segunda-feira, 13 de março de 2017

E O REINO PERTENCE AO SENHOR (7)

“Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai” (Mateus 13:41-43).
O TEMPO CERTO DO JUIZO NO SEU REINO.
        Então, estejamos certos que quando chega o tempo do juízo os anjos de Deus certamente entram em ação: “Mandará o Filho do Homem os seus anjos...”. Ora, essa verdade é digna de nossa admiração e de nosso exame. A história prova isso, conforme podemos observar nas Escrituras. Mesmo não sendo o momento do juízo os anjos agem em favor dos salvos, como ocorreu com Pedro na prisão, pois o anjo entrou ali para libertar Pedro, sem que nenhum guarda pudesse perceber. Muitos santos de Deus tiveram experiência na vida com o trabalho dos santos anjos em proteger e livrá-los de terríveis perigos.
        Mas o texto de Mateus nos leva a examinar o que é que caracteriza o momento de juízo. Conforme nosso Senhor, os anjos são enviados para fazer um excelente de trabalho: separar o joio do trigo. Que importante serviço! Creio eu que é porque nós jamais conseguiremos fazer isso aqui. Por mais zelosos que sejamos, por mais diligentes que formos, não conseguimos realizar a façanha que cabe aos anjos. Às vezes um avivamento vem e a igreja passa por um processo de purificação. Às vezes Deus ergue homens como Josias para purificar o culto e a nação, a fim de evitar o julgamento de Deus. Mas não demora muito que a maldade começa entrar e falsos crentes começam a entrar no meio do rebanho, trazendo prejuízo e escândalo. Mas quando chegar os finais dos tempos, eis que o momento chega, quando Deus vem purificar sua casa e punir o mundo. E a linguagem do Senhor é bem ilustrativa, pois ele usa a limpeza que o dono da terra faz quando recolhe o trigo no celeiro, separando-o do joio. O propósito do dono da terra é preservar o trigo; ele plantou o trigo, mas não plantou o joio. Ele nenhum interesse tem pelo joio, mas sim pelo trigo, porque este tem valor, mas aquele não presta.
        Será assim no juízo, pois o Senhor enviará seus anjos, a fim de separar os salvos (trigo) dos não salvos (o joio). Que maravilhoso trabalho! Os anjos não cometerão qualquer erro; eles não deixarão nenhum refugo de joio se ajuntando ao trigo. Eles farão o trabalho de separar e o mundo verá com prazer que os crentes ficarão como que isolados, num cantinho. A igreja de Deus nos finais dos tempos será como uma cabana bem isolada; será como uma ilha no imenso oceano. O alvo da ira de Deus não são os crentes, pois eles estão livres da ira, não foram destinados à ira, não estão mais debaixo do juízo (1 Tessalonicenses 1:10). Os salvos são os objetos do amor eterno de Deus, e mesmo que o joio pareça com o trigo, ainda assim o Senhor conhece os que lhe pertencem, porque foram conhecidos na eleição eterna e Deus o Filho veio ao mundo por eles, a fim de que pelo seu sangue pudesse comprar todos para si mesmo.
        Assim, não há qualquer dificuldade para Deus em passar uma vassoura e fazer uma poderosa limpeza, a fim de separar os santos dos ímpios. Quando ele faz isso, eis que para os não salvos é motivo de satisfação, porque a presença dos crentes é insuportável para eles e estorva seus intentos pecaminosos. Além disso, quando os ímpios são colocados no lugar certo, eis que nenhum deles terá capacidade de entender o perigo que ameaça suas vidas. Os anjos são perfeitamente habilidosos para isso e sabem bem como executar o mando do Rei. Então, não como errar, não haverá falha no final de tudo, mesmo que agora tudo parece estar misturado. O momento agora é para advertir os homens, a fim de que eles se humilhem e corram para Cristo em sincero arrependimento, buscando nele o perdão, a salvação e o grande livramento da morte eterna que virá, caso continuem em rebelião contra Deus e contra seu Filho.

Nenhum comentário: