quinta-feira, 2 de março de 2017

E O REINO PERTENCE A DEUS (1)

“Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai” (Mateus 13:41-43).
INTRODUÇÃO:        
        O que está acontecendo em nossos dias no mundo inteiro é realmente assustador. Vemos como tem sido multiplicado o pecado e coisas horrendas, inimagináveis estão acontecendo perante nossos olhos. A família que serve como estrutura forte de uma sociedade saudável está sendo demolida, como se desmancha uma casa antiga; o respeito e os valores mútuos quase não mais existem e não há da parte dos homens nenhum interesse em que tais valores retornem. Nas igrejas vemos que são pouquíssimos os que realmente interessam pela verdade escrita; a quantia é pequena daqueles que realmente amam a Cristo e que provam pelas vidas que realmente foram salvos. As verdades eternas quase não são mais transmitidas e o que mais é assombroso é que milhares querem ouvir a mentira, desde que elas cheguem para fartar seus corações de engano, a fim de que possam viver confortavelmente neste mundo.
        O que podemos fazer diante de tanta maldade? Não será melhor para nós desistir de tudo e assentar na esperança da volta de Cristo? Não é melhor fazer o que fizeram os discípulos por ocasião da ascensão dele? Eles olharam para cima na expectativa da sua volta e do restabelecimento do reino de Deus na terra. A verdade é que se não estivermos dispostos a olhar as Escrituras, certamente seremos tomados de pavor diante de tudo o que está ocorrendo ao nosso derredor. Precisamos ocupar nosso mente e emoções pela verdade; precisamos estar envolvidos na luz da revelação bíblico, caso contrário nos perderemos. No capítulo 13 de Mateus vemos como o Senhor mostra, através da explicação da parábola do joio e do trigo, o que realmente está acontecendo neste mundo. O fato é que diante de tudo isso tem uma verdade que deve ocupar todo nosso ser e encher nosso coração de ânimo, fervor, esperança e ousadia. É o fato que “Reina o Senhor!” Que não são os homens, políticos, poderosos que reinam e que dominam neste mundo. O reinado no universo inteiro pertence a Deus e sendo assim, eis que os poderes que envolvem este mundo não passam de meras formiguinhas frágeis e mortais.
        Quero tomar essa passagem de Mateus a fim de animar meus leitores; a fim de que sejamos ocupados com realidades eternas; para que vejamos que tudo o que está acontecendo é algo passageiro e que logo passará. Os crentes pertencem ao Senhor, então precisamos conhecer nosso Deus. Ele se revelou em tudo o que precisamos saber. Ele não é um Deus oculto, ele nos trouxe sua verdade. O que nos torna medíocres é o fato que não estamos dispostos a envolvermos com sua palavra. O assistente e escritor de Jeremias era Baruque. Em seus dias Deus estava usando babilônia para destruir as nações e inclusive Jerusalém. Diante desses acontecimentos, Baruque ficou triste e deprimido, mas eis que Deus lhe manda uma breve mensagem (Jeremias 45), dizendo-lhe que estava arrancando tudo o que havia plantado. Noutras palavras, Deus estava esclarecendo o fato que babilônio era o instrumento dele para castigar as nações, mas que a vida de Baruque estava guardada e protegida por ele.
        É isso o que precisamos aprender: “O reino pertence ao Senhor!” Sua mão de poder, graça e juízo está sobre tudo e sobre todos. Precisamos aprender que a confiança nele nestes dias é de vital importância para que sejamos diferentes, convictos e animados no seu serviço.

Nenhum comentário: