quarta-feira, 22 de março de 2017

O TOQUE SALVADOR DE JESUS (3)

“E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra” (Mateus 8:1-3)
INDO À FONTE INEXGOTÁVEL DA GRAÇA: “E tendo aproximado”.
        A lição mais gloriosa que temos é que Deus está ocupado em salvar homens e mulheres da sua condição tão terrível na qual se encontram, devido ao pecado. Não podemos esquecer que sua missão ao vir ao mundo foi para salvar e não para melhorar este sistema físico e passageiro. É claro que a imensa bondade do Senhor tem enchido este mundo, mostrando o quanto o Senhor é rico em compaixão, e que mesmo os homens sendo tão miseravelmente culpados ele age com ternura, provisão e cuidado. O fato que ele cura não significa que curou a todos os enfermos em Israel. Enquanto este mundo estiver sob o domínio do diabo, do pecado e da morte, não há como remover toda essa miséria que tanto corrompe os homens aqui.
        Mas a lição que nos atrai no texto é a forma como aquele leproso chegou a Jesus: “E tendo se aproximado...”. Com clareza vemos sua humildade e reconhecimento da glória do Filho de Deus. Ele sabia pela fé que ali estava o próprio Deus em carne; sabia que ele era o todo-poderoso. Por essa razão aproximou-se sem qualquer alarde, mas com uma simplicidade incrível, demonstrando firme e real confiança no Senhor. Que lição maravilhosa nos é dada pela atitude daquele leproso! É exatamente assim que o pecador deve chegar a Cristo para ser salvo. Como pode o homem se aproximar do Senhor? Normalmente os que estão interessados em curas e milagres agem como pedintes, os quais se afastam assim que recebem a esmola. Mas não age assim o pecador que vai ao salvador, justamente porque é Deus, em sua graça que opera esse poder que impulsiona homens e mulheres a buscar sua salvação em Cristo.
        Ora, nosso Senhor deixou esse ensino bem esclarecido à nossa mente. Ele declarou aos judeus que o trabalho de fazer o pecador ir a ele para receber vida eterna pertence ao Pai (João 6:37). Que lindo e maravilhoso ato da soberania de Deus! Homens e mulheres caminhando na direção do Filho? É algo impossível para a arrogância natural do coração imundo do homem. Em João 6:44 nosso Senhor afirma que é impossível para o homem ir a Cristo, a não ser que Deus, o Pai o mobilize à essa ação. Sabemos que não há nada no homem natural que o mova a uma decisão para buscar a salvação. Em 1 Coríntios 2:14 o Espírito Santo usa Paulo para afirmar que as coisas de Deus para o homem natural não passam de loucura. Sendo assim, como podemos esperar que eles, por decisão própria queiram ir a Cristo? Eles correm impetuosamente para todas as direções neste mundo, menos para cima. Seus olhos estão cegos, por isso não podem ver a glória do grande salvador; seus sentimentos estão afetados pelo pecado, por isso sofrem e se apaixonam pelas coisas desta vida; seus pensamentos estão mergulhados em terrível escuridão, por essa razão tudo o que pensam e que sai da boca revela apenas vaidade e completa ignorância.
        Eu sei o quanto é difícil para os homens entender e aceitar esse ensino, e a razão é porque os homens já nascem formados na faculdade da mentira. É Deus quem abre os olhos da fé; é Deus quem desperta o pecador do seu estado de morto espiritual; é Deus quem opera a fé no coração, de tal maneira que o Salvador é visto e buscado para a salvação. Nosso Senhor declarou que todo o for a ele, jamais será lançado fora. Que festa da graça! Que maravilhoso amor do Senhor! Em sua compaixão ele não despacha o pecador para longe, assim como não repreendeu o leproso. Seu amor o fez aproximar-se e lidar com uma alma cheia de doce confiança e fé naquele que provou seu amor pelos perdidos.

Nenhum comentário: