segunda-feira, 20 de março de 2017

O TOQUE SALVADOR DE JESUS (1)

  “E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra” Mateus 8:1-3
INTRODUÇÃO:
        As lições bíblicas sobre a salvação são simples, mas poderosas. As intenções divinas são mostrar aos homens que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar e que essa é a sua atividade aqui em relação aos perdidos. Da nossa parte temos que estar envolvidos nessa mensagem santa e nessa tão grande obra daquele que desceu do céu e veio à terra, carregado de compaixão por nós pecadores. São numerosas as ilustrações dessa salvação, desse contato entre o céu e a terra, entre a graça e a fé. Quando essas verdades reveladas brilham em nossa alma, eis que somos tomados de triunfante prazer e alegria em pertencer a esse maravilhoso Senhor da glória.
        Esta narrativa acerca da cura desse leproso é tão importante, que o Espírito Santo registrou nos três evangelhos. A fé superficial tomará esse incidente como um acontecimento normal de mais um milagre feito pelo Senhor, mas a fé nos fará ver além do véu, verá a cura como algo tão simples, porque o que mais interessa aos olhos da fé são os milagres cujos efeitos são eternos. Ali estava mais do que um enfermo, ali estava uma alma que anelava achar seu Salvador, e de fato achou. O véu da lepra foi rasgado, como um impedimento pueril, assim que a graça chegou e tocou seu corpo fragilizado, atravessando o aspecto físico e indo até o coração daquele homem.  Então, a história desse homem leproso e do seu encontro com o Senhor Jesus passa além de um mero milagre, para registrar o encontro de um pecador com Cristo. Jamais poderemos ousar duvidar do Senhor em curar as pessoas, todavia é bem claro que a finalidade de seu ministério foi a salvação dos pecadores. Por esta história podemos ilustrar o que Cristo faz com aquele humildemente vai a ele para obter a salvação eternal.
        Qual é a mensagem com a qual vamos nos ocupar nesse texto? Não é com o Salvador e com sua salvação aos perdidos? Se mexermos com a enfermidade e com o poder do Senhor em curar, certamente estaremos cercados dos efeitos físicos do pecado. Quanto a isso o mundo está tão envolvido em resolver esse problema, mas completamente cego em tratar da morte e seus resultados eternos no inferno. Nosso Salvador tem um ministério eterno entre os homens, pois veio para conceder vida eterna aos pecadores e não meros livramentos de enfermidades. É claro que em sua bondade ele faz isso diariamente no mundo inteiro, mostrando através de médicos e remédios sua tremenda bondade em curar milhares que sofrem. O que conta aqui é a lição que tomaremos para mostrar aos homens que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar e que basta seu toque gracioso e a alma encontra livramento.
        Tem algo melhor do que essa satisfação de ter sido salvo de uma vez por todas? Não é infinitamente maior e melhor do que tudo o que este mundo pode oferecer de excelente? Que o Senhor em sua bondade e compaixão venha derramar o dom do arrependimento a este mundo miserável e cheio de mentiras! Temos uma só mensagem a pregar, e essa mensagem é que Deus enviou seu Filho ao mundo, a fim de salvar pecadores. Não há outra mensagem. O problema do homem está no fato que ele pecou e que é culpado; sua culpa é terrível, seu débito é grande e ele não pode pagar. Seu destino merecido é o inferno. Os falsos mestres lutam intensamente para amenizar a situação, mas o fato é que não tem como. Como dialogar com Deus? Como tentar pacificá-lo? Sem seu mediador que ele enviou ao mundo, eis que os pecadores vão perecer inevitavelmente. Só há uma solução: eis que ele vem aos arrependidos, a fim de tocá-los e purifica-los de seus imundos pecados, a fim de leva-los ao céu.

Nenhum comentário: