segunda-feira, 6 de março de 2017

UMA NARRATIVA DA SALVAÇÃO (5)

“Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. Então, invoquei o nome do Senhor: ó Senhor, livra-me a alma” Salmo 116:3 e 4)
A SUPREMA VITÓRIA DA GRAÇA: “Então , invoquei...”
        Conhecendo o ser humano, sua queda, sua total inclinação para o mal, então é certo que para uma alma invocar o nome do Senhor para ser salvo é milagre da graça. No caso do salmista vemos que ele foi visitado no íntimo por Deus; vemos que Deus em sua graça colocou-o onde ele precisava estar, a fim de conhecer sua vil condição e a necessidade que tinha do salvador. Quando um homem chega à necessidade de clamar por um salvador e por salvação de sua alma, certamente vemos que o mundo com suas ambições, desejos da carne, tudo isso perdeu o valor que tanto tinha anteriormente na ignorância. Vemos que sem a atuação poderosa da graça as almas estão aprisionadas nas trevas; vemos que elas vivem sem a luz da retidão; vemos que a única luz que elas têm é a luz do sol e as esperanças que encontram aqui neste mundo.
        Tenho visto o quanto muitos confiam no poder da decisão dos homens; quantos acreditam que o homem é livre e que Deus espera uma decisão da parte dele, a fim de encontrar a salvação. O homem visitado por Deus é uma alma bem-aventurada; é causa de admiração dos anjos; é alguém contemplado pelo amor eterno de Deus; é realmente um eleito, uma alma entregue ao Filho pelo Pai. Esse despertamento veio do fato que ele ouviu a verdade do evangelho. Paulo fala isso a respeito dos salvos em Efésios 1:13: “tendo ouvido a verdade, o evangelho da vossa salvação...”. Não há como ligar a mentira com a verdade, porque quando a verdade vem apenas para disfarçar a mentira, eis que essa mentira tem um efeito terrível na mente e nas emoções. Quando Deus usa seus servos para transmitir a mensagem do céu, eis que as boas novas aparecem com sua força total da luz do céu.
        Digo mais que a verdade é que atrai o despertamento. Deus trouxe a Jerusalém, à Ásia e à Europa nos dias dos apóstolos um grande derramamento do arrependimento aos judeus e gentios porque os homens a quem ele confiou sua mensagem eram tomados no coração pela poderosa verdade. A mensagem pregada por Pedro era a mesma que Paulo e Silas, Filipe, Barnabé e outros corajosamente transmitiam aos homens. Ultimamente tem surgido um aparente despertamento no meio chamado evangélico, mas a verdade é que nada tem a ver com a verdade revelada, porque a mensagem não é a mensagem da cruz chegando aos corações de homens e mulheres, a fim de que eles conheçam a necessidade de arrependimento. Os resultados não são abençoados para a transformação de homens e mulheres num viver de temor a Deus. O que temos hoje é um evangelho sem qualquer alicerce bíblico,  pois tudo é firmado não em rocha, mas sim no barro das emoções humanas.
        O Salmista, sem dúvidas ouviu a verdade. Deus é conhecido como o Deus vivo e verdadeiro quando sua palavra é pregada com poder e ousadia. A glória de Deus é conhecida no meio dos homens quando homens enviados por ele pregam com poder a mensagem que lhes fora confiada. Assim os homens abrem suas bocas e humildemente invocam o salvador: “...ó Senhor, livra-me a alma”. Quando Deus opera sua salvação, os homens nada mais querem com o mundo, porque foram descobertos na alma. Não há lugar para viver desafiando a Deus e exigindo seus direitos. O Israel incrédulo fez isso no deserto, exigindo que Deus lhes desse a mesma fartura que eles tinham no Egito.
        Não é verdade que precisamos de um avivamento? Não é verdade que carecemos dessa compaixão de Deus em nossos dias? Não é verdade que nossos cultos devem lotar de almas humilhadas e contritas, ao invés de buscadores de shows? Ó! Que ele tenha misericórdia desta geração tão corrompida e perversa!

Nenhum comentário: