sexta-feira, 17 de março de 2017

PLENA SATISFAÇÃO EM CRISTO (4)

“Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos os que sois retos de coração” (Salmo 32:11)
ENCONTRANDO A FONTE DA SATISFAÇÃO EM DEUS: “Alegrai-    vos no Senhor”
        Ao penetrar no texto, eis que imediatamente vemos que a fé é chamada à ação: “alegrai-vos no Senhor”. Que comunicação de amor! Como os santos são privilegiados! Como a salvação é grandiosa, porque é mais do que perdão, purificação e segurança eterna, é também uma riqueza infinita à nossa disposição, a fim de que andemos aqui desfrutando daquilo que está infinitamente distante dos pensamentos e sentimentos deste sistema mundano. Vejo o quanto muitos que afirmam ser crentes ignoram isso, porque não entendem que a salvação nos posiciona no caminho de bênçãos eternais, mesmo que seja contrário àquilo que nossa carne tanto deseja. Mas é a fé que passa a agir e se não houver a fé que é operada no coração pelo Espírito Santo, então toda essa lição será estranha.
        Como sabemos disso? O que nos leva a entender que não somos estranhos nessa convivência santa? Vemos essa verdade claramente mostrada logo no início desse Salmo: “Bem-aventurado aquele...”. Notemos bem que a graça declara que o homem visitado na salvação bendito é a mais feliz de todas as criaturas existentes, tudo porque Deus diz que ele é uma pessoa bem-aventurada. Ele foi chamado para a salvação e essa salvação vem de Deus e não do homem. Ele agora é uma pessoa que confessa que um dia foi achado pela graça e que foi perdoado e aceito em Cristo. Ele agora é uma pessoa vista por Deus como sem culpa legal e que está para sempre livre de toda e qualquer condenação. Agora ele está desfrutando da paz com Deus, conforme o ensino de Romanos 5:1.
        Que entendamos bem que não é uma mera salvação, mas sim uma tão grande salvação (Hebreus 2:3); que não foi uma decisão do homem mas sim de Deus (João 6:44); que não foi a boa vontade do homem, mas sim a soberana e atuante vontade de Deus. É claro que esse ensino nos humilha, nos põe no pó e até mesmo nos põe tremendo, porque é na graça que os homens entendem eles são o que são porque Deus usou de misericórdia para com eles. Mas é nessa humilha que somos erguidos na bem-aventurança. É assim que a vida em Cristo começa. A graça primeiramente nos empurra no pó pela lei, depois nos ergue em Cristo. A verdadeira felicidade procede de um firme fundamento onde a fé genuína pode descansar nos grandes feitos de Cristo.
        Preciso afirmar também que essa ordem: “Alegrai-vos no Senhor...”  não é algo banal, surgido dos sentimentos religiosos. Não lidamos com fogo que se apaga; não levamos ao Senhor fogo estranho, aceso pela infame carnalidade. O Espírito de Deus arde a verdade salvadora em nossos corações, e a santíssima fé se apoia tão somente naquilo que está escrito. Queremos sentimentos? Queremos estar envolvidos nessa santa alegria, a fim de que todo nosso ser, nos pensamentos e nas emoções? Então, necessário é que a fé se envolva com a verdade escrita. Estamos vivendo num mundo cheio de luzes da religião carnal, fabricada pelos ardis do nosso inimigo. Que não caiamos nessa euforia passageira e viciosa.
        Devemos lembrar que fomos achados em Cristo, que sua morte na cruz foi porque ele nos amou e assim pagou nossos terríveis débitos. Que saibamos que fomos aceitos nele – no Amado do Pai. Nossa alegria parte dessa fé conquistadora, porque o salvo ama a palavra e entra nela para conquistar essas riquezas, tomando-as para si. Busquemos esses santos ornamentos da nossa felicidade em Cristo e assim caminharemos nesta jornada, cheios do gozo e da exultação, esperando aquele momento encantador, quando sairemos dessa caverna pavorosa, a fim de entrar no gozo eterno da nossa santa morada – o Monte Sião.

Nenhum comentário: