sexta-feira, 10 de março de 2017

E O REINO PERTENCE AO SENHOR (6)

“Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai” (Mateus 13:41-43).
O TEMPO CERTO DO JUIZO NO SEU REINO.
        Examinemos agora o fato que Deus tem o tempo certo do seu juízo, e quando chega o dia do Senhor, eis que nada pode interpelar seu poder em derramar sua ira. Enquanto sua ira não é manifestada neste mundo, estamos certos que está vigorando sua compassiva misericórdia em favor de uma raça caída e que seu trabalho em salvar seu povo está em plena atividade. Quando resolveu destruir o mundo por meio do dilúvio, ele o fez no tempo certo. Enquanto a arca não veio e foi fechada sua porta, eis que a mensagem através de Noé podia ser ouvida e o mundo jamais poderia acusar Deus de qualquer ausência de sua livre compaixão. Deus sempre avisou aos homens acerca dos seus juízos, por meio de seus servos e até mesmo por meio da natureza criada.
        O que irá acontecer nos finais dos tempos? Nosso Senhor deixa o assunto bem esclarecido no texto de Mateus 13. Isso irá acontecer no tempo certo, quando ele enviará seus anjos. Isso é de grande significado para nós aqui, porque a história prova essas verdades. Quando Deus aciona seu juízo contra povos, cidades ou mesmo o mundo, eis que a primeira coisa é usar os anjos para separar os salvos dos não salvos, assim como acontece na colheita do trigo, pois o trabalho do ceifeiro é separar o trigo do joio. Não foi isso o que aconteceu com Ló? Os dois anjos vieram arrancar Ló e sua família do lugar onde Deus iria derramar o furor da sua ira, a fim de desarraigar da face da terra toda aquela população. Notemos bem que a função dos anjos não é entrar e avisar aos pecadores; no juízo não há misericórdia, não há ordem para pregar a santa mensagem de salvação. Quando chega o juízo é sinal de que os homens ficarão ainda mais endurecidos e obstinados. Não foi assim que ocorreu com Coré, Datã e Abirão? (Números 16). O juízo certo tornou seus corações como pedra, porque Deus fechou todas as portas da bondade. No juízo os homens obstinados recusam se humilhar e acreditam que Deus não é capaz de fazer o que ele prometeu fazer. Podemos perceber essa verdade na vida de muitos que ouvem a mensagem e endurecem seus corações, porque a morte chega e não há mais qualquer lugar para arrependimento.
        O texto de Mateus 13 nos mostra esse ensino e o que irá acontecer nos dias que antecederão a vinda do Senhor. Claramente vemos que será um tempo de endurecimento e obstinação da parte dos homens. Paulo fala acerca desse tempo em 2 Timóteo 4, dizendo que nos últimos dias os homens serão terríveis, perversos e parecendo piedosos por fora. O que acontece é que satanás estará semeando o joio, a fim de que todos pensem que é trigo. Está acontecendo em nossos dias, pois vemos aumentar cada vez mais o número de pessoas que parecem ser crentes, mas não são autênticos e fieis. Por fora parecem piedosos, mas por dentro são obstinados e perigosos. Estamos vendo agora a diferença entre o trigo e o joio. Um amigo meu disse que a real diferença entre o trigo e o joio é que o trigo, quando está carregado se inclina, enquanto o joio não.
        Eis aí, na prática a diferença entre o verdadeiro crente e o falso crente. O verdadeiro crente é aquele que se humilhou na salvação e que dia a dia se humilha, a fim de buscar o Senhor e viver para a glória dele. O falso crente é aquele que acredita que foi salvo porque fez uma decisão, mas que jamais sentiu sua miséria, por isso nunca invocou o nome do Senhor para ser salvo. Por isso seu viver mostrará contínua soberba e desobediência ao comando de Cristo no viver.

Nenhum comentário: