quinta-feira, 23 de março de 2017

PLENA SATISFAÇÃO EM CRISTO (8)

“Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos os que sois retos de coração” (Salmo 32:11)
AMPLIANDO A SATISFAÇÃO NA SANTIDADE DE DEUS: “...exultai vós todos os que sois retos de coração”.
        Mas o Espírito de Deus nos leva às profundezas dos mistérios da graça salvadora, porque agora veremos que além da justiça, fomos também santificados: “...vós que sois retos de coração”. A justiça de Cristo nos proporcionou a bênção maior de conhecer o fato que a retidão dele foi posta em nosso coração; que agora sim, amamos a justiça e odiamos a iniquidade. A perfeita e grandiosa salvação realmente purificou nossos corações e limpou nossas mãos, de tal maneira que poderemos sim mostrar ao mundo que somos diferentes no viver; que a retidão faz parte da nossa vida; que agora nossas mãos servem para servir; que agora nossos lábios não proclamam mais a mentira e que nossos pés provam sim que andamos por caminho santo.
        Digo mais, que os justos são retos de coração. Antes tentávamos ser por fora o que não éramos por dentro. Mas nossos lábios eram nutridos do veneno proveniente do coração, nossas bocas era um poço da perdição, mesmo tentando ser religioso e praticando o bem. A alma lá dentro se achava tão torta, por isso que nosso andar era como de um bêbado, pois nossos caminhos provavam essa condição tão triste do nosso coração. Mas a salvação em Cristo realmente santifica o homem com a perfeita provisão da cruz, de tal maneira que nada mais é necessário. Tudo provém das riquezas adquiridas pelo cordeiro de Deus ali. O homem justificado tornou-se reto de coração. Ele não está brincando; o mundo deixa o tempo passar para ver se o que ocorrera com Saulo é verdade, até que ele comece a pregar em Jerusalém que Cristo é o Filho de Deus. Ali está aquele homem tão acostumado a mentir, a ser depravado e cheio de intenções impuras no coração. Mas agora todos percebem que algo incrível aconteceu, pois seu modo de andar é de alguém que avança dia a dia num caminho diferente – o reto caminho; todos percebem que a vida dele é assim e que ele não muda.
        O que realmente aconteceu? Foi algo realizado pelo Deus que opera milagres, a fim de que ele mesmo seja glorificado. Como pode! A santidade de Deus passou a fazer parte de alguém que antes odiava santidade. Deus imprime na vida de homens e mulheres a vida que há somente no Filho. Em Adão tudo o que vemos é miséria, num caminhar que aos poucos a iniquidade vai mostrando o quanto transborda o coração de maldade. Em Adão os homens revelam o quanto o mundo é um lindo lugar, tão favorável às aplicações das energias dadas pelo pecado. Em Adão o homem é alguém adaptado para andar nesta vida, transbordando de vaidade. Mas em Cristo tudo mudou e agora o viver assemelha a do Filho de Deus.
        Ora, toda essa verdade é ajuntada no coração e funciona como luzes que fazem a festa do coração funcionar diariamente. Eis aí a festa feita pelos retos de coração: “Exultai, vós todos os que sois retos de coração”. Ninguém mais é convidado para esse acontecimento na alma, só os retos de coração. Eles são participantes da santidade de Deus; eles são os que conhecem as maravilhas da formosura de Deus; eles sabem o quão maravilhosa é a graça que lhes salvou; o quanto a face de Deus é cheia de bondade, ternura e misericórdia. Por essa razão eles exultam. É uma festa de humildade; é a alegria do Senhor que lhes dá força e eles então estão prontos para brilhar e irradiar essa retidão de Deus mundo. Como este mundo está de parabéns! Como este mundo pode sentir de perto as preciosidades da Nova Jerusalém! Como os santos de Deus podem mostrar que a presença deles no mundo faz com que a corrupção é arrancada e assim todos usufruem dessa presença bendita do Senhor, por meio dos salvos.

Nenhum comentário: