito das ovelhas que “Ele as conhece”. Passando para o verso 128, observe bem a esplendorosa riqueza de Sua graça em manifestação: “Ele dá vida eterna”; Ele afirma que elas jamais poderão ir para o inferno, e apresenta a segurança que a ovelha tem em Sua mão e na mão de seu Pai. Temos diante de nós muitas maravilhas no conhecimento da graça de Deus através desta passagem. Vamos, portanto juntos conhecer as maravilhas da misericórdia desse Grande Deus. Meu desejo é que haja algum leitor cujo coração anela pela verdade; tem sede de salvação; anseia em conhecer a Deus. Deus estende Sua graça para tal tipo de pecador, Deus se inclina para falar com tal pessoa, e estende Sua misericórdia. “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. O pecador que tem seu coração inclinado para ouvir a verdade jamais será contagiado por promessas dos homens; jamais será induzido pelo engano; não será persuadido pelas emoções. Afinal, é alguém que quer enxergar a verdade, almeja ver a glória de Deus por meio do evangelho; é uma alma que não está satisfeita consigo mesma, pois seu único prazer é ouvir do Senhor Seu Deus. O Espírito Santo será o professor dessa pessoa.
Vamos, portanto ao estudo da palavra de Deus, examinando com temor e tremor a autoridade inerrante e infalível da palavra eternal. Em primeiro lugar vamos observar as ovelhas em relação ao Pastor. Ele declara: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz”. Isso é a primeira coisa que acontece na vida de alguém. È o Espírito Santo trabalhando em seu coração, convencendo-lhe de seu pecado, mostrando o imenso vazio de sua alma, abrindo-lhe o seu coração para a verdade. O homem sem salvação é completamente surdo; é como um ídolo, que tem ouvidos, mas não ouve. Ele é um servo do pecado e está pronto a ouvir e obedecer a todas as indicações do pecado. Ele ouve somente aquilo que está dentro dos parâmetros da natureza humana. Ele dá toda a atenção à mentira e seus ouvidos têm prazer pela mentira; quer se cercar de falsos mestres e até vai pagar para escutar coisas agradáveis a sua natureza carnal. É o que diz o Espírito Santo em II Timóteo 4:3,4. Vão cercar-se de falsos mestres e recusarão a dar ouvidos à verdade. Vai fabricar com suas mãos o seu próprio deus; se não fizer o seu deus com a sua mão, vai fabricar na mente.
Meu amigo, eu sei que a verdade toca profundamente na consciência, mas é o Espírito Santo lhe tentando acordar, tirar você dentre os mortos. O maior milagre é alguém que é surdo espiritualmente passar a ouvir. A surdez física pode ser curada até por um médico, mas a surdez espiritual! Quem pode abrir ouvidos de um surdo espiritual?! Ele escuta, mas não entende. Ele não pode discernir a voz de Deus, pois o seu coração está duro, obstinado, rebelde contra o Espírito Santo. Veja o túmulo de Lázaro! Ele já está ali há 4 dias e cheirando mau. Suas irmãs já foram lá e choraram por ele, mas ele nada ouve. Seus amigos foram lá e lamentaram a sua morte, mas era em vão. Podiam gritar, clamar, suplicar, mas era em vão. Lázaro estava morto. Só o Autor da Vida poderia acordá-lo de sua situação. Então, chega o Mestre e chama a Lázaro: “Lázaro, sai para fora”! E acontece algo inédito! Ei-lo deixando o sepulcro. Ei-lo ouvindo a voz do Mestre.
Amigo leitor, a história de Lázaro foi escrita para mostrar a situação do pecador sem salvação. Ele é surdo, está no sepulcro e tem uma pedra da incredulidade ali. Mas quão glorioso é quando o Espírito Santo chega ali e abre-lhe o ouvido. Ele ouve a voz do Senhor lhe convidando: “Vinde a mim. Eu dou descanso para a alma. Eu lhes dou a vida eterna”.
Caro amigo é esta a tua situação? Está neste momento sendo acordado pelo Espírito de Deus? Está enxergando a sua situação de condenado, de perdido, de separado do Deus Vivo por causa do pecado? Pode agora discernir a voz do Senhor? Se é assim, então é mais uma ovelha Dele que está ouvindo a sua voz. Glória ao Senhor! O Glorioso Pastor veio buscar e salvar tal pessoa. Chega agora a Ele pela fé e diga a Ele que você é de fato um pecador que está longe Dele, ofendendo a Ele com seus pecados, que é merecedor de seu Juízo Eterno, mas que quer o seu perdão; anela ser purificado no íntimo; quer estar em paz com Deus. Pode estar certo que aquele que prometeu é fiel; é o Deus que não pode mentir, e Ele recebeu, abraça o pecador; dá-lhe um beijo de perdão; coloca-o na família de Deus e faz de você um herdeiro de Deus. Tem nesta noite uma ovelha que tem ouvido a voz do Mestre?

Nenhum comentário: