quarta-feira, 8 de março de 2017

E O REINO PERTENCE AO SENHOR (4)

“Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai” (Mateus 13:41-43).
PROVAS DA ATUAÇÃO DE DEUS EM SEU REINO
        O reino não somente pertence a Deus, como também prova isso em administrar tudo com excelência em sabedoria e poder. O Salmo 104 mostra como o Senhor cuida com exímio cuidado de cada detalhe da criação no planeta terra; como os animais e os homens recebem diariamente de sua provisão e nada fica sem a prova do quanto ele é maravilhoso, bondoso e cuidadoso com suas criaturas. Os homens chamados ilustres em conhecimento fogem do conhecimento de Deus e eles agem como loucos em ignorar que há um Rei que cuida com poder de cada animal. Quem é o homem que pode fazer com que os leões, as hienas, os animais herbívoros, etc. não passem fome? Essas verdades provam o quanto há um rei no universo que declara que tudo o que há debaixo dos céus e em toda terra pertence a ele e que tudo depende dele e aguarda dessa sua ação provedora diariamente.  Até mesmo os homens esperam de Deus; mesmo sendo eles arrogantes, prepotentes e atrevidos, mesmo assim eles sabem no íntimo o quanto são inoperantes naquilo que realmente precisam, do sustento, do sol, da chuva, do ar, etc.
        Mas precisamos ver que o reino pertence a Deus na forma como age com autoridade sobre todos os reinos na terra. Já conhecemos a história de Nabucodonosor, o arrogante monarca babilônio. Em seu profundo orgulho ele não podia conceber o fato que um dia iria morrer e que seu cetro estaria nas mãos de outro que ocuparia seu lugar. Foi por uma atividade tremenda de Deus que aquele rei pode engolir o fato que o Senhor reina no céu e na terra e que ele não passava de um sub-regente aqui na terra. Faraó também pensava da mesma maneira, porque em sua arrogância não queria se humilhar e reconhecer a soberania do todo-poderoso sobre seu reino, mesmo sabendo das ameaças de Deus contra sua vida e contra seu reino. A história das nações e dos reinos que já pereceram provam o fato que “reina o Senhor!” e que todos eles caíram e desapareceram como frutas podres caem na terra, como agua que desaparecem na terra seca.
        Assim vemos a mão de Deus em toda história. Os reinos deste mundo sempre provaram o quanto os homens são perversos, maliciosos e cruéis com o povo. Não fosse a mão de Deus tais elementos agiriam com requinte de crueldade contra seus semelhantes e especialmente contra os crentes. Não fosse a interferência de Deus o rei Abimeleque teria tomado Sara, esposa de Abraão para si. Foi em sonho que Deus advertiu àquele rei e todo seu reino, a fim de que imediatamente devolvesse Sara para Abraão. Deus sempre agiu na história para impedir que reis na terra praticassem atos monstruosos contra pessoas, especialmente seu povo. Notamos isso na vida de Assuero, porque não fosse Deus usando a rainha Ester ele teria permitido que o perverso Hamã matasse todos os judeus. Isso significa uma verdade maravilhosa para nós os crentes: “Reina o Senhor!”. Entendemos isso, sabemos que seu reino sempre existiu, que seu reino jamais passará, que nunca ele deixará de reinar e que seu trono exibe bondade, justiça e juízo.
        Que nossos corações estejam agora carregados de temor! Que saibamos que este mundo está sob o poder do cetro da majestade celestial e que nada aqui acontece por acaso. Sabemos que satanás, os demônios e os homens poderosos deste mundo não passam de serviçais do Senhor, a fim de que seu nome seja honrado e exaltado no céu e na terra.

Nenhum comentário: