quarta-feira, 22 de março de 2017

A ALMA SE SATISFAZENDO EM CRISTO (7)

“Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos os que sois retos de coração” (Salmo 32:11)
ENCONTRANDO MOTIVOS NA JUSTIÇA PARA A SATISFAÇÃO:         “...regozijai-vos, ó justos...”
        Há motivos grandiosos na justiça de Cristo em nós, para que regozijemo-nos no Senhor. Sei que minhas palavras são tão débeis para explicar essas maravilhas que a graça nos concedeu. Mas farei todo esforço, a fim de entusiasmar a fé dos crentes, para que pensem, meditem e se atirem nessas riquezas da tão grande salvação. Fomos colocados neste mundo para servir ao Senhor na justiça (Romanos 6:18). Não é nossa justiça, ela foi descartada e colocada fora como trapo. Os santos foram espiritualmente despidos de todo vão pensamento e de toda religiosidade vã; suas emoções controladas pela carne e embasada pelas mentiras religiosas foram queimadas como palhas secas, assim que conheceram o precioso ensino de que foram aceitos na justiça de Cristo. Esse assunto brilhou tanto no coração de Paulo que ele desembaraçou-se de tudo aquilo que pensava e como vivia anteriormente, a fim de conhecer seu Senhor e Salvador de uma forma mais aprofundada (Filipenses 3).
        Também, a justiça de Cristo nos santos na salvação resultou no fato que agora eles são chamados de filhos de Deus (João 1:12), por isso são os herdeiros do reino celestial. Que privilégio dado aos santos! Nem mesmo os crentes sabem o que realmente lhes aguarda na glória; nem sequer imaginam as maravilhas achadas na tão grande salvação. Essas honras são celestiais e não terrenas. Eles representam os cidadãos do reino eterno e não dessa morada transitória e perecível deste mundo. Os mundanos se enchem de regozijo, porque só acham felicidade aqui. Eles vibram quando se esbarram nas riquezas, assim como Judas sentiu alegria ao receber as trinta moedas de prata. Mas os santos de Deus não vivem de promessas inúteis, como os mundanos. Eles foram aceitos no Filho, portanto, o que é do Filho de Deus é deles também. Por isso a fé encontra base sólida e inabalável na palavra para regozijar no Senhor.
        Veja bem o que a salvação trouxe ao povo eleito! É verdade que o mundo tenta fechar o cerco contra os santos; é verdade que eles se tornaram motivos do intenso ódio do pai da mentira, mas a verdade é que essas disposições carnais voltadas contra eles só realçam o regozijo ainda mais. Os sofrimentos e angústias deste mundo servem para extrair mais felicidade. Veja os crentes na aflição, porque parece que brilham mais. O que eles são na salvação o mundo não pode entender, mas eles entendem pela fé. As verdades recebidas da palavra não evaporam com o tempo; aquilo que é ensinado pelo Espírito e recebido no coração tende a santificar o coração e renovar a alma. Ora, tudo aqui, até mesmo o ambiente tão hostil deste mundo, tudo vem para assegurar o fato que os crentes pertencem a Cristo para sempre e que há imensa alegria registrada em seus corações. O falso crente sempre vive saudando o mundo e declarando que seu coração está grudado nele. Por essa razão não demora que ele abandona o ambiente cristão e foge para saudar o presente século.
        Então, ó justos, não há milhares de motivos para seu regozijo no Senhor? Não há motivos santos e inabaláveis para que vocês sejam as pessoas mais alegres aqui? Não há motivos maravilhosos para viver diariamente nessa certeza da segurança que vocês têm no Filho? Vejam bem que Deus o Pai não poupou o Filho, a fim de obter vocês; que na cruz foi tanto amor que agora nada pode separar vocês do amor de Deus? Não há razão suprema para que vocês deem o melhor de vocês para que ele seja glorificado através de suas vidas?

Nenhum comentário: