quarta-feira, 1 de março de 2017

O QUE PODEMOS ESPERAR DESTE MUNDO? (11 de 11)

“Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se” (Apocalipse 22:11)
A gloriosa expectativa. “Eis que venho sem demora, e comigo     está o galardão…”
        Finalmente vemos como essa mensagem termina com chave de ouro, porque nosso Senhor mostra sua promessa: “Eis que venho sem demora, e comigo está o galardão...”. A lição que temos é que não há quem possa mudar o mundo; que o cenário que agora vemos é esse; que os injustos agirão como injustos; que o mundo está carregado desses atos de injustiça, conforme vemos em Romanos 1 a partir do verso 18; que os homens vão viver assim, entregues aos seus prazeres, praticando perversidades uns contra os outros e usando a religião para encobrir seus atos de maldade. Nessa condição de um viver na prática da injustiça, o que esperamos é que eles serão imundos e incapazes de servir a Deus, porque estão manchados pelo pecado e impróprios para o uso no serviço do Senhor.
        O mundo seguirá suas práticas perversas até ao fim, e se não houver uma intervenção banhada da compaixão de Deus, eis que os homens vão de mal a pior, conforme temos acompanhado em nossos dias. Os grandes do mundo inteiro têm se esforçado para mudar o mundo, mas quanto mais eles mexem, mas as coisas ficam piores, porque estão mexendo em podridão. Sem a salvação que há em Cristo não há qualquer possibilidade de mudar este sistema maligno e envolvido com a morte e anseios do inferno. Por essa razão eis que o Senhor faz a sua grandiosa promessa ao seu povo: “Eis que venho...”. Isso significa o quanto os santos e a criação inteira aguardam esse tão glorioso acontecimento! A morte de Cristo e sua ressurreição proclamam a derrota de todos os poderes das trevas e que nosso Senhor há de vir, a fim de libertar o mundo inteiro e o universo dos horrores do pecado. Em sua vinda o Senhor reivindicará os direitos que ele tem de possuir toda criação e estabelecer a justiça, ao invés da maldade.
        Mas o verso nos mostra a promessa de sua vinda para seu povo. A sua redenção na cruz e a purificação dos pecados de todos os eleitos proclamam que ele virá para tomar para si aqueles que ele resgatou; que ele virá sim, a fim de tirar seu povo desse ambiente terrível e dar aos vivos e aos que morreram a redenção de seus corpos, a fim de que eles tenham a completa redenção. Diariamente ele vem para buscar individualmente seus santos na morte deles. Não esquecemos de como ele se ergueu do trono, para saudar a chegada de Estêvão na sua morte por apedrejamento (Atos 7). Tem sido assim nos momentos cruciantes da partida de milhares de santos, os quais deixaram este mundo, a fim de viver para sempre com o Senhor. Mas também ele intensifica sua vinda, a fim de buscar coletivamente todo seu povo. Como o Senhor enche de esperança os corações que foram santificados na graça salvadora! Como é prazeroso ver como o povo salvo aguarda sua vinda! Eles querem subir para os céus; aqui não é o lugar desejável para ser habitado; a cidade deles é a Nova Jerusalém, a cidade celeste.
        Mas ele também fala das recompensas. É claro que ele enche os corações dos santos de prazer em trabalhar em seu serviço, a fim de que naquele dia os crentes fieis possam ver o quanto é maravilhoso servir ao Senhor e que terão maravilhosos galardões. Mas também, os ímpios devem saber que o Senhor virá e mostrará aos ímpios o quanto eles vão receber o castigo que seus atos merecem. Os homens se atiram aos prazeres, acreditando que nada vão sofrer; creem que Deus é mentiroso. Mas desconhecem o poder da ira de Deus e dos terrores que virão no juízo eterno. A bíblia está cheia dessas ameaças do Senhor, àqueles que ousam viver em seus pecados, porque virá a noite eterna, o fogo eterno, a vergonha eterna, sem qualquer esperança de livramento. Por essa razão o evangelho está sendo pregado, a fim de que todos saibam que a esperança para o pecador agora é correr para Cristo, em busca dessa salvação e segurança que só podem ser obtidas mediante o sangue remidor do Filho de Deus.

Nenhum comentário: