segunda-feira, 5 de março de 2012

A PROTEÇÃO DE DEUS AO SEU POVO (11)



Não te assustarás dos terrores noturnos, nem da seta que voa de dia; nem da peste que se propaga nas trevas; nem da mortandade que assola ao meio-dia” (versos 5 e 6)
         Prezado leitor, até a mensagem de ontem procurei mostrar o que significa biblicamente os terrores noturnos conforme diz o texto. Mas somos surpreendidos no verso 5 com o fato que os perigos que cercam este mundo maligno não se manifestam meramente nas noites. Temos no verso aquilo que o Espírito intitula de “seta que voa de dia”. Creio eu que a linguagem é assustadora quando podemos ver as coisas como elas realmente são, sem procurarmos ser seduzidos pelo engano da carne e do mundo. Podemos entender claramente que há uma guerra armada no terreno espiritual e que há milhares e milhares de agentes que trabalham dia e noite para dominar e levar a efeito uma vitória de satanás contra Deus. O alvo dele é ser igual a Deus e ele é seduzido pelo seu próprio coração enganoso quando ele imagina que será bem sucedido em sua guerra contra o Todo-Poderoso. É terrível, mas é a verdade do engano do coração de satanás em sua assombrosa ação contra Deus e contra o povo de Deus. Ele não que está apenas cumprindo as determinações do Deus de toda glória e que nada, nada mesmo irá frustrar os desígnios eternos de um Deus Santo e sábio.
          O que é que nós podemos ver? Vemos sim o reino deste mundo em guerra contra o reino do céu. Vemos o reino do príncipe das trevas tentando dominar o Rei dos reis e Senhor dos Senhores. E é por esse campo de batalha que o verdadeiro crente tem que atravessar. Não tem outro jeito. Temos que, como crentes atravessar este vale, enxergando agora o que antes não podíamos enxergar, mas agora como salvos por Cristo, com nossos olhos espirituais abertos, vendo tudo do ponto de vista de Deus, podemos ver o que antes nem sequer imaginávamos existir. Então, as flechas que são atiradas contra o povo de Deus, flechas invisíveis que voam de dia, poderiam nos derrubar. Muitos crentes nada sabem a respeito dos perigos pelos quais passam a todo instante, perigos terríveis que, se não fosse a proteção certa e fiel do grande Deus o crente já teria sucumbido.
         Amado irmão, somente pelo fato que você foi feito filho de Deus pelo novo nascimento, você veio a nascer de novo; somente pelo fato que você é agora pertencente ao Deus Santo pelo glorioso trabalho feito pelo Espírito Santo e pela Palavra, somente por esse fato, satanás tornou-se o seu maior opositor, o seu mais ferrenho inimigo, o seu arquiinimigo. Então, amado irmão, setas são atiradas contra você e essas setas você não as pode ver. Olhares de intenso ódio lhe cercam; mãos cruéis tentam lhe agarrar; armas mortíferas são disparadas contra você, e não fora o cuidado que o Grande Deus tem por você, meu amado irmão, jamais você poderia andar por este Vale da Sombra da morte nem sequer por um segundo.
         É preciso que o crente fique ciente e consciente dessas coisas que acontecem à luz clara do dia neste mundo. Creio que as setas que voam de dia referem a perigos físicos e de ordem espiritual. Nós somos sujeitos a perigos de enfermidades que assolam este mundo maligno, estamos sujeitos a essas coisas; estamos cientes do fato de que doenças e doenças graves ameaçam a humanidade. Deus envia seus exércitos destruidores para julgar a maldade e perversidade dos homens. Por exemplo, temos a doença transmitida pela dengue ameaçando as cidades. O Senhor Deus é chamado de Senhor dos Exércitos. Os mosquitos e quaisquer outros animais não importando o tamanho, formam os exércitos de Deus. Quando os homens pensam que tem acabado com eles, eis que aparecem milhares para inquietar os homens e mostrar a todos que os perigos não vêm desses animais, mas sim daquele que está enviando seu exército destruidor. Se jogarem veneno para matar os mosquitos da dengue, é como se eles dissessem: “Podem nos matar, mas está vindo muito mais”. Ninguém pode destruir os Exércitos de Deus.
         A natureza enganosa do pecado faz com que os homens olhem para os lados ao invés de olhar para cima para aquele que suscitou tais calamidades. Uma ilustração apresentada na bíblia se encontra nas pragas enviadas pelo Todo-Poderoso contra a terra do Egito. Aqueles grandes do Egito, os líderes da nação, os poderosos, se viram impotentes para combater a invasão dos exércitos de Deus, e eles tinham que apelar para a humilhação de terem de pedir a Moisés e Arão que rogassem a Deus para que tirasse o mal que estava destruindo todo Egito. Não há conselho nem projeto contra Deus. Amigo, setas voam à plena luz do dia atingindo assim milhares e milhares de homens e mulheres em todos os lugares, todos os dias com enfermidades, sem que os homens saibam de onde essas enfermidades estão vindo, e os homens prosseguem assim sem conhecer o poderio dos exércitos de Deus. Eles seguem assim confiantes na provisão da ciência; de que haverá um meio na ciência, na medicina para combater esses males.
         Faça um exame do que está acontecendo neste mundo em cada cidade deste mundo, quantas pessoas morrem,; encare os hospitais e veja como estão cheios, veja como os homens morrem a cada instante, morrem crianças, pessoas de idade, pessoas novas. Não há maneira de tornar deste mundo um paraíso, porque eis aí as setas que voam de dia, fora dos terrores noturnos. Os homens nem imaginam que assolações podem ocorrer neste mundo a tal ponto de causar terror e assombração aos homens. Um outro exemplo é a AIDS. Veja como essa tão terrível e desafiadora enfermidade tem se alastrado mais e mais no mundo inteiro, tem desafiado a ciência, e enquanto os homens estão pesquisando em como combatê-la, esta enfermidade vinda para mostrar o castigo de Deus contra o pecado, está levando milhares e milhares para a eternidade todos os dias.
         É bom que você lembre que as setas da morte voam de dia. Ainda a insegurança que existe neste mundo é tão evidente. Quantos são atingidos fatalmente por um acidente. Um moço que se intrometera numa briga recebeu uma facada vindo a falecer instantaneamente. Setas que voam de dia. As setas da morte viajam nas estradas. Quantos morrem a todo instante por acidentes nas estradas. As setas da morte invadem os aviões, pois milhares morrem nas tragédias que acontece com aviões. As setas da morte têm penetrado nas escolas, nas casas, nos bares, etc. Nenhum lugar pode escapar dessas malignas setas da morte. Nada pode fazer deste mundo um lugar de segurança e de alegria porque até mesmo os homens estão na mira de serem feitos instrumentos usados para essa terrível guerra que não terá fim enquanto os inimigos de Deus estiverem soltos.
          A única proteção certa e segura para o pecador está no sangue remidor do Filho do Deus Vivo. Para o pecador encontrar nesse sangue o abrigo certo que tanto sua alma aflita precisa. Deus se coloca como a proteção do salvo, o escudo do salvo, a cidadela forte do salvo. E o que esse Deus garante é que nada vai tocar no salvo, sem que Ele dê permissão. Um exemplo marcante é Jó. Ele foi colocado nas escrituras para mostrar aos crentes de todos os tempos a forma que Deus lida com seu povo nesse caminhar até o dia da morte.
         Meu amigo, que afastemos de uma vez por todas desse falso evangelho pregado por aí que ensina que o crente não tem mais problemas. Que afastemos disso, que encaremos esse evangelho como não bíblico. Eles usam passagens das escrituras apenas para pintar o que eles querem com alguma coisa bíblica. É bom que lembremos sempre que o caminho pelo qual temos de caminhar, caminho preparado por Deus, caminho até o céu é um caminho perigoso, cheio de guerra. Temos inimigos nos ameaçando por todos os lados, mas temos a proteção de Deus e devemos correr a cada dia para essa proteção do Senhor a cada momento em oração e convicção, santidade, vigilância contra satanás.   Quantas almas estão andando sentindo uma falsa segurança! Quantas almas estão achando que não tem perigo algum porque nunca tiveram a percepção vinda de Deus para encarar as coisas vindas lá de cima. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do Alto. Isso significa que se houver salvação para você essa salvação vem do Alto. Mas lembre que o mal também vem de Deus, é Dele que vem a punição porquanto Ele é o Deus que julga.
         Que encaremos essas duas coisas: A justiça e o Juízo. Que saibamos que o Espírito de Deus veio trazer a este mundo o convencimento do pecado, da justiça e do juízo. Você está vendo o perigo que você enfrenta de morrer a qualquer momento sem salvação?


Nenhum comentário: