quinta-feira, 9 de março de 2017

E O REINO PERTENCE AO SENHOR (6)

“Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai” (Mateus 13:41-43).
OS AGENTES DO REINO: “... os seus anjos...”.
        Agora é o momento para que averiguemos bem o fato que o Senhor não somente reina em justiça e juízo, como também tem seu exército que opera com poder e obediência. Notamos em toda Escritura como os anjos estão sempre em atividade, especialmente quando se refere aos atos de juízo. Eles não são enviados para pregar a mensagem do evangelho; não são enviados para dar poder aos pregadores. Eles não são chamados para lidar com os seres humanos, no sentido de operar em misericórdia, como fazem os crentes neste mundo: “Bem-aventurados os misericordiosos...”. Os anjos compõem o exército celestial e são milhões e milhares deles. Eles aparecem sempre quando têm que lidar em defesa e ataque. Eles aparecem em Sodoma para livrar Jó, tirando-o do lugar extremamente perigoso onde Deus derramaria sua fúria contra a cidade inteira poluída de maldades (Gênesis 19).
        Eles estão sempre à frente do povo de Deus, e Jacó presenciou isso quando saiu vitorioso da companhia de Labão. Assim que marchou retornando para a terra de seus pais, eis que viu o acampamento do Senhor (Gênesis 32). A meu ver era o posicionamento dos santos anjos enviados para proteger Jacó e sua família. Tal verdade documenta aquilo que o escritor sagrado diz em Hebreus 1:14, que os anjos são espíritos ministradores, enviados para servir aos que hão de herdar a salvação. Essas palavras mostram o quanto eles trabalham como diáconos dos crentes neste mundo e a função é promover livramentos de terríveis perigos que vêm de satanás e suas hostes. Não foi assim quando um anjo foi enviado para libertar Pedro da prisão? E nós nem podemos imaginar quantos e quantos livramentos os crentes experimentam aqui, devido ao trabalho dos santos anjos. Eu mesmo posso afirmar que estou vivo hoje devido às atividades desses seres invisíveis.
        Não é maravilhoso para nós servir ao Senhor? Não é maravilhoso pertencer ao seu reino? Não estamos servindo aos homens, aos reis, aos poderosos deste mundo, porque o exército deste mundo com todas as suas armas não passam de minhocas desprezíveis, quando comparados ao poder de apenas um anjo. Os crentes nem sequer imaginam o quanto são amados, protegidos e guardados aqui por seres poderosos e invisíveis. Então, não temos que viver querendo lidar com demônios, desafiando o diabo, porque é serviço dos anjos do Senhor. É claro que temos que lutar contra satanás e suas hostes, mas não com as armas dos anjos, mas sim com a verdade, a justiça, a oração, a fé, a mensagem do evangelho, conforme Paulo nos ensina em Efésios 6).
        O propósito das lições 13 é nos mostrar o que há de acontecer nos últimos dias; o que Deus fará para trazer juízo terrível a este mundo e qual será o trabalho dos anjos. Eles entrarão em ação quando nós mesmos nada poderemos fazer. Não será nosso trabalho lutar para punir o mundo, porque isso é serviço dos anjos. Notamos essa verdade em Daniel 10, porque ali vemos Miguel sendo apresentado como defensor do povo judeu. Mas importa que saibamos disso, desses poderes que operam em santa obediência a Deus. Nada está acontecendo por acaso; em nada satanás será vitorioso; em nada este mundo terá reinado perpétuo de maldade. O fim chegará e Deus há de convocar seus anjos e eles são valorosos em poder. Diante deles o que este mundo poderá fazer? Diante deles o que satanás poderá obter de vitória com suas hostes do mal? Diante desses fatos não somos compelidos a curvar e adorar a majestade celestial e admirar seu glorioso reino?

Nenhum comentário: