segunda-feira, 20 de março de 2017

A ALMA SE SATISFAZENDO EM CRISTO (5)

“Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos os que sois retos de coração” (Salmo 32:11)
ENCONTRANDO A FONTE DA SATISFAÇÃO EM DEUS: “Alegrai-    vos no Senhor”
        Que alegria é essa que deve irradiar o coração do salvo na verdadeira e eterna felicidade? As razões são abundantes, e os salvos devem parar e ponderar tudo, avaliar todas as riquezas recebidas na salvação em Cristo. É a alegria por saber que nada, nada mesmo pode nos afastar do amor de Deus em Cristo, conforme Paulo afirma em Romanos 8:39. Pode haver uma riqueza maior do estar completa e totalmente cercado e protegido pelo amor de Deus? Eu sei o quanto estamos tão envolvidos com esse espécime de amor tão apregoado e badalado por este mundo, de tal maneira que não paramos para sondar o que realmente significa o amor bíblico.
        Mas, não estamos dependendo das nossas emoções, a fim de gerar essa alegria, porque os santos vivem da fé e a fé supera toda energia passageira que faz a natureza humana agir. O justo viverá da fé é a fé tem toda habilidade para extrair da palavra aquilo que a alma precisa para viver. A fé traz a alegria verdadeira à lume e promove a verdadeira festa no coração. A fé se fortalece na graça e assim pode fazer brotar a radiante felicidade desse amor que nos envolve e que declara que para sempre pertencemos a Deus, por meio de Cristo Jesus. Por essa razão a ordem é para que alegremo-nos no Senhor e não noutra coisa. Ele nos deu toda instrução e comunicou, como comunica diariamente esse seu amor pelo seu povo por meio da sua palavra. Resta que venhamos a sondar, examinar e com humildade ouvir suas lições.
        Porventura, tem um povo mais amado do que o povo salvo? Moisés declarou a Israel, pouco antes da sua morte, que não havia um povo mais feliz, mais bem-aventurado que aquele povo, porque braços eternos tomavam aquele povo, como os braços de um pai amoroso carregam e protegem seu filhinho. Assim é o amor de Deus em Cristo em favor dos que foram salvos. Se alguém que afirma ser crente não tem prazer nisso e não pode ser enriquecido nessas maravilhas, então é de duvidar que essa alma foi realmente convertida. Não temos que buscar felicidade fora da palavra; não temos um Cristo extra bíblico. Se houver insistência em buscar qualquer coisa fora daquilo que Deus entrega ao pecador na salvação, então, certamente satanás há de se manifestar como anjo de luz e enganando corações que amam a mentira.
        Outra razão para achar satisfação somente em Deus está na paz que nos foi dada – a paz com Deus: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus...” (Romanos 5:1). Que paz é essa paz? É a paz em saber que nossa culpa foi removida pelo sangue; que agora não há mais inimizade; que Cristo pagou totalmente nosso terrível débito e que Deus não nos vê mais como inimigos. Essa paz não pode ser gerada por homens; não pode conquistada numa religião e está longe, distante de qualquer esforço da carne. Muitos acham uma paz momentânea após um culto, após alguma atividade religiosa ou mesmo alguma obra feita em favor de alguém. Ah! Quanto engano satanás joga nos corações! Tudo o que é achado aqui nada tem de valor, é como o ouro de tolo, parece ouro mais nada tem de valor. Tudo o que o mundo e a carne oferecem tem valor transitório. O coração enganoso do homem não pode lhe assegurar paz por muito tempo, porque não consegue ocultar as malignidades ocultas.
        Mas não é assim com a alma que realmente achou em Cristo Jesus a paz com Deus. Não houve outro mediador nisso, porque foi uma obra feita apenas por Cristo: “Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, Homem” (1 Timóteo 2:5). A paz com Deus mediante o sangue não tem parentesco com os atos da carne nem com o mundo. A verdadeira fé em Cristo toma posse dessa verdade e consegue entender isso no coração. Isso não é, de fato uma base sólida e inabalável para a satisfação da alma?

Nenhum comentário: